O filme que abriu a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega aos cinemas nesta quinta-feira, 22 de dezembro. “Belos Sonhos”, de Marco Bellocchio (“Vincere”, “Bom Dia, Noite”), se inspira na biografia do jornalista Massimo Gramellini para contar a história de um menino marcado pela morte súbita da mãe.
Desde que a tragédia aconteceu, enquanto ele dormia, Massimo nunca conseguiu compreender realmente aquela perda, tão repentina e tão cercada de segredos. Por anos, ele mentiu para os amigos dizendo que a mãe morava em outra cidade, se recusou a rezar por sua paz no céu, já que a queria era na Terra ao seu lado, e passou parte da vida cultivando um certo masoquismo que o levou a cobrir, como jornalista, cidades varridas pela guerra. Para ele, sofrimento nenhum jamais se equipararia ao seu.
O filme descreve o crescimento do menino até a vida adulta, passando por diversos episódios desconectados que, juntos, o levarão a entender finalmente o que acontecera naquela noite. “Belos Sonhos” traz no elenco a atriz Bérénice Bejo (“O Artista”), Valerio Mastandrea, Guido Caprino e Barbara Ronchi.