Na praia, na piscina, no clube e até na laje - não é difícil nos depararmos com a cena de uma mulher esticadona embaixo do sol, fazendo absolutamente nada, só esperando que a natureza faça seu trabalho. Quem é que não gosta de esbanjar um bronzeado perfeito, né?
+ 12 perrengues que toda mulher enfrenta quando vai à praia
+ 15 coisas que só quem AMA praia pode entender
+ 12 tipos de pessoas que você encontra na praia
Para você que está em busca da cor do pecado, separamos essas 12 dicas para te ajudar a chegar lá. Você vai ver que não é tão difícil ficar com aquela marquinha de biquíni!
1. Conheça sua pele
Se sua pele é muito sensível e é fácil de você ficar vermelha do sol, é preciso ter bom senso e usar um fator de proteção decente! Pode demorar mais para você pegar uma corzinha, mas vai valer a pena. Conheça os limites da sua pele e fique atenta aos sinais: se ficou vermelha, ardeu ou descascou, quer dizer que você exagerou.
2. Não exagere no primeiro dia
Comece devagar! Tomar sol demais no 1º dia e já ficar vermelha e ardendo pode arruinar suas chances de atingir aquele bronze. A pele reage melhor a doses moderadas de sol repetidas por vários dias.
3. Invista em um bom bronzeador
Escolha um bronzeador que você já tenha usado e confia. Eles precisam ter um fator de proteção adequado a sua pele, por mais que seja baixo. Para as mais branquinhas, que tal experimentar alternar uma camada de protetor com uma de bronze fator 15?
4. Beba líquidos constantemente
Não se esqueça de repor todo esse líquido que você perde suando enquanto toma sol! Muita água, sucos de fruta, água de coco - além de ser uma delícia, têm tudo a ver com o verão e você ganha na hidratação de dentro para fora!
5. Os alimentos certos ajudam!
Alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno ajudam a pele a ficar saudável, pegar cor, ser mais elástica e não envelhecer. Entre eles, estão: a cenoura, a laranja, o mamão, a manga, a batata doce, o brócolis, o damasco, a acerola, o espinafre, a abóbora, a escarola, entre outros.
6. Refresque o corpo de tempos em tempos
É difícil aturar o calorão enquanto você está tentando ficar bronzeada, né? Uma dica é sempre dar aquela molhadinha: tomar uma ducha, mergulhar no mar ou entrar rapidinho na piscina. Não tem nada melhor do que a sensação de voltar para o Sol e sentir a água evaporando da pele!
7. Mantenha um padrão de biquínis
Não alterne entre modelos diferentes de biquíni - afinal, você está em busca daquela marquinha perfeita, certo? Procure usar biquínis com o mesmo formato ou que sejam parecidos, para você não acabar com duas marcas diferentes.
8. Cuidado com marcas indesejadas!
Você precisa estar atenta, pois qualquer descuido pode resultar numa marca indesejada na sua pele! Ficar no sol de óculos, com algum colar ou pulseira e com o cabelo solto (cobrindo os ombros/costas) pode deixar uma marca duradoura na sua pele. Outros acidentes muito comuns e que causam um desastre são as manchas na pele de limão, manchas por passar mal o protetor/bronzeador e o famoso "dormi na praia com a mão na barriga".
9. Evite sabonetes que possam agredir sua pele
Sabonete não é tudo igual! Lave a pele pós-banho de sol com um sabonete que limpe e hidrate ao mesmo tempo. Sabonetes comuns roubam a umidade da pele e esse ressecamento causa a descamação - aí seu bronze vai para o ralo!
10. Tome banhos mornos ou frios
A água quente também rouba a umidade natural de nossa pele. Isso acontece porque, em elevadas temperaturas, os óleos naturais da pele secam, e esse ressecamento também ajuda a sua pele a descascar.
11. Use e abuse de cremes hidratantes
A hidratação de fora para dentro é tão importante quando a hidratação natural do corpo! Já que o bronzeamento não deixa de ser uma agressão à pele, todo cuidado é pouco. Cremes hidratantes potentes vão ajudar a revitalizar sua pele e manter o bronzeado por mais tempo.
12. Apele para autobronzeadores ou nutricosméticos
Se você tem muita dificuldade em ficar bronzeada, não se desespere! Já inventaram uma solução para isso: já existem cápsulas com betacaroteno, vitaminas e antioxidantes que impulsionam o bronzeado natural. Já o autobronzeador é um cosmético que dá o aspecto de bronzeamento à pele sem agredir as células do corpo. Bora experimentar?