O machismo - infelizmente - está enraizado de uma maneira bem profunda em nossa sociedade, sendo cometido por homens e mulheres. É difícil passar um dia inteiro sem se deparar com alguma situação machista, nem que seja por um comentário "inofensivo" ou uma brincadeirinha. Quando as pessoas vão entender que esses machismos disfarçados não têm graça nenhuma, hein?
+ 10 verdades femininas que os homens precisam entender de uma vez por todas
+ 14 coisas que só sua melhor amiga faz por você
+ 20 expectativas VS. realidades que vão te fazer desistir de comprar online
Para você se identificar com esses absurdos, reunimos 14 atitudes machistas que infelizmente fazem parte do nosso cotidiano. O ObaOba é totalmente contra qualquer tipo de discriminação, e não dá para ignorar quando estamos no século XXI e isso ainda acontece.
E se você é homem/mulher e concorda com a gente, parabéns! ♥
1. Chegar beijando/agarrando/encostando na balada
Nenhum homem e nenhuma mulher deveria estar sujeito a isso, mas infelizmente é muito comum para elas serem abordadas dessa maneira. Que tal chegar numa boa e sem ser invasivo(a)?
2. E, se a mulher está acompanhada, o cara pede desculpas para o namorado, não para ela
Reforçando a ideia de que o respeito vale apenas para o homem, e que ela só vai ser respeitada se estiver acompanhada de um.
3. A "regra" dos restaurantes de entregar a conta sempre para ele
Não importa quem vai pagar, se vai ser ele, ela ou se vocês vão dividir. Mas esse costume que é quase uma regra também reforça um pensamento retrógrado: por que o homem necessariamente tem que pagar a conta? Já passou da época em que as mulheres não podiam trabalhar e eram totalmente dependentes, né?
4. O "fiu-fiu" e outros tipos de assédios na rua
E o pior: não ter a noção de que isso é assédio, e não "elogio".
5. Homens e mulheres que acreditam que mulher "tem que se dar o respeito"
Porque, ao invés disso, as mulheres precisam ser respeitadas. Com esse pensamento, todas as mulheres que não se encaixam no padrão bela, recatada e do lar acabam sendo desrespeitadas.
6. A roupa da vítima ser levada em consideração em situações de assédio e/ou estupro
"Mas que roupa ela estava usando?" - essa é uma pergunta que nem deveria ser feita. Afinal, não justifica em nenhum grau o que aconteceu, seja um fiu-fiu ou um estupro.
7. Além disso, fazer alguma diferença se a vítima desses casos estava sóbria ou não
Seja a pessoa homem ou mulher, o nível de embriaguez dela jamais será um convite para assédio sexual.
8. Acreditar que os homens precisam "ajudar" em casa
Como se, naturalmente, as tarefas de casa fossem responsabilidade só da mulher, e que o homem decente tem que "ajudar". Se os dois moram na casa, por que não usar a palavra dividir?
9. Acreditar na ideia de que todas as mulheres são sensíveis, gostam de rosa, gostam de romance e blá blá blá
Porque, na verdade, não são todas. Existem mulheres que são sensíveis, existem mulheres que não são - existem mulheres de todos os jeitos. Achar que esse estereótipo representa a realidade é errado.
10. O homem ainda ser considerado "fodão" por pegar todas, e a mulher ainda ser julgada de "puta" se faz o mesmo
Sério, até quando?
11. Acreditar que casar é o sonho de todas as mulheres - e ainda utilizar a expressão "ficar para titia"
Porque casar não é o sonho de todas as mulheres - simples assim. Se um homem está solteiro, ele está "curtindo a vida". Mas se uma mulher está solteira, ela tem que "tomar cuidado para não ficar para titia"? Isso não pode estar certo.
A mesma coisa vale para engravidar - nem todas as mulheres querem ser mães! E não há nada de errado nisso.
12. Utilizar a expressão "falta de rola" - ou presumir que a mulher que não quis ficar com você "deve ser lésbica"
Infelizmente, é comum os homens adotarem essa posição ao serem rejeitados. Da mesma forma, não é certo nenhuma mulher dizer que o cara que não quis ficar com ela "deve ser gay".
13. A discriminação salarial no mercado de trabalho - além do preconceito nas profissões "de homem"/"de mulher"
Se você acredita que uma mulher não pode ser uma excelente mecânica ou engenheira, você está errado(a). E se você acredita que um homem não pode ser um excelente cabeleireiro ou enfermeiro, você também está errado(a) - é uma via de duas mãos.
Ah! E mulheres que desempenham as mesmas funções que homens ainda recebem salários menores.
14. Utilizar expressões sexistas - ou seja, expressões que definem todo um gênero em um estereótipo só
Infelizmente, essas expressões já se tornaram coloquiais: "Mulher é assim mesmo", "Tinha que ser mulher", "Mulher não entende de futebol", "Mulher não sabe dirigir", "Mulher não fala palavrão", "Mulher adora um cafajeste", "Mulher é tudo igual". O problema é: mulher não é tudo igual.
A mesma coisa vale para o gênero masculino: "Homem é tudo igual", "Homem é assim mesmo", "Homem não chora", "Homem não presta". Não é porque um homem é de tal jeito, que todos são assim!