Comportamento
Por Juliane Romanini

5 coisas que você precisa saber antes de morar com um amigo - e algumas regrinhas básicas

Aquela experiência que pode tanto ser incrível como também um desastre.

Será que a amizade tá pronta pra dar o próximo passo? (Reprodução)

Ter que conviver com pessoas que não têm nada a ver com você é um pé no saco, então ta aí um bom motivo pra chamar aquele amigo do peito pra dividir um teto! Mas será que dá certo? Ao contrário da história perfeita - e nada realista - sobre morar com amigos, juntar os trapos com alguém próximo pode dar bem errado.

+ 15 coisas legais de morar em uma república
+ As vantagens e desvantagens em ter um colega de quarto
+ Coisas que só quem já morou em república vai entender

Para se poupar de muita dor de cabeça, é só ficar ligado em alguns tópicos mais do que obrigatórios antes de fazer a mudança acontecer de vez:

Será que ele(a) é responsável?

Na hora de dividir o mesmo teto, é preciso deixar o lado emocional um pouco de lado e usar aquele seu raciocínio lógico. Será que ele(a) vai pagar as contas? Ajudar nas tarefas domésticas? Resolver os problemas da casa (quando aparecerem)? São perguntas clássicas e obrigatórias pra qualquer um!

Continua depois da publicidade

A convivência pode arruinar a amizade de vocês.

Lá no fundinho, por mais que você ame de paixão seu amigo ou amiga, dá muito bem pra saber quais os defeitos dele(a). Preguiçoso(a) demais? Bagunceiro(a)? Porquinho(a)? Analisar as características da pessoa pode ajudar a prevenir um futuro desastre e um unfollow da lista de amigos.

Não se esqueça: regras.

Ok, vocês querem bancar o casal de amigos mais gente boa e que não tem problemas nunca, mas calma! Qualquer casa precisa de regras, é normal e ninguém estará bancando o chato ou chata só por isso. Alguém precisa tirar o lixo, dar uma geral nos cômodos, limpar a louça e afins...só colocar no papel e resolver quem faz o quê.

Precisa existir um pouco de individualidade.

Ok pegar as coisas do amiguinho de vez em quando, seja algum produto, roupa ou comida. Mas não força a barra! É sempre bom dar aquela avisada antes e não esquecer de manter a noção, nada de sair pegando tudo como se fosse seu. Imagina só se você chega em casa querendo muito comer algo e alguém já devorou tudo? Com certeza ficaria puto(a), ou seja, não faça isso com os outros.

Respeitar o espaço do outro

Uma coisa é fazer aquela zona incrível no seu espaço, outra coisa é deixar o ambiente coletivo uma bagunça! Sala, cozinha, banheiro...cômodos compartilhados precisam de uma certa organização, ok?

Não é ok:

Levar desconhecidos sem dar avisar antes.

Mexer nas coisas que não são suas.

Usar aquele produtinho CARO do(a) amigo(a). Pega leve, né?!

Pedir algo emprestado e não devolver.

Sujar algo e não limpar - por exemplo, o chão da cozinha.

Falar que vai fazer algo e não fazer - por exemplo, tirar o lixo.

Se você mora com meninas e é um menino: abaixe a tampa da privada. (Obrigada!)

Se você for menina e mora com meninos: não deixe cabelo no ralo <3

Usar o último pedaço de papel higiênico e não colocar outro no lugar!!!!!!

Por Juliane Romanini

Atualizado em 15 Jun 2016.