Se você quiser conferir todos os títulos indicados ao Oscar de Melhor Filme antes da premiação, terá que correr aos cinemas neste fim de semana e garantir um assento numa das pré-estreias de “Um Limite Entre Nós”. O longa é o último da categoria a estrear no Brasil e só chega oficialmente aos cinemas na próxima quinta-feira, 2 de março.
Toda a correria, pelo menos, valerá o esforço – “Um Limite Entre Nós” é um dos melhores filmes entre todos os indicados do ano e deve, facilmente, levar para casa os Oscars de Melhor Ator (Denzel Washington) e Melhor Atriz Coadjuvante (Viola Davis). Adaptado de uma peça teatral (que já foi encenada, inclusive, pelo mesmo casal), o filme se apoia fortemente em diálogos e as atuações são o seu ponto alto.
O longa conta a história amarga de um homem que sonhou em ser jogador de baseball, mas não conseguiu e acabou se contentando com o trabalho como lixeiro. Não fica clara a razão para o seu fracasso (uns sugerem que ele começou tarde demais), mas, para ele, quem o sabotou foi a sociedade branca e preconceituosa.
Seja qual for o motivo, o fato é que ele mesmo poda as oportunidades do filho, que também quer ser jogador e tem a chance de disputar uma bolsa. Paralelamente, sua relação de 18 anos com a esposa vive um crise sem precedentes e todo o seu discurso de “responsabilidade” e “homem bom” é colocado à prova.
“Um Limite Entre Nós” é dirigido por Denzel Washington e tem roteiro assinado pelo mesmo autor da peça, August Wilson, que faleceu em 2005. Wilson concorre postumamente ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.