Uma seleção de filmes para quem ama cor, enquadramentos perfeitos e jogos de luz.
Fotografia
O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, Wes Anderson, EUA, Alemanha, 2014) (Foto: Divulgação)
Alguns filmes têm uma força visual tão grande que poderíamos assistir a eles sem som, apenas admirando quadro após quadro. Mas, muito mais do que um conjunto de imagens bonitas, um filme bem fotografado consegue expressar os sentimentos dos personagens sem dizer uma palavra, ou mostrar toda a delicadeza, a grandiosidade, a sensualidade ou a inocência de um universo onde se passa a história que se quer contar.
Confira 18 filmes belíssimos que usaram a fotografia com perfeição e apaixone-se:
Blade Runner, O Caçador de Androides
Clássico de Ridley Scott, “Blade Runner” foi baseado no livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, de Philip K. Dick, e se tornou uma das principais influências para o cinema de ficção científica moderno, tanto temática quanto visualmente. O filme conta a história de um caçador de androides que tem a missão de “aposentar” um grupo de robôs que escapou de seus donos (numa colônia espacial) e se infiltrou na Terra com o objetivo de encontrar seu criador.
Continua depois da publicidade
Blade Runner 2049
Na sequência tardia do clássico de Ridley Scott, K (Ryan Gosling) é um caçador de androides que descobre um segredo que pode mudar radicalmente a relação de poder entre humanos e robôs. Enquanto investiga o caso, ele se depara com mistérios sobre seu próprio passado e acaba cruzando o caminho de um antigo caçador como ele, chamado Rick Deckard (Harrison Ford).
Barry Lyndon
Com um visual exuberante de pinturas renascentistas e famoso pela ousadia de iluminar uma cena inteira apenas usando velas (sem outros recursos técnicos), o longa de Stanley Kubrick mostra a trajetória de um jovem camponês no século XVIII, que sonha em se tornar um aristocrata e acaba conseguindo, por meio do casamento com uma rica viúva.
Avatar
Revolucionário, “Avatar” marcou o retorno do 3D aos cinemas com uma experiência imersiva e fantástica. Além de trabalhar com captura de movimento, o filme de James Cameron construiu um mundo próprio com cores e texturas singulares e se tornou a maior bilheteria de todos os tempos.
O Grande Hotel Budapeste
Entre a primeira e a segunda Guerra Mundial, o jovem Zero Moustafa se aproxima do concierge Gustave H. no imponente Grande Hotel Budapeste e os dois dividem segredos e aventuras, incluindo o roubo de um famoso quadro renascentista.
Ela
Em “Ela”, Joaquin Phoenix interpreta um escritor de cartas que adquire uma espécie de smartphone, que possui um sistema operacional inteligente capaz de aprender e ter longas conversas com seu dono. Aos poucos, ele se apaixona por essa inteligência artificial e vive um relacionamento profundo e verdadeiro com uma criatura inumana e sem corpo.
Amor à Flor da Pele
Em Hong Kong nos anos 60, um editor de jornal se muda para um novo apartamento com sua esposa, ao mesmo tempo em que uma secretária e seu marido também vão morar no mesmo prédio. Com seus cônjuges sempre fora de casa, os dois acabam formando um laço de amizade e, eventualmente, descobrem que seus parceiros estão tendo um caso. Porém, por mais íntima que seja sua relação, eles decidem nunca cometer o mesmo erro.
2001, Uma Odisseia no Espaço
O clássico, escrito por Stanley Kubrick em parceria com Arthur C. Clarke, atravessa milênios na história da humanidade e conta duas histórias paralelas: a da evolução da raça humana, a partir da misteriosa interferência de um monolito, e a de uma inteligência artificial que, por medo, se volta contra os astronautas que deveria proteger.
Julieta
Envolto num clima de culpa e tristeza, o longa retrata a história de uma mãe que vive uma incerteza depois de ter sido abandonada, sem explicações, pela filha. Prestes a se mudar de cidade, anos depois, ela hesita diante da possibilidade, mesmo que distante, de reencontrá-la
Demônio de Neon
Extremamente estético, o novo filme de Nicolas Winding Refn faz uma crítica pesada à indústria da moda e à obsessão por beleza e juventude, flertando com o suspense e o gore com muito simbolismo. A história acompanha uma modelo (Elle Fanning) que se muda para Los Angeles para começar sua carreira, mas se depara com a inveja de uma dupla de concorrentes e uma maquiadora.
Animais Noturnos
Susan (Amy Adams) realizou seu sonho: ela é dona de uma galeria de arte, rica e cercada por glamour. Ela, porém, vive num casamento fracassado e mal se lembra de que sua vida e seus valores nem sempre foram assim. Um dia, ela recebe o manuscrito do novo livro de seu ex-marido que traz todas essas memórias à tona: é uma história violenta e trágica dedicada especialmente a ela.
Herói
Na China antiga, antes do reino do primeiro imperador, diversas facções guerreiras planejam assassinar o homem mais poderoso dos Seis Reinos, Qin. Quando um oficial comum consegue derrotar os três principais inimigos de Qin, ele é convocado pelo rei para narrar sua impressionante vitória.
As Aventuras de Pi
Pi é um jovem indiano que sofre um naufrágio e consegue sobreviver, por semanas, num pequeno barco ao lado de um tigre, com quem eventualmente desenvolve uma conexão.
O Regresso
Numa expedição pelas florestas norte-americanas, o explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é brutalmente atacado por um urso e abandonado à morte pelos companheiros de sua própria equipe de caçadores. Para sobreviver, Glass resiste ao sofrimento inimaginável e atravessa o duro inverno em busca de vingança.
007 – Operação Skyfall
Quando uma operação dá errado e M tem sua autoridade questionada, colocando todo o MI6 em risco, a única pessoa em que ela pode contar é Bond, que deverá investigar uma nova ameaça muito mais pessoal.
Suspiria
Quando uma nova aluna chega a uma prestigiada escola de Ballet na Alemanha, uma série de assassinatos e coisas ainda mais sinistras começam a acontecer ao seu redor.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Vencedor do Oscar 2017, “Moonlight” acompanha a vida de um jovem negro e homossexual que cresce numa comunidade violenta em Miami, onde vive com sua mãe viciada e busca refúgio ao lado de um traficante de drogas.
A forma da água
Vencedor do Oscar 2018, “A Forma da Água” é um conto de fadas ambientado nos Estados Unidos durante a Guerra Fria. No laboratório secreto e de alta segurança onde trabalha, a solitária faxineira muda Elisa (Sally Hawkins) e sua colega Zelda (Octavia Spencer) descobrem uma experiência secreta envolvendo uma criatura aquática.
20 filmes em preto e branco que você precisa assistir pelo menos uma vez na vida
Filmes antigos e novos ganham expressividade com a limitação de cores
11 filmes positivos que vão fazer seu dia ficar melhor
Quando estiver se sentindo para baixo, recorra a essa lista!
10 filmes apaixonantes para quem ama livros
Uma lista irresistível para quem não sai de casa sem um livro na bolsa