Ok. O que é felicidade, afinal? Hm... Difícil dizer, mas se há algo que descobrimos na longa estrada da vida (autoajuda, oi?) é que: 1) é uma ideia superestimada e 2) quanto mais se procura, menos se acha. E atire o primeiro pote de Ben & Jerry's quem nunca passou por isso - e se frustou, é claro. O que os experientes (?) redatores do ObaOba aprenderam com tudo isso? É incerto dizer onde encontrá-la, porém é mais do que certo mostrar onde NÃO encontrá-la. Então liga, migs!
+ 15 coisas que são melhores que terapia
+ 15 lições que aprendemos com as comédias românticas
+ 20 coisas que você descobre quando faz 20 anos
1. No fantasma das outras pessoas
Será que a it-ryca do Instagram não enxugou muitas lágrimas antes de encontrar o filtro perfeito? Será que a cretina da sua amiga que roubou o seu namorado não é tão vazia quanto uma garrafa de cerveja que acabou? Será que o seu ex-namorado não é uma alma tão perdida quanto você? Na eterna busca pelo amor, a gente acaba esquecendo que nós somos (ou deveríamos ser) a pessoa mais importante para nós mesmos. E um fantasma é isso aí: ele parece real, mas, duh, ele não existe.
2. No museu do seu passado
É natural. É biológico. Quando as coisas apertam, a gente se prende, automaticamente, àqueles momentos incríveis (e eles existem, que bom) do nosso passado. Mas miga, a sua festa de quinze anos, as suas férias na Disney e rolês no Baixo Augusta (sdds 13 anos) nunca irão voltar. Eles já foram. Deixa tudo guardado. Eles não vão fugir de lá.
3. Na sua zona de conforto
Uhg, clichê! Mas, confessemos, é uma verdade, não é mesmo? O lugar comum pode ser muito (muito mesmo) bom, mas, se você não tentar, não há como saber o que existe lá fora. Pode ser ruim. Pode ser melhor. Pode ser tudo a mesma coisa. E aí, vamos tentar?
4. No materialismo
Dinheiro compra: drinks mil, viagens ao Oriente, baldes de sorvete, roupas descoladas, maquiagens da MAC e até amigos ou namorados de aluguel - sim isso existe. Mas tudo isso vai te fazer feliz, no final (bem no final) das contas? Responda você mesmo. A gente acha que não. Tirando o sorvete. Talvez.
5. No medo, na mágoa e no rancor
Medo gera mais medo. Mágoa gera mais mágoa. Rancor gera mais rancor. É lei do universo - e foi Stephen Hawking quem disse isso, e não Paulo Coelho, blé! Você quer tudo isso para você? Por que não expirar amor? Uma hora você inspira ele de volta - mesmo!
6. Em um mundo de fantasias
Que legal seria estar em uma festa no PanAm, em um café em Nova York ou em um happening em Berlim. Que legal *seria*. A vida real existe - e ela está aí. Vamos tentar deixar ela um *pouco* mais legal? Um mundo de fantasias não existe, mas o mundo de verdade pode ser bem mais interessante.
7. Em uma vida obsessivamente regrada
Quem disse que você precisa arrumar a cama todos os dias e tomar um copo de água com limão quando acordar? Quem disse que você precisa chegar no trabalho *exatamente* na hora e arrasar em todas as provas? Quem disse que a make precisa estar sempre perfeita e os look impecavelmente em dia? Alguém disse - isso é verdade. Mas quando alguém dizer "you can't sit with us", você responde: "haha eu não quero". É libertador.
8. Em uma vida de aprovações - pessoas e interpessoais
Você não precisa ser perfeito - nem para outros, e nem para você. Existe beleza na make borrada, nos erros, nos dramas, nas lágrimas, no salto quebrado e no All Star desamarrado. E nem é tão difícil perceber.
:)