Inspire-se com os melhores filmes sobre mestres e alunos dentro ou fora da sala de aula.
Dia do Professor
Foto: Divulgação
Desde que James Clavell lançou o drama "Ao Mestre, Com Carinho", em 1967, a aventura do professor desafiado por alunos difíceis se tornou um verdadeiro gênero no cinema internacional. Há quem tenha repetido a fórmula sem tirar nem pôr, mas também há diretores que conseguiram encontrar abordagens novas para o velho tema, criando novos clássicos.
Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou os 13 filmes imperdíveis com professores para você se inspirar e homenagear aquela pessoa que passa o ano inteiro tentando ajudar você a compreender melhor o mundo e a si mesmo. Confira:
Sociedade Dos Poetas Mortos
Robin Williams vive John Keating, o ex-aluno de uma escola extremamente tradicional que volta para trabalhar como professor de literatura e decide apresentar aos seus alunos os grandes poetas de mente aberta, incentivando os jovens a questionarem as regras, seguirem seus sonhos e aproveitarem o momento. Suas ideias, porém, mexem com as certezas daqueles garotos e acabam transformando suas vidas – para o bem e para o mal.
Continua depois da publicidade
Mentes Perigosas
Para enfrentar essa turma de adolescentes pobres, desajustados e violentos, só mesmo a durona da Michelle Pfeiffer. Ela vive a professora Lou Anne Johnson, uma professora e ex-oficial da marinha que assume a pior sala de aula de uma escola pública na Califórnia. Aos poucos, ela consegue impor respeito e até ganhar a proteção de alguns alunos, aproximando-se o suficiente para fazê-los se interessarem pelos estudos, mas também correndo o risco de se envolver demais em suas vidas problemáticas.
Para Sempre Alice
Adaptado do romance de Lisa Genova “Para Sempre Alice”, o longa conta a história da renomada linguista Alice Howland, bem casada e mãe de três filhos, que aos 50 anos começa a esquecer as palavras e logo descobre sofrer de Alzheimer de Instalação Precoce.
Entre os Muros da Escola
O vencedor da Palma de Ouro mistura o tema da turma difícil com os conflitos étnicos latentes na sociedade francesa. François Bégaudeau, escritor e professor, lançou o livro que inspirou o diretor Laurent Cantet e acabou interpretando a si mesmo nas telas. Seu nome, no filme, é François Marin: um professor de francês que precisa neutralizar os conflitos e preconceitos da sala enquanto ensina os alunos a gostarem de ler.
Ao Mestre, Com Carinho
Considerado o “pai” dos filmes com professores, Ao Mestre, Com Carinho traz Sidney Poitier no papel de Mark Thackeray, um engenheiro que se torna professor numa escola da periferia londrina enquanto procura emprego na sua área. Para conquistar o respeito da turma, Thackeray propõe tratar os alunos como adultos, dialogando sempre que houvesse algum problema.
Mr. Holland: Adorável Professor
Glenn Holland não sonhava em ser um professor, mas aceitou o trabalho para pagar as contas enquanto tentava criar sua “grande composição”. Holland se torna muito bom nisso e se envolve profundamente com seus alunos adolescentes, mas, em casa, encontra dificuldades cada vez maiores para se aproximar de seu filho surdo.
Escola de Rock
Jack Black vive o professor Dewey Finn nesta comédia para rockeiros. Finn era o guitarrista de uma banda, mas foi trocado e acabou tendo que aceitar o trabalho como professor substituto numa escola primária. No início, ele não se importa com as aulas: deixa os alunos soltos para fazerem o que quiserem e os dispensa com freqüência. Mas, quando descobre que eles são talentosos para a música, decide montar uma banda e competir com seus ex-companheiros num concurso estadual.
A Onda
Nem só de histórias bem-sucedidas vive o mundo do cinema escolar. Em A Onda, um professor numa escola alemã precisa ensinar aos alunos adolescentes o conceito de “autocracia”. Quando percebe que eles consideram o nazismo uma realidade muito distante, decide criar uma experiência prática na sala de aula, colocando a si mesmo como o líder e convencendo a turma de que eles são superiores em tudo. A “Onda”, como é chamado o grupo fictício, acaba crescendo e extrapolando os limites da escola.
O Sorriso de Monalisa
Julia Roberts é Katherine Ann Watson neste drama sobre a educação e o papel da mulher nos anos 50. Aos 30 anos, ela vai ensinar História da Arte num colégio de elite, onde encontra garotas extremamente cultas que a desafiam. Apesar de inteligentes, Katherine percebe que essas meninas estão presas num pensamento machista que elas próprias carregam, fadadas a serem donas de casa e a desperdiçarem todo aquele potencial intelectual.
Preciosa
A história de Claireece Precious Jones faz todos os outros alunos desajustados parecerem felizes e sortudos. Negra, morbidamente obesa e abusada pelos pais (abuso que resultou num filho com síndrome de Down e numa segunda gravidez), a personagem vivida por Gabourey Sidibe é recomendada a uma escola alternativa para aprender a ler e escrever. Sua nova professora, atenciosa e presente, surge como um incentivo para que Precious recupere a auto-estima e assuma o controle sobre sua vida.
Franquia Harry Potter
Harry Potter é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter, mas logo ele recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.
Matilda
Matilda é uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Seu pai Harry trabalha como vendedor de carros, enquanto que sua mãe Zinnia é dona de casa. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry cede aos pedidos da filha e resolve colocá-la na escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha, o que faz com que Matilda apenas se sinta bem ao lado da professora Honey, que tenta ajudá-la o máximo possível.
Escritores da Liberdade
Em Los Angeles, uma dedicada professora de uma escola dividida por raças ensina uma turma de alunos adolescentes que apresenta problemas de aprendizagem. Ela tenta inspirá-los a acreditarem em si mesmos e a atingirem o sucesso, pois estão prestes a serem reprovados.