Campanhas de doação de agasalho para ajudar quem precisa em todo o Brasil
Veja onde doar agasalhos e cobertores por todo o país.
Solidariedade
Reprodução
Temperatura abaixo de zero, geadas, aquecedores ligados... Parece até que estamos falando de um país da Europa, mas são os brasileiros de diversos Estados que estão passando por essa friaca.
Parece que não conseguimos fazer mais nada a não ser reclamar do frio, mas é que 2016 veio com tudo quando o assunto são temperaturas baixas. Em São Paulo, por exemplo, estamos vivendo o frio mais intenso desde 1964! Já na região Sul, frio não é novidade, mas este ano a coisa está brava: Curitiba vem batendo a cada dia o recorde de temperatura mais baixa. Já Porto Alegre registra facilmente temperaturas abaixo de zero. Em Santa Catarina, a menor temperatura foi em Urupema, -8,5°C, registrada pelo Epagri-Ciram. Esta foi a menor temperatura no Brasil em 2016 até agora.
Se está difícil para nós, imagine para quem vive nas ruas? E ajudar aos outros, em vez de esperar por milagres, é a melhor forma de tornar a vida de quem não tem um lar um pouco mais quente. Além de separar um agasalho no carro ou na bolsa para doar por aí, existem diversos lugares que recebem agasalhos e cobertores para doação pelo Brasil todo, confira na galeria como ajudar quem precisa.
Anjos da Noite (São Paulo)
O Núcleo Assistencial Anjos da Noite realiza o trabalho desde agosto de 1989. É composto por pessoas que voluntariamente doam, além do seu tempo, alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores e principalmente amor. Uma simples refeição, um agasalho e uma palavra amiga são os ferramentas fundamentais para possibilitar o resgate da autoestima objetivando a sua reintegração social.
O grupo Anjos da Noite necessita semanalmente de roupas de qualquer tamanho, seja masculino ou feminino. Além das roupas é extremamente importante a doação de cobertores (casal ou solteiro). As doações podem ser entregues, aos sábados, na sede do grupo (Rua José Teixeira da Silva, 15 – Parque das Paineiras). Além disso, o projeto precisa de leite longa vida integral, achocolatado, pão francês e frios, já fatiados. Mais informações na página do Facebook do projeto.
Continua depois da publicidade
Campanha do Agasalho (São Paulo)
Quem mora no Estado de São Paulo encontra no site oficial da Campanha do Agasalho, ação promovida pelo Governo, um campo para digitar o CEP e encontrar os pontos de coleta mais próximos para doação de agasalho e cobertor. Para participar como um posto de arrecadação, o interessado deve preencher um formulário no site. Após o cadastro, o material de divulgação (caixas e cartazes) deverá ser retirado no depósito do Fundo Social.
Neste ano a campanha conta com a animação da Malu Moletom, a Campanha terá duração de dois meses, mas o Fundo Social recebe doações durante todo o ano em seu depósito, localizado no Jaguaré, na zona oeste de São Paulo. As peças arrecadadas são encaminhadas para os municípios do Estado e para as entidades sociais da capital cadastradas no Fundo Social de Solidariedade, além de hospitais e albergues.
Exército de Salvação (SP e RJ)
O Exército de Salvação é uma organização cristã internacional, fundada em 1865 e presente no Brasil desde 1922. Além de diversas ações sociais, o Exército também é reconhecido pelo trabalho que faz recebendo doações. A Campanha de Inverno 2016 recebe doações em diversas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A campanha, que durará até o dia 31/07, tem como objetivo arrecadar 40 toneladas de roupas nas três regiões atendidas. Condomínios, empresas e pessoas físicas podem participar através da doação direta de roupas ou através da promoção de campanhas coletivas. Confira no site os pontos de coleta de doação, e antes de se dirigir ao local, confira no 4003-2299 a disponibilidade dos pontos.
