11 filmes que vão fazer você querer ir para a França hoje mesmo
'O Fabuloso Destino de Amelie Poulain', 'Meia Noite em Paris' e outros longas tão charmosos quanto o próprio país.
Foto: Divulgação
Conhecido como um dos países mais bonitos e charmosos do mundo, a França é o sonho de consumo de muitas pessoas. Seja pela arquitetura, pela história, ou pela cultura, o local, sem dúvidas, é amplo em tudo o que oferece.
Infelizmente, nem sempre é possível fazer as malas e ir para a Europa. Mas é aí que a arte consegue nos levar para lugares que nunca imaginamos. Assim, alguns filmes podem nos transportar para Paris, para o bairro de Montmartre, Normandia, Museu do Louvre e muitos outros cantinhos que adoraríamos conhecer, aguçando ainda mais a vontade de viajar.
Confira 11 filmes que vão fazer você querer ir para a França hoje mesmo:
Meia noite em Paris
Gil sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez, e seus sogros, que não o aprovam. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.
Continua depois da publicidade
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
O filme francês 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain', que fez sucesso no mundo todo em 2001, conta a história de uma excêntrica garçonete do bairro parisiense de Montmartre que se empenha em fazer o bem para os outros a partir de pequenos gestos, mas sofre para encontrar o amor.
Os Miseráveis
A história de passa na França do século XIX e traz Hugh Jackman na pele do ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido por décadas pelo implacável policial Javert depois que ele viola sua liberdade condicional. Quando Valjean concorda em cuidar de Cossete, a jovem filha de Fantine, que é funcionária de uma fábrica, suas vidas mudam para sempre.
Paris, eu te amo
'Paris, eu te amo' é uma coletânea de 21 curtas, de 5 minutos cada e de autoria de diferentes diretores, sobre a cidade de Paris. Em cada um desses curtas metragens, uma mensagem tocante e inspiradora.
O Corcunda de Notre Dame
Em Paris, durante a Idade Média, vive Quasímodo, um corcunda que vive preso desde a infância nos porões da catedral de Notre Dame. Um dia, decide sair da escuridão e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Para conseguir concretizar seu amor ele precisa enfrentar o poderoso Claude Frollo e seu fiel ajudante Febo.
Ratatouille
O longa, que se passa em Paris, conta a história de Remy, um rato que sonha se tornar um grande chef. Além do fato de ser um rato e ser sempre expulso das cozinhas que visita, sua família também não aprova a vocação. Porém, conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. É, então, que tornam-se amigos e firmam uma parceria onde Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.
Antes do Pôr-do-Sol
Jesse e Celine se conheceram em uma viagem de trem, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram, novamente por acaso. Jesse agora é um conhecido escritor, enquanto que Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse está em Paris para promover seu mais novo livro e, após mais um reencontro, conversam sobre o que aconteceu em suas vidas em todos estes anos.
Um Bom Ano
O cotidiano agitado de Londres é trocado pela calma e bela paisagem de Provence, na França. A radical mudança na vida do bem-sucedido investidor Max Skinner ocorre quando ele recebe a notícia que seu tio Henry faleceu. Por ser um dos parentes mais próximos e ter passado parte de sua juventude ao lado do familiar, cabe a ele, agora, tocar os negócios e, inevitavelmente, fazer uma visita ao local.
Piaf, um hino ao amor
Para quem não conhece, Edith Piaf é uma incrível cantora francesa que teve uma vida imensamente difícil. No filme, Piaf é interpretada lindamente por Marion Cottilard e as cenas mostram diversas batalhas que enfrentou. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, que era dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade ficou cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra e aos 15 anos sai de casa para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e no mesmo ano grava seu primeiro disco, tornando-se um sucesso internacional.
Cinderela em Paris
Aos amantes dos filmes antigos, 'Cinderela em Paris' é uma boa pedida. Interpretado pela musa Audrey Hepburn, o longa conta a história de um famoso fotógrafo que trabalha em uma conceituada revista feminina e busca um novo rosto, que encontra em Jo Stockton, uma balconista de uma livraria. Após certa resistência, Jo é aceita como a modelo que irá à Paris para fotografar e ser o símbolo da revista. Entretanto, Jo só concorda por saber que irá conhecer Emile Flostre, um intelectual cujas idéias ela idolatra.
O Código Da Vinci
Robert Langdon é um famoso simbologista, que foi convocado a comparecer no Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Langdon precisa decifrar. Para isso, conta com a ajuda de Sophie Neveu, uma criptógrafa. Juntos, são levados para uma série de mensagens ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta que tem por missão guardar um segredo que já dura mais de 2 mil anos.