Cinema
Por Redação Guia da Semana

Ray

O longa revela a trajetória do cantor norte-americano.

Ray

Diretor: Taylor Hackford

Elenco: Jamie Foxx

País de origem: EUA

Ano de produção: 2004

Classificação: 16 anos

Uma inovadora mistura de ritmos como gospel, country e jazz invade os Estados Unidos pelas mãos do talentoso pianista Ray Charles. Cego desde os 7 anos de idade, ele presenciou a morte do irmão mais novo dois anos antes. Nos teclados de um piano, ele descobre seu talento, que conquistaria o mundo e o consagraria como um grande compositor ao passar das décadas.

Nascido em 1932, Ray Charles enfrentou uma infância pobre, o que não impediu que ele conquistasse fama no mundo da música. Neste universo, ele também viajou, conheceu grandes artistas, empresários e mulheres que fizeram parte de sua vida. Só que parte de sua brilhante trajetória foi marcada para sempre pelo vício em heroína.

Ray Charles morreu em outubro de 2004, logo depois que as filmagens do longa foram concluídas. Para interpretar o músico, Jamie Foxx (o taxista de Colateral) teve de usar próteses para ficar cego e em todas as cenas é o próprio ator que toca piano. O longa ganhou o Oscar 2005 de melhor ator (Jamie Foxx ) e melhor mixagem de som.

Confira a entrevista com o ator Jamie Foxx aqui