15 filmes necessários que falam sobre instabilidade emocional
Longas provocam reflexão e empatia sobre diferentes questões humanas.
Foto: Divulgação
O filme "Relatos Selvagens" talvez seja um daqueles que deveríamos assistir, pelo menos, uma vez por ano. O longa argentino conta seis histórias que se passam em situações cotidianas, mas que saem do controle e se tornam grandes tragédias. Extraindo o instinto destruidor que existe em todos os seres humanos, a tragicomédia de Damián Szifrón é necessária não apenas pelos puxões de orelha, mas, principalmente, por nos convocar a olhar o mundo de uma forma mais doce e tolerante – o que é o motivo desta matéria.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 15 filmes sobre instabilidade emocional que você deveria assistir. Confira:
Blue Jasmine
Jasmine é uma mulher rica que perde tudo e vai morar com a irmã em São Francisco. A adaptação à vida simples e a aceitação de que sua realidade não é mais a mesma levam Jasmine a uma depressão profunda, e, antes de poder ser ajudada por alguém, ela precisa lidar com seus monstros sozinha.
Continua depois da publicidade
Foi Apenas um Sonho
Nos anos 50, Frank e April levam uma vida seguindo ideais, mas ao longo do tempo percebem que estão se tornando justamente aquilo que não queriam ser. Frank está em um trabalho insignificante e tem medo de tudo, enquanto que April é uma dona de casa infeliz. Decidida a mudar a situação, April propõe um recomeço que, para executar, chegam aos seus extremos.
Mommy
Diane Després enfrente dificuldades no trato com o filho, Steve, que é hiperativo e, muitas vezes, agressivo. Juntos, os dois têm uma relação de amor e ódio, expressa em picos de carência e violência. Quando uma nova vizinha intervém, eles vêm a chance de ter uma vida mais normal e feliz, mas descobrirão que suas feridas não serão curadas tão facilmente.
O Lado Bom da Vida
Pat Solatano perdeu sua casa, seu trabalho e sua esposa. Agora vive com seus pais e acaba de passar oito meses preso. Determinado a reconstruir sua vida e voltar com a esposa, apesar das circunstâncias difíceis de sua separação, os planos mudam quando conhece Tiffany, uma misteriosa e problemática garota.
Com amor, Liza
Após o suicídio, sem motivo aparente, cometido pela esposa, Wilson chega ao fundo do poço e passa a cheirar gasolina enquanto tenta lidar com a carta deixada por ela - que ele não consegue ler. Ao mesmo tempo, precisa administrar a relação com a sogra, que não lhe deixa em paz.
Cisne Negro
Neste drama psicológico com uma pegada de thriller, Natalie Portman interpreta uma bailarina que conquista o papel principal na peça “O Lago dos Cisnes”. O desafio é maior, porém, porque ela precisa viver os dois cisnes – o branco e o negro. Para compreender a dualidade, ela começa a entrar em contato com seu próprio lado obscuro, enfrentando o professor abusivo, a mãe superprotetora e a rival sedutora.
É Apenas o Fim do Mundo
Após doze anos de ausência, um escritor volta a sua cidade-natal com planos de anunciar sua iminente morte para a família. Conforme o ressentimento vai reescrevendo o curso da tarde, ataques e brigas se desenrolam, estimulados pela amargura e pelo medo, enquanto todas tentativas de empatia são sabotadas pela incapacidade das pessoas em ouvir e amar.
Shame
A bem-sucedida vida profissional de Brandon destoa do comportamento sexual compulsivo do personagem, cuja distração é seduzir mulheres e buscar prazer na internet. A inesperada visita de sua irmã desestrutura a rotina do solitário empresário. Enquanto Sissy clama por atenção, Brandon precisa lidar com seus desejos e vê nas ruas a solução para suas buscas sexuais. Sua parente mais próxima tentará ajudá-lo a lidar com sua obsessão.
Manchester à Beira Mar
Após a morte de seu irmão mais velho, Lee fica chocado ao saber que Joe o fez guardião de seu sobrinho, Patrick. De férias de seu trabalho, Lee retorna, de forma relutante, à Manchester-by-the-Sea para cuidar do espirituoso menino de 16 anos e ainda vê-se forçado a lidar com o passado que o separou de sua mulher Randi e da comunidade onde ele nasceu e foi criado. Ligados pelo homem que manteve a família unida, Lee e Patrick encontram dificuldades de se ajustarem ao mundo sem ele.
Moonlight - Sob a Luz do Luar
Vencedor do Oscar 2017, “Moonlight” se constrói como um romance de formação, mostrando o crescimento de um jovem negro e homossexual numa comunidade pobre de Miami. À medida que enfrenta a rejeição da sociedade, ele e seus pares adotam “máscaras” e abraçam estereótipos como um mecanismo de defesa.
Divertidamente
Quando uma menina se muda com os pais, as emoções que vivem dentro de sua mente entram em crise e ficam mais afloradas a cada instante. O filme ensina algo que quase nunca vemos no cinema: que a tristeza é tão importante quanto a alegria e que não podemos tentar apagar nossas lembranças ruins, mas sim aceitá-las e aprender com elas.
As Horas
No começo do século 20, Virginia Woolf lida com a depressão e tenta finalizar o romance "Mrs. Dalloway". Assim, o filme se passa durante o período de um único dia em três anos diferentes, que se alternam ao longo da narrativa.
Cake, Uma Razão Para Viver
Claire é uma mulher traumatizada e depressiva que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo e fica obcecada pela história desta mulher. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy.
Melancolia
Duas irmãs, afastadas pelo tempo, têm reações completamente distintas ao saber que o mundo pode estar chegando ao fim com o planeta Melancolia se movimentando em direção à Terra.
Relatos Selvagens
"Relatos Selvagens" reúne seis histórias em que situações ruins, porém comuns, se transformam em grandes tragédias quando seus protagonistas tomam decisões extremas, cansados da exploração do governo, das decepções do amor ou da opressão diária.