Que tal aproveitar algumas horinhas deste feriado para colocar em dia os filmes do Oscar, conferir aquela sequência que você tanto esperava ou até mesmo curtir um clássico num cinema especial? Selecionamos 15 filmes que estarão em cartaz neste Carnaval – incluindo pré-estreias e sessões únicas – para você não ficar sem opção! Confira:
15 filmes para ver nos cinemas no feriado de Carnaval
“Três Anúncios Para Um Crime” e “Lady Bird” terão pré-estreias a partir do dia 8.
Três Anúncios Para Um Crime (pré-estreias)
Depois de ter sua filha assassinada e ver que a polícia local não encontrou o culpado, Mildred decide tornar sua insatisfação pública, comprando uma briga pessoal com o homem mais respeitado da cidade. O filme traz duas atuações espetaculares de Frances McDormand e Sam Rockwell e um roteiro que ecoa trabalhos dos irmãos Coen. Indicado a 7 Oscars.
Lady Bird (pré-estreias)
Situada em Sacramento, na California, “Lady Bird – A Hora de Voar” é um olhar sob as relações que nos moldam, as crenças que nos definem e a beleza ímpar de um lugar chamado lar. Transitando entre humor e emoção, o filme apresenta a relação turbulenta entre mãe e filha. Adolescente, Christine (Saoirse Ronan) luta contra, mas é exatamente como sua mãe (Tracy Letts), uma enfermeira descontroladamente amável, profundamente teimosa e obstinada que trabalha para manter sua família depois que o pai (Laurie Metcalf) perde o emprego. Indicado a 5 Oscars.
Eu, Tonya (pré-estreias)
Tonya Harding dominava o gelo com perícia sem rivais, mas acabou dominando as manchetes por algo totalmente diferente. “Eu, Tonya”, é uma visão às vezes absurda, trágica e hilária de uma mulher no centro do maior escândalo na história do esporte nos Estados Unidos. Indicado a 3 Oscars.
Cinquenta Tons de Liberdade (estreia)
No terceiro filme da série erótica, Christian Grey e Anastasia Steele se casam e mergulham completamente em sua relação de amor e luxúria. Porém, assim que uma nova tranquilidade se estabelece, novas ameaças surgem para colocar em risco o casamento.
Sem Amor (estreia)
Zhenya e Boris estão passando por um terrível divórcio, marcado por ressentimento e frustração. Já com novos parceiros, eles estão ansiosos para recomeçar suas vidas, mesmo que isso signifique a possibilidade de deixar Alyosha, seu filho de 12 anos, em segundo plano. Até que, depois de testemunhar uma das brigas entre os pais, o garoto desaparece. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O Sacrifício do Cervo Sagrado (Estreia)
Steven (Colin Farrell) é um cardiologista conceituado casado com Anna (Nicole Kidman), com quem tem dois filhos. Já há algum tempo ele mantém contato frequente com Martin, um adolescente cujo pai morreu na mesa de operação, justamente quando era operado por Steven. Porém, o comportamento do jovem começa a mudar de forma sinistra.
O Insulto (estreia)
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o concorrente libanês se passa em Beirut, onde um insulto gera consequências incontroláveis para Toni, um cristão libanês, e Yasser, um refugiado palestino.
Acossado (relançamento)
Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um criminoso, obcecado por Humphrey Bogart, que rouba um carro, mata um policial e vai para Paris, onde conhece Patricia Franchini (Jean Seberg), uma linda garota americana que vende jornais na Champs-Élysées. Poiccard tenta persuadi-la a fugir com ele para a Itália, sem lhe contar que é um foragido da justiça.
A Forma da Água (em cartaz)
Vencedor do Leão de Ouro em Veneza e indicado a 13 Oscars, o romance fantástico de Guillermo Del Toro (“O Labirinto do Fauno”, “Hellboy”) tem como pano de fundo a Guerra Fria e os anos 60 e traz Sally Hawkins no possível papel da sua vida. Ela vive uma faxineira que trabalha isolada e escondida num laboratório mantido pelo governo americano e descobre um experimento confidencial envolvendo uma criatura marinha por quem se apaixona.
The Post – A Guerra Secreta (em cartaz)
O filme recria a história real da divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos referentes à Guerra do Vietnã. Na ocasião, Katharine Graham (Meryl Streep) – dona do jornal The Washington Post – debate com seu editor-chefe Ben Dradlee (Tom Hanks) as consequências de expor os segredos do governo mantidos a sete chaves por quatro presidentes e por mais de três décadas. Indicado a 2 Oscars.
Paddington 2 (em cartaz)
Paddington, que agora está vivendo alegremente com a família Brown e se tornou um membro popular da comunidade, assume uma série de bicos para conseguir comprar o presente perfeito para sua tia Lucy no seu centésimo aniversário, só para vê-lo ser roubado.
Visages, Villages (em cartaz)
Agnès Varda e JR têm coisas em comum: sua paixão por imagens e, mais particularmente, o questionamento sobre os lugares onde elas são mostradas e a maneira como são compartilhadas e expostas. Agnès escolheu o cinema. JR escolheu criar galerias fotográficas ao ar livre. Quando os dois se conheceram, imediatamente quiseram trabalhar juntos —fazer um filme na França, longe das cidades. Em encontros aleatórios ou planos pré-concebidos, eles partem em direção a outras pessoas e as convidam a segui-los em sua viagem no caminhão fotográfico de JR. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário.
Corra! (relançamento, cinemas selecionados)
“Corra!” acompanha um final de semana na vida de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem afro-americano que visita a propriedade da familia de sua namorada. A princípio, Chris vê o comportamento exageradamente hospitaleiro da família como uma tentativa desajeitada de lidar com a relação interracial da filha, mas, no decorrer do final de semana, uma série de descobertas perturbadoras o levam a uma verdade que ele nunca poderia imaginar. Indicado a 4 Oscars.
Trilogia dos dólares (CCBB)
Estrelados por Clint Eastwood e dirigidos por Sergio Leone, os três filmes que compõem a chamada “trilogia dos dólares” – “Por Um Punhado de Dólares”, “Por Uns Dólares a Mais” e “Três Homens em Conflito” serão exibidos neste sábado no CCBB, como parte da mostra Sonora: Ennio Morricone. Os filmes se tornaram ícones do estilo conhecido como “Western Spaghetti”, o faroeste italiano dos anos 60.
CCBB – Mostra Ennio Morricone
Sábado, 10 de fevereiro a partir das 13h30
O Monstro da Lagoa Negra (IMS)
Na onda de “A Forma da Água”, o IMS traz de volta à tela, em sessões em 3D, o clássico monstruoso dos anos 50. O filme mostra uma fera pré-histórica que vive nas profundezas da selva amazônica e que se torna alvo de um grupo de cientistas que querem estudá-lo.
IMS
Sábado, 10 de fevereiro, 22h (sessão em 3D)
Atualizado em 9 Fev 2018.