Quem gosta de cinema vai ter que se desdobrar neste fim de semana pós-Carnaval. Na mesma quinta-feira, 15 de fevereiro, estreiam quatro filmes indicados ao Oscar 2018, lado a lado com um dos maiores lançamentos do ano inteiro: o arrasa-quarteirão da Marvel, “Pantera Negra”.
É bem verdade que, para driblar a pesada concorrência, três desses quatro corajosos (“Três Anúncios Para Um Crime”, “Lady Bird” e “Eu, Tonya”) anteciparam sessões e ofereceram pré-estreias desde a semana passada, aproveitando o feriado para atrair foliões cansados. Mas é agora que eles se expandem para o circuito completo e vão tentar conquistar seu espaço diante do rolo compressor dos super-heróis.
“Pantera”, é claro, não pode ser ignorado. O filme é mais do que apenas mais uma aventura dos quadrinhos, mas é um manifesto em nome da representatividade no cinema mainstream, à frente e atrás das câmeras. Seu diretor, o excelente Ryan Coogler, é negro, e assina o roteiro ao lado do também negro Joe Robert Cole. Juntos, eles constroem uma história que empolga e diverte os fãs da marca, ao mesmo tempo em que questiona temas espinhosos como fronteiras e responsabilidade entre nações, e dá ao público negro motivos de sobra para se orgulhar.
Para completar, quase todo o elenco (exceto dois atores secundários que fazem a ponte com o Universo Marvel) é negro e a maior parte da história se passa num país-fictício na África ou nas periferias americanas. Sua diretora de fotografia, Rachel Morrison, é branca, mas se tornou recentemente a primeira mulher na História do Oscar a concorrer ao prêmio na categoria, por “Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi” (que também estreia nesta quinta).
Além de “Pantera Negra”, também chega aos cinemas oficialmente o drama sarcástico “Três Anúncios Para Um Crime”, favorito ao Oscar de Melhor Filme ao lado de “A Forma da Água”. O longa conta a história de uma mulher que busca justiça após o assassinato de sua filha, mas, no processo, acaba gerando uma espiral de violência tão cruel quanto aquela que foi cometida contra a garota. O filme concorre a 7 Oscars, incluindo Melhor Atriz para Frances McDormand e Melhor Ator Coadjuvante tanto para Woody Harrelson quanto para Sam Rockwell.
Confira as cinco estreias da semana: