O Dia Internacional da Mulher está logo aí. A data, apesar de ser celebrada e festejada, também chega repleta de significados e reflexões, já que progressivamente a causa feminista tem crescido através dos anos e atualmente é uma das pautas mais recorrentes na mídia e no boca a boca.
+ Saiba um pouco mais sobre arte feminista e conheça algumas artistas
+ 5 DJs mulheres que tocam em SP e que você precisa conhecer
+ Festas que homenageiam o Dia Internacional da Mulher em SP
Longe de ter acabado, a luta das mulheres por igualdade de gêneros, tem ganhado também a voz de muitas famosas, como as cinco que listamos a baixo, se liga!
Patrícia Arquette
O discurso da atriz na cerimonia de entrega do Oscar deste ano ainda está fresquinho. Arquette ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, por Boyhood, e pegou muita gente de surpresa quando, em sua fala de agradecimento, disse da necessidade de igualdade salarial entre os sexos nos Estados Unidos.
A bandeira levantada pela atriz é mais velha do que andar para trás, já que mulheres sempre ganharam menos do que homens, principalmente as mulheres negras, que recebem ainda menos dos que das brancas.
Beyoncé
No VMA de 2014, aproximadamente 8 milhões de pessoas viram a apresentação da cantora, que fez uma declaração feminista durante o show, citando trechos do texto escrito pela autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, chamado “Sejamos Todos Feministas”.
Cate Blanchett
A atriz é uma das representantes do movimento criado por Amy Poehler, chamado #AskMore, que pede aos jornalistas para que eles façam perguntas mais inteligentes às atrizes “Não pergunte apenas sobre o vestido, pergunte sobre a mulher que o está usando.”
No SAG Awards do ano passado Blanchett, vendo um cinegrafista filmar seu corpo todo, perguntou a ele: “Você faz isso com homens?”
Ellen Degeneres
Só para descontrair, uma boa piada feminista da apresentadora Ellen Degeneres, que não quer mais usar canetas masculinas.
Lupita Nyong'o
A atriz, que ganhou o Oscar na categoria de Melhor Atriz em 2014, tornou-se uma das ícones da luta das mulheres negras. Leia aqui o discurso feito por ela no evento ESSENCE Black Woman in Hollywood, sobre a importância da representatividade negra.