20 filmes longos para ver pelo menos uma vez na vida
Selecionamos os melhores filmes com mais de três horas que valem o investimento.
Épicos
O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, Martin Scorsese, EUA, 2013) (Foto: Divulgação)
Paciência é uma virtude. Passar mais de três horas dentro de uma sala de cinema, imerso numa única história e resistindo à tentação de espiar o celular pode ser um desafio enorme – mas também pode ser uma experiência incrível. Alguns dos melhores filmes já produzidos romperam o padrão e se estenderam, corajosamente, por três, quatro ou até mais de cinco horas, oferecendo ao público não apenas uma boa trama, mas todo um universo de sentimentos e ideias.
Confira 20 títulos incríveis com mais de três horas que você deveria colocar na sua lista:
Do Que Vem Antes – 5h38 / 318 min
O diretor filipino Lav Diaz é conhecido, justamente, por seus filmes imensos. “Do Que Vem Antes”, de quase cinco horas e quarenta minutos, foi o favorito do público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2014, apesar da duração, e conta a história de um bairro remoto nas Filipinas, nos anos 70, onde fenômenos estranhos começam a acontecer. O mistério tem como pano de fundo a proclamação da Lei Marcial pelo ditador Ferdinand E. Marcos.
Continua depois da publicidade
A Vingança dos 47 Ronins – 4h01 / 241 min
Clássico de samurais, o longa de Kenji Mizoguchi se inspira numa lenda japonesa para contar a história de um grupo de guerreiros que decide vingar seu mestre, obrigado a cometer suicídio após agredir um rival corrupto. “Ronin” é o nome dado aos samurais que já não têm um mestre para seguir, e se tornaram andarilhos.
... E O Vento Levou – 3h58 / 238 min
Durante a Guerra Civil Americana, uma mulher manipuladora e mimada vive um romance com um homem rebelde, enquanto amadurece assumindo o controle da fazenda da família.
Era Uma Vez na América – 3h49 / 229 min
O último filme de Sergio Leone acompanha um garoto judeu que cresce em Nova York em meio à máfia, se torna um grande gângster e retorna à cidade trinta anos depois, para descobrir o que aconteceu com seus companheiros.
Os Dez Mandamentos – 3h40 / 220 min
No clássico absoluto de toda Páscoa e Natal, o diretor Cecil B. DeMille narra a história do príncipe egípcio Moisés, que descobre sua verdadeira origem como hebreu e parte numa missão sagrada para libertar seu povo.
Lawrence da Arábia – 3h36 / 216 min
Vencedor de sete Oscars incluindo o de Melhor Filme, “Lawrence da Arábia” narra a história real de T.E. Lawrence, um oficial inglês que se infiltrou nos exércitos árabes durante a Primeira Guerra Mundial e liderou suas tribos contra os turcos.
Ben-Hur – 3h32 / 212 min
Um nobre judeu é traído e vendido como escravo por seu amigo de infância, que agora é membro do exército romano, e retorna anos depois para buscar vingança.
Os Sete Samurais – 3h27 / 207 min
Um samurai veterano é requisitado pela população de um vilarejo para protegê-los de bandidos. Ele, então, recruta outros seis samurais e, juntos, eles ensinam os civis a se defenderem, em troca de alimentação. “Os Sete Samurais” foi adaptado como um faroeste por John Sturges em “Sete Homens e Um Destino”.
Andrei Rublev – 3h25 / 205 min
O longa de Andrei Tarkovski se inspira na vida real do pintor e ativista político para retratar um período turbulento na História russa, no século XV.
O Poderoso Chefão 2 – 3h22 / 202 min
O segundo filme da trilogia da máfia mais famosa do cinema ganhou 6 Oscars, em 1975. A sequência mostra a vida de Michael Corleone nos anos 50, agora responsável pelos negócios da família, paralelamente à juventude de Don Vito Corleone, nos anos 20.