Campanha do Agasalho do SESC (Santa Catarina)
A Campanha do Agasalho, realizada pelo Sesc em parceria com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), segue até o dia 30 de junho. Roupas podem ser entregues em todas as unidades do Sesc no Estado. No ano anterior foram arrecadadas 226.169 peças, distribuídas para 184 instituições sociais. Confira no site oficial os pontos de entrega e programação da campanha.
Campanha do Agasalho (Rio Grande do Sul)
A Campanha do Agasalho no Rio Grande do Sul tem como tema nesta edição “Doe com amor”. O objetivo da campanha é auxiliar as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social a enfrentarem o rigoroso inverno gaúcho. Além disso, o propósito da iniciativa é fazer com que as doações que cheguem às pessoas que mais precisam. Cada município será responsável pela organização de sua própria campanha, contudo, somente a Defesa Civil, através de suas regionais e da Central de Doações, na qual ficará incumbida pelo gerenciamento e remanejamento das doações da Campanha do Agasalho 2016. A Central está localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501) e estará recebendo donativos em horário comercial, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 18h30.
Para doar basta ir a um dos pontos de coleta e depositar os agasalhos. Serão aceitas roupas em bom estado de conservação, tanto para adultos quanto para crianças, além de calçados e cobertores. Enfatiza-se também, que a Central de Doações recebe os donativos o ano todo e não somente doações de roupas como ocorre na Campanha do Agasalho, mas também estará recebendo alimentos, livros, colchões, brinquedos e outros utensílios, ajudando integralmente as pessoas prejudicadas pelas catástrofes ocorridas no Rio Grande do Sul. Confira aqui os pontos de coleta.
Doe Calor (Curitiba - PR)
A Doe Calor disponibiliza caixas de coleta em diversos postos para doações. É possível encontrar um posto da campanha em estabelecimentos comerciais, condomínios ou órgãos da Prefeitura. Estão participando redes de supermercados e farmácias, escolas, academias de ginástica, lojas Leve Curitiba, além dos Faróis do Saber e das Ruas da Cidadania.
Há diversas maneiras de ajudar: doando roupas, calçados e cobertores diretamente nos postos de coleta credenciados (confira a lista dos pontos); Servindo como posto para coleta (saiba como); comprando "vale-cobertores" adquiridos por R$ 10 (saiba mais), e muitas outras maneiras. Saiba tudo sobre a campanha no site do projeto.
Campanha #CalorHumano (Belo Horizonte - MG)
O Servas – Serviço Voluntário de Assistência Social lança a campanha #CalorHumano, que tem o objetivo de arrecadar roupas e cobertores para doar a uma das populações que mais precisam e que menos têm como se aquecer no frio. Com duração de dois meses, os pontos de coleta serão na sede do Servas, no bairro Funcionários, nos três prédios da Cidade Administrativa de Minas Gerais, no bairro Serra Verde, que contam com 17 mil servidores, e nas unidades disponibilizadas por cada parceiro, locais de grande circulação. As retiradas do material doado serão feitas ao final de cada semana para que as entregas aos moradores de rua não atrasem, já que as temperaturas em Belo Horizonte vêm atingindo níveis baixos. As entregas serão feitas em parceria com a Coordenadoria Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS), do MPMG, que já desenvolve trabalhos com moradores de rua em Belo Horizonte.
Desapegue com Solidariedade (Acre)
A campanha Desapegue com Solidariedade, no Acre, recebe agasalhos, cobertores e outras peças para doar para instituições como a Casa Amigos do Peito, que abriga pessoas que vêm a Rio Branco para tratamento de câncer. A ação se estende até o dia 30 de junho e pretende arrecadar peças de roupas, calçados, agasalhos, cobertores e lençóis, que serão doados para famílias e pessoas carentes.
Quem tem interesse em doar pode entregar nos pontos de coletas: OCA, secretarias de Estado de Gestão Administrativa (SGA) e de Saúde (Sesacre), Quartel da Polícia Militar, Via Verde Shopping e Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades). Mais informações neste link.