Comportamento
Por Redator(a) ObaOba

Atitudes de pessoas que se dizem mente aberta, mas que na verdade são preconceituosas

Tem gente que acha que está sendo "super cool", mas não percebe que tá dando altas bolas fora, confira.

Mente aberta você? (Reprodução)

Quem não conhece aquela pessoa que jura ser super mente aberta, "entender" todas as novas tendências de comportamento modernas e ser de bem, mas que, lá no fundinho, tem um super preconceito? É, por mais que muita gente se julgue "de boas", é no discurso que a gente vê demonstrações claras de preconceito.

+ Perguntas e frases que todo gay odeia ouvir
+ Por que ir a uma balada gay se eu sou heterossexual?

Seja com mulheres, homossexuais, deficientes, etc, o preconceito muitas vezes tá tão enraizado nas pessoas, que elas nem percebem. Confira algumas das clássicas frases preconceituosas, mascaradas no dia a dia:

1. "Não tenho nada contra homossexuais...desde que meu filho não se torne um"

A começar pelo "se torne", essa frase tá toda errada. Niguém se torna homossexual, acorda um dia e fala, puts, tô gay hoje. Sexualidade é um assunto íntimo e inexplicável. Você sabe dizer porque gosta de homem ou mulher? Não, você só gosta, certo?! Além disso, esse separatismo do "pode ser gay longe de mim" não faz o menor sentido.

Continua depois da publicidade

2. "Tenho vários amigos cadeirantes, super queridos, mas não rola ficar chamando pra balada"

Se o seu rolê não aceita seu amigo, então você deve escolher outro, né? Muito poucas baladas tem acesso para cadeirantes, e não existe pensamento mais egoísta e preconceituoso do que achar que seu amigo vai estragar o rolê, em vez de pensar que o rolê é que não é bom para você e seus amigos.

3. "Tudo bem você ser gay, só não chegue em mim"

Porque é claro que todos os homossexuais vão te querer, afinal seu charme é irresistível. Não, se você é o tipo de cara que comeria todas as suas amigas, primeiro você não tem amigos, segundo é legal lembrar que não é só porque alguém gosta de gente do teu sexo, que você vai ser cobiçado por todos. Gays podem achar héteros bonitos e pegáveis, mas ninguém está numa missão de conversão à homossexualidade.

4. "Deve ser mó legal poder furar a fila e ir no preferencial"

A partir do momento que uma pessoa acha que "furar fila" faz valer todos os perrengues e dificuldades que você passa ao ter uma deficiência, ou estar grávida, já errou feio. Além do termo furar a fila estar errado, nenhuma dessas pessoas trocaria, nem por um minuto, sua vida pela de alguém "preferencial" só para poder "furar fila". Repense.

5. "Eu não sou preconceituoso, mas bandido bom é bandido morto"

A maior discussão que tem rolado na internê não é bem "mente aberta", mas cabe na proposta. O discurso do "espera acontecer com você" pode até tentar te pegar pelo emocional, mas pense o contrário, se bandido bom é bandido morto, e se alguém que você conhece ou ama é preso injustamente? Opa, aí a história inverte, não? Vamos com calma, glr.

6. "Não sou machista, mas mulher tem que andar acompanhada pra evitar assédio na balada ou no metrô"

Nesse momento tudo que podemos citar é o querido Sakamoto, nesse texto aqui: "Mas que merda de vida é essa em que mulheres precisam demonstrar que pertencem a alguém para provarem que não estão “pedindo'' para serem estupradas?".

7. "Tudo bem cada um ter sua religião, contanto que não mexa com magia negra"

A gente tem essa mania de criticar o que não conhece, verdade. Mas dizer que umbanda necessariamente mexe com magia negra é #outros500, até porque, muitas vezes, o dito cujo que tá criticando sem conhecer, sequer acredita em magia negra. O importante é se informar, e religião, vocês sabem né, é que nem **, cada um tem o seu.

8. "Troco ideia com mendigo de boas, mas não gosto quando tocam em mim"

Moradores de rua são pessoas como você, que perderam tudo ou, em alguns casos, nunca tiveram. Sim, eles têm menos acesso à limpeza e saúde, mas isso não significa que se ele te tocar você vai pegar uma "doença de mendigo". Sempre que qualquer um te tocar, ou mesmo que você se tocar (nariz, sujeira, etc), é bom lavar a mão e se manter limpo, afinal de contas, você mesmo carrega centenas de milhares de batérias no corpo.

9. "Adorei que esses médicos cubanos vieram pro Brasil. Agora a gente pode ser atendido de verdade por quem interessa né"

O Brasil é um país que carece de atendimento médico, especialmente em áreas de risco e difícil acesso. E o fato de pouquíssimos profissionais brasileiros quererem ir para essas áreas também não ajuda. Agora, achar que os médicos cubanos que largaram seu país e vida para vir prestar um serviço que brasileiro nenhum quer fazer em nosso país, estão aqui para que os médicos "que interessam" possam te atender, é uma barbaridade. Se você se informar direitinho, vai ficar sabendo que os médicos cubanos recebem só boas reviews e tem um atendimento super humano e gracinha. Isso se chama xenofobia, e pega bem mal pro país, e pra você mesmo.

10. "Acho super bonitinho casais do tipo, mas se legalizar o casamento gay todo mundo vai virar homossexual"

Voltando à questão do "virar gay", que não existe (mas existe sim, depois de anos, assumir e enfrentar a sociedade para ser feliz), essa frase não faz o menor sentido. Se legalizar o casamento gay vai fazer todo mundo "virar gay", então a galera só tá esperando legalizar a união pra assumir? Então homossexuais são maioria, e heterossexuais são a minoria pervertida? Tá vendo, nonsense total. Então vamos com calma, mesmo heterossexuais, muitas vezes, tem receios quanto ao casamento, dividir uma vida, etc, por que com homossexuais seria diferente?

Por Redator(a) ObaOba

Atualizado em 20 Mai 2014.