Estreia nesta quinta-feira um dos principais candidatos selecionados na pré-lista do Oscar para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro: “O Apartamento”. Dirigido por Asghar Farhadi (“A Separação” e “O Passado”) e exibido recentemente na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme é uma pedida certa para quem procura uma história forte e que fuja do óbvio.
“O Apartamento” conta a história de um casal de atores que precisam se mudar às pressas quando uma obra vizinha coloca em risco a estrutura de seu prédio. No novo apartamento, a vida recomeça, até que um crime envolvendo a antiga moradora levanta questões até então ignoradas sobre o relacionamento dos dois.
Como nos filmes anteriores de Farhadi, este também discute dilemas morais e pontos de vista contrários, sem apontar vilões e heróis, certos e errados. No centro da trama, está o conflito entre as visões do homem e da mulher, e como a lógica machista de repente pode ser percebida até mesmo por alguém que sempre se julgara livre de preconceitos.
Além do Oscar, o filme também está indicado ao Globo de Ouro e foi premiado em Cannes nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Ator (Shahab Hosseini).
Assista:
- Se você gosta de filmes provocativos, que fazem pensar.
- Se você se interessa por discussões de gênero.
- Se você gostou de “A Separação” ou “O Passado”.
Fuja:
- Se você não gosta de filmes com muito diálogo e pouca ação.
- Se você procura um filme para se divertir, mas sem pensar muito.
- Se você não gostou de “A Separação” ou “O Passado”.