6 filmes do diretor Alejandro Gonzales que merecem o seu tempo
Imensamente premiado, o cineasta conta com uma filmografia de peso em seu currículo.
Foto: Divulgação
Se você ama cinema, mas ainda não conhece a filmografia do diretor Alejandro Gonzales, não sabe o que está perdendo. O cineasta e argumentista mexicano coleciona diversos prêmios e conta com filmes incríveis em seu currículo. Sensível e certeiro, seus longas trazem reflexão e profundidade em situações simples e inéditas, deixando aquela sensação de pós-filme arrebatadora.
Assim como Birdman, onde Michael Keaton interpreta um ator decadente que briga com seu ego de forma brilhante, outras produções de Gonzales marcam e fazem história no cinema e também no público. Confira algumas que merecem o seu tempo:
O Regresso
Numa expedição pelas florestas norte-americanas selvagens, o lendário explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é brutalmente atacado por um urso e abandonado à morte pelos companheiros de sua própria equipe de caçadores. Para sobreviver, Glass resiste ao sofrimento inimaginável, bem como a traição de seu confidente John Fitzgerald (Tom Hardy). Guiado por pura força de vontade e amor à sua família, enfrenta um inverno cruel e uma busca incessante para sobreviver e encontrar a redenção.
Continua depois da publicidade
Birdman
"Birdman", também conhecido como "A Inesperada Virtude da Ignorância", é uma comédia com um humor ácido, que conta a história de um ator (Michael Keaton) famoso por interpretar um icônico super-herói, enquanto ele faz de tudo para montar uma peça na Broadway. Às vésperas da estreia, ele vai lutar com seu ego e tentar recuperar sua família, sua carreira e ele mesmo.
Amores Perros
O filme se passa na Cidade do México, onde acontece um terrível acidente automobilístico que envolve três pessoas que têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio (Gael García Bernal), que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana (Vanessa Bauche), usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel (Álvaro Guerrero) resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria (Goya Toledo), uma bela modelo por quem está apaixonado. Por último, Chivo (Emilio Echevarría), um ex-guerrilheiro comunista que atua como matador de aluguel depois de passar muitos anos preso.
Biutiful
Uxbal (Javier Bardem) coordena vários negócios ilícitos, que incluem a venda de produtos nas ruas da cidade e a negociação do trabalho de um grupo de chineses, cujo custo é bem menor por não serem legalizados e viverem em condições desumanas. Ele possui o dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para cobrar das pessoas que desejam saber mais sobre seus entes que partiram há pouco tempo. Assim, precisa conciliar sua agitada vida com o papel de pai de dois filhos, até descobrir que está com câncer e que tem pouco tempo de vida.
21 Gramas
Paul (Sean Penn), Jack (Benicio Del Toro) e Cristina (Naomi Watts) têm seus destinos cruzados em função de um acidente. A partir dele serão testados os limites do amor e da vingança, assim como a promessa da redenção. Vinte e um gramas é o peso que uma pessoa perde no momento da morte, e também o peso carregado pelos que sobrevivem.
Babel
Um ônibus turístico atravessa uma região do Marrocos e entre os passageiros estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha a aceitar a perda; no México, para onde a babá acaba levando as crianças; e ali mesmo, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.