7 filmes do cineasta Wes Anderson que você precisa assistir
Com estilo peculiar, diretor de 49 anos é um dos mais influentes do cinema atual.
Foto: Divulgação
Só quem ama cinema sabe como é incrível identificar o filme de um diretor por uma única cena - e quem acompanha o trabalho de Wes Anderson sabe muito bem o que isso significa. Um dos diretores jovens mais influentes do cinema atual, seus traços marcantes e peculiares nos levam a reconhecer imediatamente suas produções. Simétrico e com uma paleta de cores meticulosamente controlada, o cineasta possui uma fotografia bem característica e segue uma estrutura rica, sensível e majestosa.
A sensação é que Wes sabe cuidar muito bem dos olhos do público e usa cada espaço com sabedoria. Leves, os personagens estão quase sempre paralelos à câmera ou andando em direção a ela, característica essa que se une ao equilíbrio impecável das cenas, que permitem uma composição única em toda a sua filmografia.
Além disso, personagens desconexos, contextos nonsenses, teatralização de contextos cotidianos, diálogos incríveis e sutileza emocional também fazem parte de algumas das características do diretor, que faz uma verdadeira obra com cada um de seus filmes.
O Guia da Semana reuniu 7 filmes do cineasta Wes Anderson que você precisa assistir hoje mesmo. Confira:
O Grande Hotel Budapeste
Em "O Grande Hotel Budapeste", Wes Anderson conta a história da amizade de Gustave H, o zelador de um grande hotel de luxo na Europa, e Zero Moustafa, um jovem empregado. Os dois se conhecem entre as duas guerras mundiais e vivem as aventuras mais improváveis juntos, como o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.
Continua depois da publicidade
Moonrise Kingdom
Em uma ilha na região da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, durante os anos 1960, o jovem garoto Gilman e sua amiga Kara se apaixonam e, após trocarem cartas, decidem fugir juntos. No entanto, eles não esperavam que toda a cidade se mobilizasse para encontrá-los.
Os Excêntricos Tenenbaums
No longa, Royal Tenenbaum e sua esposa Etheline Tenenbaum são pais de três filhos, Chas, Margot e Richie. Já divorciados, o passar dos anos fez com que cada um dos filhos demonstrasse diferentes talentos, todos bem-sucedidos. Chas resolveu investir em bens ainda adolescente, demonstrando um dom natural para finanças. Margot tornou-se uma escritora de sucesso e Richie um tenista profissional famoso. Mas todo sucesso dos jovens é esquecido quando o pai resolve lutar pelo amor de Etheline, que está prestes a se casar com o contador.
O Fantástico Senhor Raposo
O Sr. Raposo, a Sra. Raposa e seu filho moram em uma árvore na colina e têm como vizinhos o Coelho, a Doninha e o Texugo. Após descobrir a gravidez da esposa, o Sr. Raposo prometeu que deixaria a vida de roubos de galinhas e iniciou uma respeitável carreira de colunista de jornal. Porém, o novo lar é próximo de muitas fazendas, o que faz com que ele volte à velha vida, às escondidas, o que coloca em risco não somente o seu casamento, mas também a vida de sua família e amigos.
A Viagem a Darjeeling
Os irmãos Francis, Peter e Jack não se falam há um ano. Para acabar com a barreira que existe entre eles e buscar algum tipo de auto-conhecimento, decidem fazer uma viagem de trem pela Índia. Entretanto, devido a incidentes como a compra de analgésicos sem prescrição médica, o uso de xarope para tosse indiano e um spray de pimenta, a viagem muda de rumo e faz com que fiquem perdidos no meio do deserto com 11 malas, uma impressora e uma máquina plastificadora.
Três é Demais
Em 'Três é Demais', Max Fischer tem quinze anos e conseguiu uma bolsa de estudos em Rushmore, uma escola preparatória para jovens de famílias ricas. Com as notas baixas e o risco de ser expulso, torna-se amigo de Herman Blume, um magnata que atravessa uma depressão. Ao mesmo tempo, Max se apaixona por Rosemary, uma professora recém viúva que acha que Max muito novo para ela. Além disso, Herman também se apaixona por Rosemary, os dois se envolvem e nasce uma rivalidade entre Fischer e Blume.
A Vida Marinha com Steve Zissou
O lendário explorador subaquático Steve Zissou é famoso pelos seus rompantes de temperamento e também pelos documentários que faz sobre a vida no fundo dos oceanos. Entretanto, apesar do sucesso, seu melhor amigo foi recentemente devorado por um tubarão-jaguar, ele precisa lidar com os boatos de que está perdendo seu talento e tenta entender o súbito aparecimento de um co-piloto que diz ser seu filho nunca visto. Zissou, então, se prepara para realizar seu maior feito cinematográfico, que permitirá que recupere seu status, seja o pai que nunca imaginou poder ser e ainda se vingar do tubarão-jaguar.