Comportamento
Por Redação ObaOba

As vantagens de ter 20 e poucos anos

O poder de adaptação e a irreverência inerente são algumas vantagens de ser jovem.

Ter 20 e poucos anos é se fuder, se fuder mais um pouco e ainda assim se divertir (Reprodução )

As nossas crises começam na pré-adolescência, depois vêm a adolescência propriamente dita. Em seguida, os vinte e poucos anos, os vinte e tantos, os trinta, os quarenta e por aí vai... A real é que a gente sempre está em crise e não existe idade melhor nem pior - cada uma tem o seu lado bom e ruim.

+ Confira 10 filmes que retratam a geração Y
+ 10 experiências sexuais que todos deveriam ter uma vez na vida
+ 50 experiências que todos deveriam ter na vida

Como bons representantes dos vinte e poucos anos, o ObaOba resolveu elencar as vantagens dessa fase tão paradoxa. Por que apesar de todos os perrengues, a gente sabe ser feliz!

1. A gente ainda tem muito pela frente - so, slow down

Continua depois da publicidade

Uma das características mais marcantes de quem tem vinte e poucos anos é a pressa. A gente nunca está 100% feliz e isso é muito bom, afinal, comodismo não leva ninguém a lugar nenhum. Só que, muitas vezes, o nosso hedonismo desenfreado pode atrapalhar, então, SLOW DOWN. Você não está nem na metade da sua vida e se as coisas foram boas até agora, imagina no futuro? Planejamento e um passo de cada vez são essenciais.

2. A gente pode se dar ao luxo de tomar decisões precipitadas

Se a faculdade que você escolheu não é bem aquilo que você pensava, ou se o estágio está chato, por exemplo, a vantagem é que a nossa pouca idade nos permite tomar certas decisões que pessoas com vidas mais estabelecidas não podem.

3. É ok se a gente errar

Por isso, não tenha medo de arriscar. O máximo que pode acontecer é dar errado e uma coisa que a gente aprende na vida é que as oportunidades vêm e vão no ritmo da luz.

4. A gente aprende mais fácil - e isso é científico

Os nossos cérebros estão no auge da vida, então, aproveitemos! Esse é a hora de aprender novas línguas, fazer cursos, ler desenfreadamente e acumular o máximo de conhecimento que a gente pode. Lá pela casa do 40, a gente começa a enferrujar e é muito mais difícil aprender coisas novas.

5. Fazer amigos mil é de lei

Balada aqui, outra ali, e quando a gente percebe o nosso ciclo social aumentou consideravelmente. Na era das redes sociais, fazer amigos nunca foi tão fácil. Então vamos arrasar no networking, porque amigo nunca é demais.

6. Apesar de tudo, ainda não temos taaantas responsabilidades

A maioria dos 20 e poucos anos ainda moram com os pais e suas responsabilidades resumem-se em faculdade/estágio. É claro que isso não se aplica a todos, mas se você não tiver uma casa e filhos para sustentar, as coisas já ficam consideravelmente mais fáceis.

7. O genes da tecnologia nasceu com a gente

Ponto positivo para a geração Y. Somos ágeis e super entendidos com tecnologias em geral. Vamos usar essa parafernália toda a nosso favor, seja para as nossas profissões ou para as nossas vidas.

8. Temos aquela sensação de "posso-fazer-o-que-eu-quero"

Beber como se não houvesse amanhã, ir a festas, dar festas, fazer tatuagens, viajar, pular de paraquedas, acertar, errar... Quem tem 20 e poucos anos e nunca sentiu que pudesse fazer o que quiser, na hora que quiser, que atire a primeira pedra!

9. A gente se adapta mais fácil...

Seja mochilando pelo Peru ou passando perrengue no Juca. Seja num quarto de luxo ou numa barraquinha apertada. Seja num estágio legal ou num estágio chato. Seja viajando pela sua cidade ou fazendo intercâmbio em outro país. Quem discorda que a gente sempre se adapta?

10. Por isso não temos medo de arriscar!

Vamos ser felizes e aproveitar para não chegar nos 40 cheios de arrependimentos!

Por Redação ObaOba

Atualizado em 20 Mai 2014.