Guia da Semana

O documentário “Mario Wallace Simonsen, entre a Memória e a História” reconstitui os fatos e circunstâncias que culminaram com a derrocada de um grande conglomerado empresarial e a morte de seu controlador, contando a desconhecida história de um empreendedor notável.

Mario Wallace Simonsen (1909-1965) foi o homem mais rico do Brasil em sua época. Empresário e empreendedor, foi dono de um conglomerado de mais de 30 empresas: a Panair, a TV Excelsior, a Cia Melhoramentos, o Banco Noroeste, o Sirva-se (primeiro supermercado do Brasil), a Rebratel (sistema de micro ondas que tomava possível transmissões ao vivo de TV entre Rio e São Paulo), a Wasim (trading company com escritório em 53 países) e a Comal – Companhia Comercial Paulista de Café, a maior empresa de exportação do Brasil, num período em que o café respondia por dois terços das exportações nacionais.

O elegante e discreto neto de ingleses, Mário Wallace Simonsen, sua esposa Baby e seus três filhos – Wallace, John e Marylou – viviam envoltos numa aura de realeza que não tem equivalente no Brasil moderno. Apesar disso, Simonsen morreu aos 56 anos, em Orgevall, um vilarejo próximo a Paris, destituído de quase tudo.

Todas as suas empresas foram tomadas ou fechadas pelo governo, sob as mais variadas alegações – com exceção do Banco Noroeste, que foi passado para seu primo Leo Cochrane. Ao buscar a resposta do porquê deste empresário pioneiro ter sido expurgado da memória empresarial brasileira, investigam-se hipóteses e chega-se a uma reveladora conclusão.

Mario Wallace Simonsen, entre a Memória e a História” está disponível nas plataformas NOW, VivoPlay, Looke e OiPlay.

Mário Wallace Simonsen - Entre a Memória e a História

Diretor: Ricardo Pinto e Silva

País de origem: Brasil

Ano de produção: 2021