20 filmes e séries da Netflix que todo apaixonado por psicologia deveria assistir
"13 Reasons Why" e "Black Mirror" são algumas das séries que provocam reflexões sobre o tema.
Psicologia
Foto: Divulgação
O que pensa o ser humano? Como ele reage, como funcionam seus instintos, como a sociedade influencia em suas decisões conscientes e inconscientes? A psicologia é um dos campos mais intrigantes da ciência, tanto na vida real quanto na ficção. Se você também adora histórias que provocam reflexões e alimentam longas conversas após a sessão, esta lista é para você!
Confira 20 filmes e séries disponíveis na Netflix que todo apaixonado por psicologia deveria assistir:
Maniac
Owen é um jovem rico e esquizofrênico. Annie tem uma vida conturbada por sérios problemas familiares. Dois estranhos, eles se inscrevem numa bizarra experiência para compreender a mente humana, com o objetivo de terminar qualquer tipo de dor humana, misturando fantasia e realidade.
Continua depois da publicidade
13 Reasons Why
Fenômeno nas redes sociais, a série é uma adaptação do romance “Os 13 Porquês”, de Jay Asher, e conta a história de uma adolescente que comete suicídio, deixando para seu colega de classe e crush 13 fitas cassete contando os motivos que levaram à sua decisão. A série tem levantado discussões importantes sobre o suicídio juvenil, o bullying e a importância do diálogo para a prevenção de tragédias como essa.
The Discovery
Após comprovar cientificamente a existência de vida depois da morte, um cientista vê sua descoberta liberar um verdadeiro caos em meio a população, causando uma onda de suicídios. Em meio a este turbilhão, seu filho se apaixona por uma mulher que tem um passado marcado por eventos trágicos.
The OA
Desaparecida há sete anos, Prairie é encontrada e retorna à casa de seus pais, mas um mistério logo ganha o interesse da vizinhança e da mídia: quando desapareceu, ela era cega e, agora, Prairie pode enxergar. Sob olhares de reprovação e medo, ela contará sua história apenas para algumas pessoas selecionadas e explicará por que prefere ser chamada de “OA”. Apesar de conter elementos fantasiosos, a série lida com temas como o sequestro, o cativeiro, o bullying e as consequências psicológicas de um trauma.
Life Animated
Indicado ao Oscar 2017, o documentário conta a história de um jovem autista que reaprendeu a se comunicar com sua família e com o mundo por meio de animações infantis da Walt Disney. Agora, ele se prepara para deixar a escola especializada e encarar a vida adulta.
Bates Motel
Inspirada no clássico “Psicose”, de Alfred Hitchcock, “Bates Motel” acompanha a formação do vilão Norman Bates até os eventos apresentados no filme. Na série, podemos ver com mais detalhes o relacionamento entre ele e sua mãe durante a adolescência.
Sense8
Criada pelas irmãs Wachowski, a série mostra oito jovens vivendo em diferentes pontos do mundo, com diferentes crenças e estilos de vida, que se veem misteriosamente conectados, física e mentalmente. Aos poucos, eles vão descobrindo como suas habilidades podem se complementar e vão aprendendo a compreender e amar uns aos outros. Eles também aprendem, porém, que estão sendo caçados por um homem com interesses obscuros que pode invadir suas mentes.
Frank
Um jovem músico tem a oportunidade de entrar para uma banda indie quando um dos seus integrantes morre. Animado, ele aceita morar por alguns meses com o grupo numa casa de campo para ensaiar, mas sua sanidade é testada quando ele descobre que o genial vocalista, famoso por vestir uma gigantesca cabeça sintética durante os shows, na verdade passa todas as suas horas com o acessório, como se ele fosse parte do seu corpo.
Enquanto Somos Jovens
Um casal nos seus quarenta anos, sem filhos, começa a questionar tudo o que pensava saber sobre a vida, a carreira e o amor quando conhece um casal mais jovem, ambicioso e ousado como eles nunca foram.