Malcolm X – 3h22 / 202 min
“Malcolm X”, de Spike Lee, narra a vida de um dos ativistas negros mais polêmicos dos Estados Unidos. Filho de um homem morto pelo Ku Klux Klan, Malcolm se tornou um rebelde e um criminoso e, na cadeia, descobriu o islamismo. Fora de lá, passou a pregar a religião e, mais tarde, viajou a Mecca para se converter por completo. Ele foi assassinado anos depois.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – 3h21 / 201 min
Poderíamos considerar a trilogia inteira de “O Senhor dos Anéis” como um único filme, afinal, a história é interrompida ao final de cada episódio e reiniciada, exatamente de onde parou, no filme seguinte. Porém, se for para escolher um só, recomendamos o último capítulo, “O Retorno do Rei”. Vencedor de 11 Oscars incluindo Melhor Filme, o épico de Peter Jackson faz suas três horas e meia passarem voando, enquanto narra as aventuras de um grupo de hobbits, humanos, elfos e anões numa guerra contra o exército de um poderoso feiticeiro.
Assim Caminha a Humanidade – 3h21 / 201 min
Estrelando James Dean e Elizabeth Taylor, o filme narra as histórias de três gerações de texanos e seus conflitos amorosos em meio à descoberta de petróleo numa fazenda familiar.
Doutor Jivago – 3h17 / 197 min
O clássico de David Lean narra a vida de um médico e poeta russo que, apesar de já ser casado, se envolve com a esposa de um ativista político, durante a Primeira Guerra Mundial e às vésperas da Revolução Bolchevique em 1917.
O Nascimento de Uma Nação – 3h15 / 195 min
Um dos filmes mais polêmicos de todos os tempos é o clássico de D.W.Griffith, “O Nascimento de Uma Nação”. Ao longo de três horas e quinze minutos, o longa acompanha duas famílias afetadas pela Guerra Civil Americana, rivais no campo de batalha, mas aliadas na vida particular. O filme mostra diferentes momentos históricos, incluindo o assassinato de Abraham Lincoln e a ascensão da Ku Klux Klan, retratada ali como um grupo heroico.
A Lista de Schindler – 3h15 / 195
Clássico de Steven Spielberg, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Polônia, onde o empresário alemão Oskar Schindler se sensibiliza com a perseguição nazista sobre seus empregados judeus e decide arriscar a própria vida para protegê-los. O drama é inspirado por uma história real.
Titanic – 3h14 / 194 min
Com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio novinhos, a superprodução contou a história de amor entre um artista pobre e uma aristocrata fadada a um casamento arranjado, dentro do luxuoso e “inabalável” cruzeiro Titanic.
Cleópatra – 3h12 / 192 min
Elizabeth Taylor encarna a rainha egípcia na superprodução hollywoodiana de 1963. O filme mostra a vida de Cleópatra enquanto ela tenta proteger seu povo da dominação romana.
À Espera de Um Milagre – 3h09 / 189 min
Amado pelo público, o filme traz Tom Hanks no papel de um carcereiro que trabalha com os detentos no Corredor da Morte. Aos poucos, um dos prisioneiros revela ter um comportamento doce e um poder belo e misterioso, apesar de sua aparência amedrontadora e das acusações brutais pelas quais responde.
O Lobo de Wall Street – 3h / 180 min
Baseada numa história real, a comédia dramática de Martin Scorsese tem Leonardo DiCaprio no papel de um corretor de ações que se torna milionário aplicando golpes e manipulando o mercado.
20 Filmes incríveis que duram menos de 90 minutos
Uma lista para quem tem pressa, mas não abre mão de qualidade
10 filmes incríveis sem continuação para quem não tem paciência de acompanhar sagas
Porque é possivel sim contar uma história em apenas um filme
15 sagas incríveis para maratonar no final de semana
Uma seleção de histórias longas para quem não se contenta com um filme só