Os melhores filmes indie de 2014
Confira as melhores estreias do ano (até agora) no circuito alternativo.
Versos De Um Crime
O universo beat ganha outra versão cinematográfica, desta vez pelos olhos de Allen Ginsberg, um dos grandes poetas da geração. Daniel Radcliffe é quem dá vida ao escritor, retratando a sua paixão pelo provocador Lucien Carr. Para os amantes da contracultura.
Sob A Pele
Neste instigante filme, Scarlett Johansson está na pele de uma alienígena que, em sua visita à Terra, acaba encontrando traços de humanidade dentro de si. Sob a Pele tem a direção de Jonathan Glazer (de Reencarnação), que recebeu ótimas críticas e até foi comparado a Stanley Kubrick.
O Grande Hotel Budapeste
Sem dúvidas, o novo filme de Wes Anderson foi uma das estreias mais aguardadas do ano. Todo o hype em torno do filme é justificado com mais um trabalho impecável do diretor. Com fotografia de encher os olhos, as aventuras de Gustave H. (Ralph Fiennes) comprovam a mão cheia de Anderson para ótimos roteiros.
Ninfomaníaca - Partes I e II
A nova obra-prima de Lars Von Trier foi um dos mais marcantes e surpreendentes filmes do ano até agora. Apesar do forte conteúdo sexual, o filme mostrou-se, acima de tudo, um interessantíssimo ponto de discussão e reflexão da natureza humana e todos os outros assuntos polêmicos que o diretor adora abordar.
Ela
Em uma das grandes surpresas de 2014, Spike Jonze discute o excesso da tecnologia de forma original, aliando trilha sonora e direção de arte a um roteiro impecável. Um amor entre um homem e uma máquina nunca nos tocou tanto e mexeu com feridas da onipresente era digital.
A Fita Azul
Direto da seleção oficial da Berlinare, A Fita Azul foi o que mais se destacou no circuito indie. Depois de Martha Marcy May Marlene e Somos O Que Somos, a jovem Julia Garner mostra mais uma vez que é uma das new faces de maior talento no cinema atual.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
A continuação do curta de sucesso Eu Não Quero Voltar Sozinho é outra grande surpresa do cinema brasileiro. Delicado, o longa toca nos nossos sentimentos mais sinceros, com atuação e trilha sonora de derreter o coração.
Fruitvale Station
O vencedor do Festival de Sundance em 2013 retrata o caso verídico de Oscar, morto covardemente por policiais na estação que dá nome ao longa. Comovente sem cair em clichês, o filme chegou ao Brasil destacando-se como uma das melhores estreias do circuito.
Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum
Além de conquistar o Grande Prêmio do Juri em Cannes, Inside Llewyn Davis foi a abertura da 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Depois do hype, o filme estreou por aqui arrancando elogios da crítica e público. Dirigido pelos irmãos Coen, o drama trata da história de um cantor folk fracassado e conta com Justin Justin Timberlake e Carey Mulligan no elenco.
Por Ricardo A.
Atualizado em 27 Ago 2014.