Foi Apenas Um Sonho
Frank e April estão bem distantes da convencionalidade dos subúrbios. No entanto, é exatamente isso que os irrita quando compram uma casa em Connecticut. Ele trabalha 10 horas por dia em um emprego que odeia enquanto ela, uma dona de casa na década de 1950, anseia por realização e paixão. Rebelando-se contra o tédio de suas vidas, o casal planeja uma fuga que vai por à prova seus limites.
O Mínimo pra Viver
Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.
Black Mirror
“Isso é tão...” – com certeza você já ouviu essa expressão, não é? Mas, afinal, o que é “Black Mirror”? Lançada em 2011, mas popularizada em 2016 com a incorporação pela Netflix (as duas primeiras temporadas não são originais da marca), a série tem o formato de antologia e narra diferentes histórias sombrias ligadas à relação do ser humano com a tecnologia. Temas como política, ética e comportamento social são especialmente fortes na obra e podem provocar reflexões perturbadoras.
The Sinner
A investigação acerca de um crime precisa acabar quando se sabe qual foi o crime e quem foi o criminoso? Quando uma jovem mãe de família comete um crime nefasto em público e se vê incapaz de explicar o motivo que a levou àquele estado de fúria súbito, um investigador se torna cada vez mais obcecado em entender as profundezas da psique da mulher, desenterrando os momentos de violência que ela tenta manter no passado, longe dos olhos do mundo.
The Affair
"The Affair" explora os efeitos emocionais de uma relação extraconjugal entre Noah Solloway e Alison Bailey depois de se conhecerem em um restaurante de Montauk. Noah é um professor de Nova York que publicou um livro, mas está com dificuldades de escrever o segundo. Tem um casamento feliz com Helen, com quem tem três filhos, mas sente-se incomodado por depender financeiramente de seu sogro. Alison é uma jovem garçonete que está tentando juntar os pedaços da vida e do casamento que tinha para conseguir superar a morte de seu filho.
O Alienista
A sériese passa na Nova York de 1895 e acompanha o alienista Dr. Laszlo Kreizler, um tipo de psiquiatra que acredita que doentes mentais, incluindo criminosos, estavam “alienados” de sua real natureza. Ele é convidado para encontrar um serial killer que tem assassinado jovens meninos que se prostituem. Nessa investigação, ele contará com a ajuda da secretária Sara Howard e do ilustrador do New York Times John Moore.
Mindhunter: Caçador de Mentes
Estados Unidos, 1977. Holden Ford e Bill Tench, dois agentes do FBI, possuem um plano ambicioso em mente: desenvolver a primeira pesquisa nos EUA sobre a mente dos assassinos. Para isso, eles precisam ganhar a confiança dos detentos e superar uma série de desafios.
Manhunt: unabomber
Um retrato sobre o dia a dia de agentes do FBI em suas missões para desvendar célebres casos criminais. A primeira investigação é sobre uma caçada de aproximadamente 20 anos para capturar Ted Kaczynski, mais conhecido como o terrorista "Unabomber", que foi condenado à prisão perpétura por ter participado de uma série de atentados nos Estados Unidos.
O Quarto de Jack
Joy e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.
O Experimento de Milgram
Na década de 60, o psicólogo Stanley Milgram se tornou conhecido pelos seus experimentos de obediência, inspirados pelos eventos do Holocausto. Em seu trabalho, pessoas comuns eram levadas a dar o que acreditavam serem dolorosos choques elétricos em outras pessoas, mesmo quando escutavam gritos de dor.
Gypsy
Na década de 60, o psicólogo Stanley Milgram se tornou conhecido pelos seus experimentos de obediência, inspirados pelos eventos do Holocausto. Em seu trabalho, pessoas comuns eram levadas a dar o que acreditavam serem dolorosos choques elétricos em outras pessoas, mesmo quando escutavam gritos de dor.