Retrospectiva: 10 filmes brasileiros lançados em 2018 que você precisa assistir
Confira títulos que marcaram o ano e merecem sua atenção.
Foto: Divulgação
O ano de 2018 passou rápido, mas no ritmo ideal para notarmos os longas que marcaram o cenário cinematográfico de janeiro a dezembro. Entre eles, estão os aclamados "Ferrugem" e "Aos Teus Olhos", que abordam questões atuais sobre a internet e seus efeitos, e "O Grande Circo Místico", filme que reverencia a arte de forma belíssima.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma galeria com 10 filmes brasileiros lançados em 2018 que você precisa assistir:
O Grande Circo Místico
Em meio ao universo de uma tradicional família austríaca, dona do Grande Circo Knieps, nasceu um improvável romance entre um aristocrata e uma acrobata. Este é o retrato dos 100 anos de existência do Grande Circo e das cinco gerações de uma mesma família que estivem à frente do espetáculo com suas histórias fantásticas. Baseado no poema homônimo de Jorge de Lima.
Continua depois da publicidade
Ferrugem
Tati é uma adolescente cheia de vida, que gosta de compartilhar seus melhores momentos nas redes sociais. Mas a vida dela virará ao avesso quando algo que ela não queria que se tornasse público cai no grupo de whatsapp do colégio.
Praça Paris
Rio de Janeiro. Camila é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória, ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas, é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como algo essencial em sua vida.
Tungstênio
Um dia na vida de um grupo de personagens de baixa classe média em Salvador, Bahia, movidos desejos, ambições, segredos e, sobretudo, paixão; que vêm à tona quando seus destinos se cruzam de forma vertiginosa. Baseado na premiada HQ Tungstênio, de Marcello Quintanilha.
Querida Mamãe
Heloísa é uma médica que sofre de infelicidade crônica, tendo problemas com o marido e com a própria mãe. Após se separar, ela conhece no hospital em que trabalha a pintora Leda, que sofreu um acidente de carro. Grata pelo atendimento, Leda deseja pintar um quadro da médica, que aceita a proposta e, ao visitar o ateliê, se envolve com a pintora. Mas, por mais que o novo relacionamento deixe Heloísa bem mais feliz, ela precisa lidar com o preconceito tanto de sua mãe quanto da própria filha.
Legalize Já
Skunk é um jovem músico, revoltado com a opressão e o preconceito diários sofrido pelas comunidades de baixa renda, que busca expor sua insatisfação através da música. Um dia, ao fugir da polícia, ele literalmente esbarra em Marcelo, um vendedor de camisas de bandas de heavy metal. O gosto pelo mesmo estilo musical os aproxima, assim como a habilidade de Marcelo em compor letras de forte cunho social e questionador. Impulsionado por Skunk, ele adentra o universo da música e, juntos, formam a banda Planet Hemp.
Além do Homem
Alberto Luppo é um escritor brasileiro que mora em Paris há anos e, desde então, renega suas raízes tropicais. Quando um famoso antropólogo francês desaparece na cidade de Milho Verde, Minas Gerais, ele volta para sua terra natal e inicia uma investigação para descobrir o paradeiro do velho amigo. No entanto, durante a viagem, ele se encanta pela cultura brasileira, assim como suas terras e sua gente, algo até então impossível para ele.
Aos Teus Olhos
Querido por todos, Rubens é um professor de natação que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Ele enfrenta problemas quando um de seus alunos diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário.
10 Segundos Para Vencer
O longa conta a extraordinária trajetória de Eder Jofre até se tornar um dos maiores boxeadores da história. Um homem dividido entre a paixão pelo esporte e a vida em família. Pai e filho na busca de um sonho, o de ser um verdadeiro campeão.
As Boas Maneiras
Ana contrata Clara, uma solitária enfermeira moradora da periferia de São Paulo, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos.