Talvez você conheça o famoso cineasta brasileiro Jorge Furtado por seus aclamados longa metragens. 'Saneamento Básico', 'O Homem que Copiava', 'Meu Tio Matou um Cara', 'Lisbela e o Prisioneiro' e 'Doce de Mãe' são alguns deles. Entretanto, o diretor e roteirista também conta com curtas-metragens incríveis em seu currículo.
Partindo da ideia de que seus longas são mais conhecidos, o Guia da Semana listou alguns curtas do Jorge Furtado que você não pode deixar de assistir:
O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA - 1986
O detento Dorival está em uma prisão e tenta convencer os militares a deixá-lo tomar um banho, mas não obtém sucesso e, sequer, alguma resposta. Então, decide enfrenta-los e acaba muito machucado. O general, então, ordena que o levem para o banheiro para que ele tome banho. A produção recebeu diversos prêmios.
BARBOSA - 1988
No premiado curta, um homem apaixonado por futebol fica devastado ao ver a derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950. Ele, então, consegue voltar no tempo e evitar o segundo gol uruguaio.
ILHA DAS FLORES - 1989
O premiado curta é uma dura crítica referente a forma como a economia gera relações desiguais. Eleito pela crítica europeia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século, o filme acompanha a vida de um tomate desde o seu nascimento até o seu fim. Plantado, colhido, transportado e vendido, também apodrece e termina no lixo.
A MATADEIRA - 1994
O filme conta o massacre de Canudos, uma pequena cidade do Nordeste - fundada pelo líder Antônio Conselheiro e massacrada por um exército até a morte do último dos 30 mil habitantes - a partir de um canhão inglês, apelidado pelos sertanejos de "a Matadeira", que foi transportado por vinte juntas de bois através do sertão, tendo disparado um único tiro.
ANGELO ANDA SUMIDO - 1997
Dois antigos amigos da faculdade se encontram por acaso e combinam de jantar, mas o encontro acaba se transformando em uma tentativa quase impossível de atravessar os obstáculos que encontram pela cidade.
PARTE 1
PARTE 2
O SANDUICHE - 2000
O curta fala sobre um casal nos últimos momentos de uma separação inevitável e mostra como o fim de algo sempre pode ser o início de outro.