Confira longas que fogem do padrão e surpreendem não apenas pela temática, mas também pela condução da história.
Foto: Divulgação
Assistir a um filme clichê pode ser bom para alguns dias preguiçosos, mas, sem dúvidas, também pode ser uma grande decepção. Na contramão dos estereótipos, alguns longas surpreendem não apenas pela temática, mas também pela condução da história que, mesmo que seja simples, é capaz de nos surpreender positivamente.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 filmes imperdíveis para quem odeia clichês. Confira:
Birdman: A Inesperada Virtude da Ignorância
Riggan Thomson é um ator que, no passado, ficou conhecido por interpretar Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, ao recusar-se a gravar o quarto filme com o mesmo personagem, sua carreira começa a decair. Em uma tentativa de recuperar a fama perdida e o reconhecimento do público, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway.
Continua depois da publicidade
Amores Imaginários
Com uma fotografia belíssima, o filme conta a história de Francis e Marie, amigos inseparáveis que veem suas vidas mudarem ao conhecerem Nicolas, um charmoso rapaz que acaba conquistando o coração de ambos, e o que era uma amizade passa a ser uma grande disputa.
Her
Theodore é um solitário escritor que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, apaixona-se pela voz do programa, dando início a uma relação amorosa. O longa traça uma visão sensível e incomum sobre a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.
Manchester à Beira Mar
Lee Chandler é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.
Animais Noturnos
Susan é uma negociante de arte que se sente cada vez mais isolada do parceiro. Um dia, recebe um manuscrito de autoria de Edward, seu primeiro marido. Por sua vez, o trágico livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que leva sua esposa e filha para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento ao cruzar o caminho de uma gangue. Durante a tensa leitura, Susan pensa sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e relembra traumas de seu relacionamento fracassado.
Corra!
Chris é jovem que está prestes a conhecer a família de sua namorada. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família é apenas uma tentativa de lidar com o relacionamento da filha com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que eles escondem algo muito mais perturbador.
Relatos Selvagens
O longa argentino reúne seis histórias que colocam a realidade crua e imprevisível diante dos personagens, que caminham sobre a civilização e a barbárie. Assim, diferentes situações de confronto nos mostram como é possível perder o controle que, talvez, só exista em nossa fantasia.
Mommy
Dirigido por Xavier Dolan, o drama canadense conta a história de Diane Després, uma viúva que luta para criar o filho Steve, um adolescente imprevisível com TDHA que, em certas ocasiões, pode se tornar muito violento. O jovem conta com o amor de sua excêntrica mãe e o carinho de sua nova e misteriosa vizinha, Kyla.
O Grande Hotel Budapeste
Na década de 1930, o gerente de um famoso hotel europeu torna-se muito amigo de um jovem companheiro de trabalho. Os dois acabam se envolvendo no roubo de um famoso quadro de valor inestimável e na batalha por uma fortuna de família. O filme mostra as mudanças históricas na Europa que ocorreram durante os anos 20.
Mãe!
Dirigido pelo sempre polêmico Darren Aronofsky (“Cisne Negro” e “Réquiem Para Um Sonho”) e estrelado por Jennifer Lawrence e Javier Bardem (além de Michelle Pfeiffer, Ed Harris e Domhnall Gleeson), “mãe!” é um terror psicológico sobre um casal que recebe visitas inesperadas em sua casa, colocando em cheque sua relação familiar e muito mais.