"O Grande Dragão Branco", "Rocky – Um Lutador" e "Menina de Ouro" estão na lista.
Lutadores
Foto: Divulgação/Globo Filmes
Os filmes de luta são grandes clássicos do cinema e ao longo dos anos muitos títulos tornaram-se referência no assunto. É o caso de longas como "O Grande Dragão Branco", estrelado pelo gigante Jean-Claude Van Damme; "Rocky – Um Lutador" e "Menina de Ouro".
Entre o kung fu e o UFC, o Guia da Semana lista 15 filmes com grandes lutadores que fizeram história nas telonas. Confira:
Operação Dragão (1973)
Se tem um nome que não pode faltar nesta lista, é Bruce Lee. No longa, Lee foi recrutado para investigar um torneio organizado por Han (Kieh Shih), que serve de fachada para a venda de ópio. Roper (John Saxon) e Williams (Jim Kelly) lutaram na Guerra do Vietnã e resolveram competir no torneio devido a problemas distintos. Enquanto Roper está fugindo da máfia, devido a dívidas de jogo, Williams está cansado de ser atormentado por policiais racistas e resolveu usar o carro para fugir deles. Lee também entra no torneio e, além de desmascarar Han, tem como objetivo retirar Roper e Williams do local com vida.
Continua depois da publicidade
Rocky – Um Lutador (1976)
Primeiro de seis filmes, o clássico dos anos 70 apresenta Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como "cobrador" de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a idéia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário. Mas Rocky decide treinar de modo intensivo, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.
O Mestre Invencível (1978)
Antes de ser famoso no ocidente, Jackie Chan já era uma estrela em filmes chineses de kung-fu, misturando lutas mirabolantes (sem dublês) e aquele humor pastelão. Em “O Mestre Invencível”, um de seus filmes mais engraçados, Jackie interpreta o jovem Wong Fei-Hung. Cansado de tentar lhe ensinar kung fu, seu pai o envia para o tio, um excêntrico mestre no estilo “bêbado”.
Touro Indomável (1980)
Robert De Niro vive Jake LaMotta, um boxeador furioso que não consegue ter o mesmo sucesso que tem nos ringues na vida pessoal. Explosivo, ele encara a vida como uma luta e desconta sua raiva nas pessoas à sua volta, isolando-se aos poucos.
Karate Kid (1984)
O clássico dos anos 80 deu origem a vários outros filmes semelhantes, incluindo um remake com Jackie Chan e Jaden Smith. No original, Ralph Macchio vive Daniel, um jovem que se muda para a Califórnia e sofre com um grupo de meninos que querem bater nele. Para protegê-lo e, ainda, ensinar uma lição ao mestre dos garotos, o jardineiro Sr. Miyagi (Pat Morita) decide ensinar a Daniel a arte do karate.
O Grande Dragão Branco (1988)
Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) passou boa parte da vida sendo treinado por Tanaka (Roy Chiao) para participar do kumite, um torneio mundial de artes marciais onde é comum que os participantes se machuquem seriamente e, às vezes, sejam mortos. Apesar de seus superiores no exército afirmarem que precisam dele, Frank ainda assim decide partir rumo à competição. Dois oficiais são enviados para segui-lo, mas Frank consegue despistá-los em Hong Kong. Ao iniciar o torneio Frank logo percebe que seu principal adversário será o atual campeão, Chong Li (Belo Yeung), que tem matado alguns de seus oponentes.
Clube da Luta (1999)
Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.
Hurricane- O Furacão (1999)
Baseado numa história real, o filme conta a história de Rubin “Hurricane” Carter (Denzel Washington) que, em junho de 1966, era um forte candidato ao título mundial de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado "The 16th round", em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.
Gladiador (2000)
Maximus (Russell Crowe) é um general, tão fiel ao imperador que é escolhido para ser seu sucessor, em lugar do verdadeiro filho. Após a morte do governante, porém, Maximus tem sua família assassinada e é enviado para passar o resto dos dias como um gladiador, lutando diariamente por sua vida e por vingança.
Ali (2001)
Cassius Clay (Will Smith) era um grande lutador nos ringues de boxe e uma pessoa inteligente fora deles, onde impressionava pelo seu fácil palavreado. Ele logo se tornou uma das principais personalidades do esporte mundial nos anos 60, principalmente após se converter ao islamismo, trocar seu nome para Muhammad Ali e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã.
Menina de Ouro (2004)
Neste vencedor do Oscar, Hilary Swank vive uma mulher determinada, que quer se tornar uma lutadora de boxe e pede para ser treinada por Frankie (Clint Eastwood). Ele, por sua vez, cultiva um comportamento isolado e amargurado por ter se afastado da filha.
O Lutador (2008)
Randy (Mickey Rourke) é um lutador decadente, que ainda consegue poucos trabalhos em shows de luta livre, mas precisa aceitar que sua carreira não é mais a mesma. Enquanto tenta dar um novo rumo à sua vida e se reaproximar da filha, ele encontra a chance de lutar contra um antigo rival e, quem sabe assim, recuperar a fama.
O Vencedor (2010)
O filme se passa em 1993. Dicky Ecklund (Christian Bale) teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, apesar de ter desperdiçado a carreira devido às drogas. Micky Ward (Mark Wahlberg), seu irmão, tenta agora a sorte no mundo do boxe, sendo treinado por Dicky e empresariado por Alice (Melissa Leo), sua mãe. Só que a família sempre o coloca em segundo plano em relação a Dicky, o que impede que Micky consiga ascender no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar a carreira de forma mais profissional.
Gigantes de Aço (2011)
Num futuro próximo, as lutas reais foram substituídas por lutas entre robôs, controlados por humanos de fora do ringue. Charlie (Hugh Jackman) foi um pugilista, mas hoje sofre para se encaixar no novo esporte. Quando sua ex-mulher morre, ele descobre que precisará cuidar do filho, de onze anos.
Aldo - Mais Forte Que O Mundo (2016)
Nascido e criado em Manaus, José Aldo (José Loreto) precisa lidar com a truculência do pai, Seu José (Jackson Antunes), que além de se embebedar constantemente ainda por cima bate na esposa, Rocilene (Cláudia Ohana), com frequência. Enfrentando constantemente seus demônios internos, Aldo encontra na luta sua válvula de escape. Acreditando em seu futuro como lutador, ele aceita se mudar para o Rio de Janeiro e morar de favor no pequeno alojamento de uma academia. Lá ele recebe o apoio do amigo Marcos Loro (Rafinha Bastos) e conhece Vivi (Cleo Pires), uma jovem que vai constantemente à academia. Precisando ralar um bocado para se manter, Aldo enfim consegue um voto de confiança do treinador Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), iniciando assim sua carreira no mundo do MMA.