Chega aos cinemas a nova comédia da Globo Filmes com Regina Casé, “Made in China”. Com cheiro de macarrão instantâneo, o filme aposta em velhos clichês e em piadas prontas, mas pode ser divertido para parte do público.
Se você ainda está em dúvida se deve ou não dar uma chance a essa nova produção, o Guia da Semana selecionou 5 motivos para você pensar duas vezes. Confira:
1. Seu ingresso vale muito
Grandes bilheterias em filmes ruins mantêm o cinema nacional preguiçoso – afinal, para que investir em boas piadas se o público se contenta com qualquer coisa? Pense bem antes de engrossar esses números.
2. Machismo é coisa do passado
Tudo o que a chinesa quer é ter a bunda da brasileira? Tudo o que o garoto rico quer é ter uma mulher para se chamar de sua? Peraí, todos nós já cansamos desses clichês e sabemos que mulheres são muito mais do que objetos sexuais.
3. Não é porque você é brasileiro que gosta de Carnaval
Mais do que isso: não é porque você é brasileiro que vai deixar para resolver coisas importantes só depois que passar a ressaca.
4. Não deveria ser preciso ofender para provocar risos
Ok, algumas comédias são baseadas em estereótipos. Mas a forma como os personagens são tratados é tão simplificada que as piadas se resumem a insultos para todos os lados – chineses, negros, judeus, libaneses...
5. Cinema é cinema, TV é TV
A influência da televisão é um problema presente em 9 em cada 10 comédias brasileiras. Se há boas lições da linguagem de TV que podem ser empregadas no cinema, isso não significa transpor para a telona as mesmas esquetes humorísticas e amarrá-las num roteiro genérico que não suporta uma hora e meia.