Dia das Mães: 14 filmes sobre gestação e maternidade que vale a pena assistir
De comédias românticas a dramas premiados pela crítica, veja a nossa seleção.
Divulgação
A maternidade é linda, porém, nem sempre é fácil. No cenário ideal, a gravidez chega no momento adequado, com muito planejamento psicológico, familiar e financeiro. Entretanto, sabemos que nem sempre é assim ou que quase sempre as coisas saem do script mental que planejamos.
Assim, gravidez inesperada, problemas como dificuldades no vínculo estabelecido entre mãe e filho, estruturas familiares desfeitas e tantos outros obstáculos também fazem parte do ser mãe, que às vezes dói, custa a ser compreendido, mas existe.
Assim, o Guia da Semana lista 14 filmes que falam sobre maternidade em momentos felizes e tristes, mas, acima de tudo, possíveis. Confira:
Juno
Aos 16 anos, a adolescente Juno engravida de seu vizinho, Paulie Bleeker. O que era para ser apenas uma tarde de divertimento entre os dois amigos, tornou-se um problema que a garota julga ser incapaz de lidar sozinha, já que se sente muito imatura para ser mãe. Para isso, ela pensa na forma mais fácil de resolver a situação sem muitos transtornos. Eliminando logo a possibilidade de um aborto, a jovem decide procurar um casal para adoção. Com a ajuda da amiga Leah, Juno procura em anúncios de revista alguém que possa dar um belo futuro ao seu filho. O que para ela é apenas uma barriga temporária, se torna para seus colegas motivo de comentários. Apesar de ainda não se sentir segura para a maternidade, a gravidez faz com que a garota amadureça.
Continua depois da publicidade
Ligeiramente Grávidos
Alison é jovem, bonita e ambiciosa, e está para estrear como repórter de uma importante emissora de TV. Ben divide uma casa bagunçada com 4 amigos que, assim como ele, insistem em se manter na adolescência mesmo já tendo 20 e poucos anos. Alison e Ben se conhecem numa boate e, completamente bêbados, passam a noite juntos. A ligação entre eles terminaria aí, mas algumas semanas depois Alison liga para Ben para informá-lo que está esperando um filho dele.
Olha Quem Está Falando Agora
Mollie é contadora e tem um caso com um cliente comprometido. Quando dá a luz, ele rompe a relação e ela, solteira, tem de criar o bebê sozinha. Assim, está à procura do pai ideal para seu bebê, Mikey, que entre os pretendentes prefere James, um taxista que parece ser perfeito. O que Mollie não sabe é que está prestes a cair em muitos truques e travessuras para que eles fiquem juntos.
Coincidências do Amor
Kassie é uma mulher de 40 anos madura, bem sucedida e com o sonho de ser mãe. Sem marido ou namorado, a decisão foi fazer uma produção independente, já que, na sua idade, não pode mais esperar o príncipe encantado. Mas seu melhor amigo Wally, o primeiro a quem ela conta a novidade, é contra. Depois de sete anos, Kassie volta à cidade, com um lindo garotinho muito inteligente, introspectivo e cheio de manias, assim como o "tio Wally".
Precisamos falar sobre Kevin
Precisamos Falar Sobre o Kevin é a adaptação do cineasta Lynne Ramsay para o best-seller homônimo de Lionel Shriver sobre o difícil relacionamento de uma mãe com seu primogênito, levantando questões polêmicas como "é possível não amar um filho?"; "Será que o caráter de uma pessoa é estabelecido desde o nascimento ou é modificado ao longo da vida?". No longa, diante de uma tragédia, Eva tenta lidar com a sensação de responsabilidade pelo que aconteceu.
Os Filhos da Esperança
O filme se passa em 2027 e, sem saber o motivo, as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute a possibilidade de extinção. Theodore é um ex-ativista frustrado que tornou-se um burocrata e vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa, é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida, a quem passam a proteger a qualquer custo por acreditar que a criança pode ser a salvação da humanidade.
Não sei como ela consegue
Kate tem um bom emprego fora de casa, educa dois filhos e cuida do marido. Isso até o dia em que um novo e charmoso colega de trabalho, interpretado por Pierce Brosman, faz tudo isso virar de cabeça para baixo. Agora, conciliar trabalho, família e amor parece algo impossível.
A Vida Acontece
Kim divide apartamento com duas amigas, mas a rotina de todas muda quando ela fica grávida, acrescentando mais um morador à casa. Além de ter que descobrir como cuidar de uma criança, Kim também quer resolver sua vida amorosa, que ficou muito mais difícil depois que virou mãe.
Um Presente para Helen
Helen mora em Nova York e vive a vida que sempre sonhou: é independente e trabalha em uma grande agência de modelos. Sua carreira está em ascensão quando descobre que sua irmã e seu cunhado morreram em um grave acidente de carro e a deixaram como tutora dos seus filhos, o que muda completamente sua vida. Ela então se vê responsável pelos sobrinhos Audrey, de 15 anos; Henry, de 10; e Sarah, de 5.
Mommy
Diane Després é surpreendida com a notícia de que seu filho, Steve, foi expulso do reformatório onde vive por ter incendiado a cafeteria local e, com isso, provocado queimaduras de terceiro grau em um garoto. Os dois voltam a morar juntos, mas Diane enfrenta dificuldades devido à hiperatividade de Steve, que muitas vezes o torna agressivo. Juntos, os dois têm uma relação de amor e ódio, expressa em picos de carência e violência. Quando uma nova vizinha intervém, eles vêm a chance de ter uma vida mais normal e feliz, mas descobrirão que suas feridas não serão curadas tão facilmente.
Como Nossos Pais
Rosa tem 38 anos e é uma mulher que vive uma fase peculiar, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, também continua sendo filha de sua mãe, Clarice, com quem possui uma relação cheia de conflitos.
O quarto de Jack
O longa conta a história de Jack, um menino de 5 anos que é cuidado por Joy, que dedica-se em manter Jack feliz e seguro, fazendo coisas típicas como brincar e contar histórias. Sua vida, entretanto, é tudo menos normal – eles estão presos – confinados em um espaço apertado e sem contato com o mundo. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo.
Extraordinário
Auggie nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, frequentará pela primeira vez uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta, situação difícil, mas muito mais fácil com o apoio de sua família e, em especial, de sua mãe.
Que horas ela volta?
A empregada doméstica Val se mudou para São Paulo em busca de melhores condições de vida para ajudar a sustentar sua filha Jéssica, que ficou no Nordeste. Treze anos depois, a garota chega para prestar vestibular e vai morar com a mãe na casa da família rica para quem Val trabalha. A partir daí, a relação entre mãe, filha e patrões acaba se complicando entre cobranças afetivas e preconceitos.