Filmes imperdíveis da Mostra Internacional de Cinema 2014
Confira 15 destaques da programação deste ano na Mostra.
Mostra 2014
A Gangue (Plemya, Myroslav Slaboshpytskiy, Ucrânia) (Divulgação)
Chega a São Paulo a 38ª edição da Mostra Internacional de Cinema, trazendo a 35 salas mais de 300 filmes de cerca de 60 países, tudo em apenas duas semanas. Para ajudar você a montar seu roteiro para esta Mostra, o Guia da Semana selecionou 15 destaques da programação. Confira:
*Foram desconsiderados filmes “Dois Dias, Uma Noite” e “Relatos Selvagens”, que estrearão no circuito comercial em outubro
A Gangue (Myroslav Slaboshpytskiy)
"Falado" totalmente em linguagem de sinais ucraniana, sem legendas ou tradução, "A Gangue" é o típico filme provocativo que leva os cinéfilos mais curiosos à Mostra. O filme acompanha um garoto que chega a um colégio interno, onde entra para uma gangue juvenil. Aos poucos, o novato vai ganhando espaço, até se tornar uma peça decisiva para o futuro do grupo.
Juliette Binoche é Maria Enders, uma atriz que se prepara para atuar numa remontagem do grande sucesso de sua carreira. Vinte anos antes, ela interpretara uma jovem sedutora que levava sua chefe ao suicídio; agora, ela viverá a chefe e seu antigo papel será dado a uma estrela em ascensão.
Vencedor do Festival de Brasília, “Branco Sai Preto Fica” aposta numa mistura ousada de ficção científica e reflexão sobre a estrutura social e racial brasileira. Tudo começa com um baile funk nos anos 80 e dois homens feridos. Outro chega do futuro para analisar a situação.
Casa Grande (Fellipe Barbosa)
Favorito do público no Festival do Rio deste ano, “Casa Grande” mostra a angústia de um adolescente superprotegido pelos pais, que passam por uma fase de decadência financeira. Em meio à queda, também sofrem as consequências os empregados da casa.
Força Maior (Ruben Ostlund)
Uma família sai para passar as férias numa estação de esqui, como forma de reaproximar o pai ausente dos filhos e da esposa. Lá, uma avalanche atinge o restaurante onde eles almoçam, mas não os fere fisicamente – as reações ao acidente, porém, causarão danos permanentes à família.
Foxcatcher – Uma História Que Chocou O Mundo (Bennett Miller)
O drama de Bennett Miller, baseado em fatos reais, conta a história de um milionário excêntrico (Steve Carell) e sua trágica relação com dois atletas irmãos (Channing Tatum e Mark Ruffalo), durante os treinamentos para os Jogos Olímpicos de Seul.
Jia Zhangke, Um Homem De Fenyang (Walter Salles)
Dirigido por Walter Salles, o documentário tenta captar o valor afetivo e histórico dos filmes do cineasta chinês Jia Zhangke, voltando com ele às locações e organizando reencontros com atores e colaboradores.
Leviatã (Andrey Zvyagintsev)
Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro em Cannes, o longa russo mostra a vida de um mecânico cuja casa e a oficina estão na rota de desapropriação pela prefeitura. Preocupado não apenas com o bem estar da família, mas também em perder a beleza daquela paisagem, ele resiste o quanto pode.
Livre (Jean-Marc Vallée)
O diretor de “Clube de Compras Dallas” traz à Mostra seu novo trabalho, “Livre”. Nele, Reese Witherspoon vive Cheryl, uma mulher que cai numa vida decadente após a morte da mãe, mas, depois, decide embacar numa longa viagem a pé para deixar o passado para trás.
Stellan Skårsgard interpreta Nils, um homem cujo trabalho é limpar a neve nas montanhas da Noruega. Ele leva uma vida correta e recebe o prêmio de Cidadão do ano, mas, quando seu filho é assassinado, sua postura muda radicalmente e, em busca de vingança, ele se envolve numa guerra entre gangues e transforma a neve num campo sangrento.
Pássaro Branco Na Nevasca (Gregg Araki)
Inspirado no livro de Laura Kasischke, o filme traz Eva Green no papel de Eve, uma dona de casa aparentemente perfeita que enlouquece pouco a pouco. Já Shailene Woodley é Kat, sua filha adolescente, que hesita em lidar com a dor depois que sua mãe desaparece sem deixar vestígios.
Vencedor do Festival do Rio 2014, “Sangue Azul” conta a história de Zolah (Daniel de Oliveira), um menino separado da irmã na infância, por causa de um relacionamento incestuoso da mãe. Zolah cresce trabalhando no circo e, um dia, retorna à ilha onde nasceu e tenta resgatar os laços perdidos.
Sinfonia Da Necrópole (Juliana Rojas)
Depois de flertar com o horror em “Trabalhar Cansa”, Juliana Rojas mergulha num gênero quase oposto em “Sinfonia da Necrópole”: a comédia musical. O filme se passa num cemitério em São Paulo, onde um aprendiz de coveiro e uma funcionária novata têm a missão de recadastrar os túmulos abandonados, despertando estranhos acontecimentos.
Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência (Roy Andersson)
Vencedor do Leão de Ouro em Veneza, o filme com o título mais longo da Mostra acompanha dois homens entediados, que viajam vendendo produtos curiosos que provocam reflexões sobre a vida, o mundo atual e a vulnerabilidade do homem.
Winter Sleep (Nuri Bilge Ceylan)
Grande vencedor da Palma de Ouro deste ano, “Winter Sleep” é um filme gelado e isolado. Num pequeno hotel na Anatólia, um homem se refugia do mundo exterior enquanto enfrenta de perto seus problemas familiares: a relação com a esposa é difícil e a irmã está se recuperando de um divórcio.