O cinema nacional vive uma de suas fases mais produtivas e, também, mais populares. Com recorde de lançamentos em 2013, o público tem à sua disposição uma variedade de títulos e gêneros que começam a competir (ou apenas compartilhar o espaço de forma mais equilibrada) com as estreias internacionais.
Para incentivar esse crescimento, o Guia da Semana vai manter os cinéfilos informados sobre os principais filmes brasileiros em cartaz. Confira:
Inspirado por um crime ocorrido nos anos 60 no Rio de Janeiro, Fernando Coimbra mergulha na intimidade de um triângulo amoroso, mostrando diferentes versões de um mesmo fato: o sequestro de uma criança. Saiba o que esperar do filme.
A animação brasileira foi um dos filmes nacionais mais elogiados do ano pelos críticos e venceu o Festival de Animação de Annecy (como fez “Uma História de Amor e Fúria” em 2013). O filme, de Alê Abreu, conta a história de um menino que perde o pai e resolve deixar sua aldeia para conhecer o mundo de fora. Lá, ele encontra as mais estranhas criaturas, incluindo bichos híbridos de máquinas.
No longa de Karim Aïnouz, Wagner Moura vive um salva-vidas que tem a vida marcada por um resgate fracassado na Praia do Futuro, em Fortaleza, e abandona a família para viver em Berlim com o amigo da vítima. Anos depois, seu irmão mais novo decide procurá-lo. Saiba o que esperar do filme.
Tim Lopes – Histórias de Arcanjo
Com roteiro escrito por Bruno Quintella, filho de Tim Lopes, o documentário investiga a vida e a carreira do jornalista morto em 2002 durante uma reportagem sobre o tráfico.
Dois amigos adolescentes vão pela primeira vez à Parada LGBT em São Paulo, levados pelo tio de um deles. Lá, conhecem outro garoto e decidem fazer um pacto: até a próxima parada, todos sairão do armário.
Outros:
Jogo das Decapitações (Sérgio Bianchi, 2013, 96’, drama, 16 anos)
Tarja Branca (Cacau Rhoden, 2013, 80’, documentário, Livre)
A Farra do Circo (Roberto Berliner, 2013, 94’, documentário, 14 anos)
A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum (Ana Carolina, 2014, 90’, comédia, 16 anos)
Avanti Popolo (Michael Wahrmann, 2013, 72’, drama, 12 anos)
Os Homens São de Marte... E É Para Lá que eu Vou (Marcus Baldini, 2014, comédia, 14 anos)
Riocorrente (Paulo Sacramento, 2014, 79’, drama, 14 anos)
Setenta (Emília Silveira, 2013, 96’, documentário, 12 anos)