No último domingo, 9 de fevereiro, ocorreu a 92ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, o Oscar 2020. A noite foi marcada por discursos fortes e indicados de peso, como os diretores Quentin Tarantino, Martin Scorsese e a grata surpresa Bong Joon Ho; filmes como "Dois Papas", "Coringa" e "Era Uma Vez em... Hollywood; o documentário brasileiro "Democracia em Vertigem" e uma lista de atores coadjuvantes excêntrica, formada pelos gigantes Brad Pitt, Joe Pesci, Al Pacino, Anthony Hopkins e Tom Hanks.
Com destaques e grandes surpresas, confira a lista dos vencedores da premiação:
Veja a lista dos filmes vencedores do Oscar 2020
Longa sul-coreano "Parasita" foi o grande destaque.
Parasita
Todos os quatro membros da família Ki-taek estão desempregados, porém uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas privadas de inglês à rica família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar nos afazeres da casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis dos quais ninguém sairá ileso.
Vencedor:
Melhor Filme
Melhor Diretor - Bong Joon Ho
Melhor Roteiro Original
Melhor Filme Internacional
1917
Em um dos momentos críticos da Primeira Guerra Mundial, dois soldados britânicos, Schofield e Blake, recebem uma missão aparentemente impossível. Em uma corrida contra o tempo, eles devem cruzar o território inimigo e entregar uma mensagem que cessará o brutal ataque a milhares de combatentes - entre eles, o irmão de Blake.
Vencedor:
Melhor Fotografia
Mixagem de Som
Edição de Som
Efeitos Visuais
Coringa
O comediante falido Arthur Fleck encontra violentos bandidos pelas ruas de Gotham City. Desconsiderado pela sociedade, Fleck começa a ficar louco e se transforma no criminoso conhecido como Coringa.
Vencedor:
Melhor Ator - Joaquim Phoenix
Melhor Trilha Original - Hildur Guadnotóttir
Era Uma Vez em... Hollywood
Era Uma Vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino, revisita a Los Angeles de 1969 onde tudo estava em transformação, através da história do astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê de longa data Cliff Booth (Brad Pitt) que traçam seu caminho em meio à uma indústria que eles nem mesmo reconhecem mais. O nono filme do diretor e roteirista conta com um grande elenco e múltiplas histórias paralelas para fazer um tributo aos momentos finais da era de ouro de Hollywood.
Vencedor:
Melhor Ator Coadjuvante - Brad Pitt
Melhor Design de Produção
Judy - Muito Além do Arco-Íris
A lendária artista Judy Garland, interpretada por Renée Zellweger, chega a Londres no inverno de 1968 para realizar seus últimos shows com ingressos esgotados.
Vencedor:
Melhor Atriz - Renée Zellweger
História de um Casamento
Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson).
Vencedor:
Melhor Atriz Coadjuvante - Laura Dern
Jojo Rabbit
O diretor e roteirista Taika Waititi traz seu estilo de humor para o seu mais recente filme, uma sátira da Segunda Guerra Mundial que acompanha um garoto alemão solitário. A visão de mundo de Jojo vira de cabeça para baixo quando ele descobre que sua mãe solteira está escondendo uma jovem judia em seu sótão. Com a ajuda apenas de seu amigo imaginário idiota, Adolf Hitler, Jojo deve confrontar seu nacionalismo cego. Vencedor do prêmio de melhor filme pelo público no Festival de Toronto 2019.
Vencedor:
Melhor Roteiro Adaptado - Taika Waititi
Indústria Americana
Neste documentário, uma empresa chinesa reabre uma fábrica em Ohio e enche o povo de esperança. Mas os conflitos culturais podem destruir o sonho americano.
Vencedor:
Melhor Documentário
Ford vs. Ferrari
Durante a década de 1960, um grupo de engenheiros americanos é designado pela empresa automobilística Ford para construir um carro de corrida mais rápido que o da, até então campeã, empresa italiana Ferrari. Tudo culmina na corrida do Campeonato Mundial Masculino, que acontece na França em 1966, onde o melhor carro deve vencer.
Vencedor:
Melhor Edição
O Escândalo
O Escândalo traz um olhar revelador dentro do mais poderoso e controverso império de mídia de todos os tempos, com a história pulsante das mulheres que afrontaram e derrubaram um infame homem à frente deste império.
Vencedor:
Melhor Maquiagem e Cabelo
The Neighbors’ Window
O título é um curta-metragem norte-americano de 2019 dirigido, escrito e produzido por Marshall Curry. Nele, Alli presencia um acontecimento que é capaz de mudar sua vida.
Vencedor:
Melhor Curta-Metragem
Adoráveis Mulheres
As irmãs March enfrentam problemas crescentes como falta de dinheiro, tragédias familiares e rivalidades românticas na Massachusetts de meados do século 19. Jo luta por independência e, às vezes, entra em conflitos com a mãe e as irmãs Meg, Amy e Beth. Ela também lida com a rabugenta Tia March, o impulsivo vizinho Laurie e o bondoso professor Friedrich Bhaer.
Vencedor:
Melhor Figurino
Rocketman
Rocketman é uma épica fantasia musical sobre a incrível história de Elton John. A fantástica jornada de transformação de um garoto prodígio tímido no piano para a superestrela Elton John.
Vencedor:
Melhor Canção Original - “(I’m gonna) love me again”, de Elton John e Bernie Taupin
Toy Story 4
Agora morando na casa da pequena Bonnie, Woody apresenta aos amigos o novo brinquedo construído por ela: Forky, baseado em um garfo de verdade. O novo posto de brinquedo não o agrada nem um pouco, o que faz com que Forky fuja de casa. Decidido a trazer de volta o atual brinquedo favorito de Bonnie, Woody parte em seu encalço e, no caminho, reencontra Bo Peep, que agora vive em um parque de diversões.
Vencedor:
Melhor Animação
Hair Love
O belíssimo curta segue a história de um homem que deve pentear a filha pela primeira vez.
Vencedor:
Melhor Curta de Animação
Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)
O título é dirigido por Carol Dysinger e se passa em uma região de conflito e de pouca perspectiva para as mulheres. Assim, segue uma turma de meninas do Skateistan focando no recrutamento de meninas de bairros pobres para ensiná-las a andar de skate, mas também para educá-las para que possam ingressar no sistema público de escolas.
Vencedor:
Melhor Curta Documentário
Guia da Semana Premium
- Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!
Atualizado em 10 Fev 2020.