10 filmes de Woody Allen que você deveria assistir
Diretor nova-iorquino é conhecido por fugir de roteiros de ação e retratar as imperfeições do ser humano.
Foto: Divulgação
Não espere encontrar tiros, carros em alta velocidade, mulheres indefesas ou qualquer tipo de ação nos filmes de Woody Allen. Na direção contrária, é a complexidade da simplicidade que está presente em seus longas. Com temas culturais que refletem a imperfeição do ser humano, o nova-iorquino sabe ser certeiro, com sutileza, no trato de relações.
Autocrítico, Woody Allen dá vida a personagens que refletem a si mesmo. Seus protagonistas são, em sua maioria, pessimistas, trabalhados na ironia e com dificuldade para lidar com relacionamentos. Coincidência ou não, Allen é cercado de polêmicas em sua vida pessoal – divórcios, o conturbado relacionamento com Mia Farrow, acusações de abusos e o casamento com uma das filhas adotivas.
Hoje, aos 80 anos de idade, conta com mais de 50 longas em seu currículo e construiu uma trajetória como um artista completo, tendo em vista que, além de cineasta, é escritor, roteirista e músico.
O Guia da Semana reuniu 10 filmes do Woody Allen que você precisa assistir. Confira:
Vicky Cristina Barcelona
As amigas Vicky e Cristina passam férias em Barcelona. Vicky está noiva e é sensata nas questões do amor. Cristina é pura emoção e ama a paixão. Durante uma exposição de arte, as duas se encantam pelo pintor Juan Antonio, que as convida, durante um jantar, para uma viagem. Em meio a um relacionamento problemático com sua ex esposa, as coisas pioram porque as duas, cada uma de sua forma, se interessam por ele e, assim, iniciam um quadrado amoroso.
Continua depois da publicidade
Para Roma com Amor
O longa é dividido em quatro núcleos. Um casal americano viaja para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Leopoldo é um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Um arquiteto da Califórnia visita a Itália com um grupo de amigos. Por último, dois jovens recém-casados se perdem pelas confusas ruas de Roma.
Meia Noite em Paris
Gil sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez, e seus sogros, que não o aprovam. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.
Blue Jasmine
Jasmine é uma mulher rica que perde tudo e vai morar com a irmã em São Francisco. A adaptação à vida simples e a aceitação de que sua realidade não é mais a mesma levam Jasmine a uma depressão profunda, e, antes de poder ser ajudada por alguém, ela precisa lidar com seus monstros sozinha.
Contos de Nova York
Contos de Nova York reúne três contos. Em "Lições de Vida", dirigida por Martin Scorsese, Lionel é um famoso artista plástico que fica arrasado quando sua namorada planeja abandoná-lo. Na segunda, "A Vida Sem Zoe", dirigida por Francis Ford Coppola, Zoe é uma menina que vive esquecida em um hotel de luxo enquanto seus famosos pais viajam o mundo. Na terceira, "Édipo Arrasado", dirigida por Woody Allen, Sheldon Mills é um advogado que não consegue se libertar da mãe dominadora.
Igual a Tudo na Vida
Jerry é um aspirante a escritor que vive em Nova York e se apaixona por uma jovem volúvel e peculiar. Durante uma conversa com um taxista, começou a divagar sobre questões existenciais e ficou impressionado com o que ouviu: eram "iguais a tudo na vida". Porém, ele descobre que a vida com a imprevisível Amanda não é, em absoluto, igual a tudo na vida.
Annie Hall / Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
Alvy é um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.
Scoop: O Grande Furo
A estudante de jornalismo Sondra Pransky está em busca de uma grande chance na profissão. Durante um show de mágica de Sidney Waterman, ela é chamada ao palco para fazer o truque de desmaterialização. A garota entra em uma caixa mas, enquanto o truque acontece, surge para ela o espírito do repórter Joe Strombel, morto recentemente, que lhe oferece um grande furo: a identidade do assassino do tarô.
Match Point
Chris é um jogador de tênis profissional que, cansado da rotina, decide abandonar o circuito e se dedicar a dar aulas do esporte em um clube de elite. É lá que conhece Tom, filho de família rica que logo se torna seu amigo devido a alguns interesses em comum. Convidado para ir à ópera, Chris conhece Chloe, irmã de Tom. Logo os dois iniciam um relacionamento, para a alegria dos pais dela. Só que Chris fica abalado quando conhece Nola, a bela namorada de Tom.
Café Society
À procura de mais oportunidades na vida, Bobby troca o trabalho com o pai em Nova York por Hollywood, onde tem uma oportunidade com o tio, Phil. Logo ele se apaixona pela charmosa assistente, Vonnie, mas descobre que ela já está envolvida com outro homem.