Filmes de ação: confira a lista dos melhores do século XXI
Relembre os maiores sucessos do gênero nos últimos 15 anos.
Filmes de Ação
Divulgação
Socos, explosões, tiroteios e palavrões. O que seria dos filmes de ação sem esses itens? As novas produções do gênero continuam produzindo testosterona aos baldes, mas, ao contrário daqueles clássicos do Domingo Maior - saudades, “Máquina Mortífera” -, já provaram que você não precisa desligar o cérebro para assistir a um filme de ação e que, sim, mulheres também conseguem atirar, bater e explodir cenários como qualquer pessoa - algo que Hollywood demorou um pouco para aprender.
Foi pensando em tudo isso que bolamos esta lista com os 10 melhores filmes de ação do século XXI. Quer saber quais são? Então confira!
10º - Falcão Negro em Perigo (2001)
O calendário mal havia virado a página para o século XXI quando o diretor Ridley Scott (o mesmo de “Perdido em Marte” e “Alien - O oitavo passageiro”) resolveu unir forças com o produtor Jerry Bruckheimer, especialista em filmes de ação, para lançar esta história. O filme é baseado em fatos reais e acompanha um grupo de combate do exército americano que cai no meio de uma cidade da Somália durante a guerra civil e se vê obrigado a atravessar alguns quilômetros a pé para conseguir se salvar.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque desde “O resgate do soldado Ryan” o cinema não mostrava cenas de batalha são impressionantes como as daqui. Confira o trailer.
Continua depois da publicidade
9º - Bad Boys II (2003)
Com sequências de ação de tirar o fôlego - como essa e essa - Bad Boys 2 é uma espécie de remanescente dos filmes policiais da década de oitenta que traz o astro Will Smith num de seus melhores papéis.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque é um ótimo exemplo de filme que consegue misturar ação desenfreada e diversão. Confira o trailer.
8º - Mad Max: A estrada da fúria (2015)
30 anos depois de dirigir o último filme da franquia Mad Max, o australiano George Miller (responsável também por “Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade” e “O óleo de Lorenzo”) volta com mais uma produção, dessa vez sem Mel Gibson e com uma Charlize Theron roubando o papel principal das mãos de Tom Hardy com sua interpretação como a Imperatriz Furiosa.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque mostrou que dá para contar boas histórias com poucas palavras e muita ação - e também porque acabou gerando essa brincadeira. Confira o trailer.
7º - The Raid - Operação Invasão (2011)
Há muito tempo os cinemas não presenciavam cenas tão agressivas e com tanta adrenalina quanto nesse “The Raid - Operação Invasão”, uma produção da Indonésia que arrancou aplausos da plateia em vários festivais mundo afora.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque você não vai ver tanta pancadaria assim - e sem dublês e sem efeitos especiais! - por um bom tempo. Confira o trailer.
6º - 300 (2006)
Baseado na HQ de Frank Miller, “300” é um filme que conta, de forma fantástica, a história real de uma batalha que aconteceu entre 300 espartanos e um exército de milhares de persas em 480 a.c.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque o estilo de filmagem e edição de Zack Snyder deu um novo formato para os filmes de ação - e porque você vai querer gritar “THIS IS SPARTAAAA” depois de assistir à produção. Confira o trailer.
5º - 007 - Cassino Royale (2006)
A coisa não ia nada bem para a franquia 007 enquanto o ator Pierce Brosnan atuava como o famoso agente britânico. Foi aí que a MGM resolveu tirar o irlandês de cena e colocar Daniel Craig no papel principal, trocando também o estilo dos filmes, deixando o roteiro com uma pegada levemente mais realista para poder brigar com outra franquia iniciada no cinema: a do astuto Jason Bourne.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque foi o filme que conseguiu dar um novo gás para a franquia, que gacaba de ganhar mais um aguardado episódio. Confira o trailer.
4º - Kill Bill - Volume 1 (2003)
Dirigido por Quentin Tarantino, “Kill Bill - Volume 1” é uma grande e estilosa homenagem aos filmes de Kung Fu da década de 70 que também surge recheada com personagens e frases memoráveis para a sétima arte. E isso sem contar que essa foi a produção que cravou o nome de Uma Thurman como uma das melhores interpretes de filmes de ação da história.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque é violento, divertido, inteligente e estiloso na medida certa. Confira o trailer.
3º - O Ultimato Boune (2007)
Iniciada em 2002 com “A identidade Bourne”, essa nova franquia de filmes de ação teve seu ápice com “O ultimato Boune”, o episódio final da “trilogia” (entre aspas por causa do quarto filme produzido em 2012, com qualidade bem abaixo do esperado e quase nenhum dos grandes nomes dos filmes originais) que fez de Jason Bourne um dos melhores personagens de filmes de ação do cinema.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque quando acaba você tem vontade de pedir para o diretor Paul Greengrass e o ator Matt Damon voltarem para aquele universo… Algo que irá acontecer em breve, com o próximo longa que já está agendado para sair no ano que vem. Confira o trailer.
2º - Tropa de Elite 1 e 2 (2007/2010)
Dirigido pelo carioca José Padilha, os dois “Tropa de Elite” fizeram história ao quebrarem recordes de bilheteria no Brasil- os dois filmes juntos arrecadaram mais de 140 milhões de reais - e ao colocar a realidade nas telas como nunca antes na história deste país.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque todo mundo sabe de cor e salteado as frases do filme e porque, além de ser um belo filme de ação, “Tropa de Elite” é também um grande soco no estômago da sociedade. Confira o trailer.
1º - Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2008)
Antes do diretor Chris Nolan resetar a franquia do homem morcego nos cinemas, muita gente ainda pensava que filmes de heróis eram filmes menores, sem muito potencial dramático e feitos para crianças - ainda que o “Batman” de Tim Burton e o “X-Men” de Bryan Singer dissessem o contrário. Mas aí veio o diretor e colocou em cena essa overdose de ação, de cenas memoráveis, de tensão quase insuportável e de atuações que até hoje são referência para muitos atores, principalmente a de Heath Ledger, que fez do seu Coringa um dos maiores (ou o maior) vilões do cinema.
Por que o filme merece aparecer na lista?
Porque foi um filme que redefiniu tanto o cinema como a forma de se vender um filme. Confira o trailer.
Sim, querido leitor, os filmes de ação mudaram e mudaram para melhor. Longe de serem aqueles típicos filmes feitos para os tiozões, essas novas produções mostram que o gênero pode ser muito mais do que apenas socos, explosões, tiroteios e palavrões, ainda que os socos, explosões, tiroteios e palavrões continuem sendo uma graça à parte.
Agora, conte para gente, qual o seu filme de ação favorito? Qual produção você acha que deveria ter entrado nessa lista? Estamos aguardando o seu comentário por aqui.