10 filmes imperdíveis que falam sobre intolerância e merecem sua atenção
Confira títulos que abordam temas importantes como discriminação, racismo, sexismo, homofobia e outros.
Foto: Divulgação
Por definição, intolerância significa a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes, tendo a exaltação e emoção como o fator principal que a diferencia da discordância respeitosa e até mesmo saudável.
O cinema bebeu desta fonte e nos presenteou com títulos incríveis, como o belíssimo longa argentino "Relatos Selvagens", que reúne seis histórias vividas por personagens que são confrontados por situações extremistas e têm reações de intolerância que flertam com a perda de controle.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu esse e outros filmes que falam sobre intolerância e merecem sua atenção. Confira:
Relatos Selvagens
Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.
Continua depois da publicidade
O Bar
O Bar é um filme de suspense espanhol que flerta com a comédia. Dirigido, produzido e co-escrito por Álex de la Iglesia, o longa conta a história de um bar no centro de Madri, onde várias pessoas tomam café da manhã tranquilamente, como de costume. Mas, quando um dos clientes leva um tiro na cabeça ao colocar os pés fora, o clima de tensão invade o local. Agora eles estão presos, já que temem sair e também serem mortos. O problema é que a convivência com estranhos pode ser tão perigosa quanto se arriscar do lado de fora.
13ª Emenda
13th é um documentário estadunidense de 2016, dirigido por Ava DuVernay, que discute a décima terceira emenda da Constituição dos Estados Unidos - "Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado" - e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos. O longa faz uma reflexão sobre a relação cruel entre o racismo e o sistema carcerário do país.
A Outra História Americana
Vivendo uma vida marcada pela violência e racismo, o neonazista Derek Vinyard finalmente vai para a prisão depois de matar dois jovens negros que tentaram roubar seu carro. Após a sua libertação, Derek promete mudar seu jeito e espera evitar seu irmão mais novo, Danny, que idolatra Derek, de seguir os seus passos enquanto ele luta contra seus próprios preconceitos.
Estrelas Além do Tempo
O filme se passa em 1961, em plena Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigado a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito e intolerância arraigados, para que consigam ascender em suas carreiras.
Histórias Cruzadas
Nos anos 60, em uma pequena cidade do Mississippi, Skeeter está determinada a se tornar escritora. Assim, ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.
Clube de Compras Dallas
Clube de Compras Dallas é baseado na história real do eletricista texano Ron Woodroof. Após ser diagnosticado com o vírus da AIDS, na década de 1980, ele entra em uma batalha contra a indústria farmacêutica e os próprios médicos. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.
Meninos Não Choram
No longa, Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma e apaixona-se pela garota com quem sai. Entretanto, quando sua identidade sexual vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.
Crash: No Limite
Tensões raciais emergem em uma série de histórias envolvendo moradores de Los Angeles. Diversos personagens das mais variadas origens étnicas se cruzam em um incidente. Os diferentes estereótipos que a sociedade criou para esses grupos raciais afeta seu julgamento, crenças e atitudes, o que causa problemas e tensões para todos.
A Cor Púrpura
O longa, que é um clássico do cinema, passa pelos 40 anos de vida de Celie, uma mulher afro-americana que sobreviveu ao abuso e intolerância de seu pai. Depois de ser obrigada a casar com o desagradável Sr. Albert Johnson, as coisas vão de mal a pior. Celie, então, procura encontrar companhia em qualquer lugar que pode. Perseverante, ela mantém o sonho de um dia reencontrar sua irmã na África.