Não está conseguindo encaixar todos aqueles filmes que você gostaria de ver na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo? Não se preocupe: muitos deles já têm data para estrear nos cinemas e outros, apesar de ainda não terem anunciado a estreia, já foram adquiridos por distribuidoras nacionais e devem chegar às telonas nos próximos meses. Selecionamos 25 títulos desta edição que você verá nos cinemas após a Mostra:
25 Filmes da 41ª Mostra que vão estrear nos cinemas
“Visages, Villages” e “Gabriel e a Montanha” estão entre os títulos com estreia garantida no circuito comercial.
Gabriel e a Montanha
Previsão de estreia: 2/11
Antes de entrar para uma universidade americana de prestígio, Gabriel Buchmann, carregado de sonhos, decide viajar o mundo por um ano. Depois de dez meses na estrada, ele chega ao Quênia determinado a descobrir o continente africano. Até alcançar o topo do monte Mulanje, seu último destino.
O Outro Lado da Esperança
Previsão de estreia: 9/11
Khaled chega ao porto de Helsinque escondido em um contêiner de carvão, depois de fugir da guerra na Síria em busca de asilo na Finlândia. Frustrado com a administração monolítica que encontra no centro de detenção, ele logo foge para as ruas. Lá, encontra Wikström, um ex-vendedor de camisas que se separou da mulher alcóolatra para começar uma nova vida como dono de um restaurante. Juntos, eles ajudam um ao outro a enfrentar as dificuldades que surgem nesse desconhecido e desconcertante novo mundo.
Uma Verdade Mais Inconveniente
Previsão de estreia: 9/11
Uma década após Uma Verdade Inconveniente trazer a crise climática para o coração da cultura popular, a sequência do documentário mostra o quão perto estamos de uma verdadeira revolução energética. O ex-vice-presidente Al Gore continua sua incansável luta viajando pelo mundo para treinar um exército de líderes ambientais e influenciar a política climática internacional. Câmeras o seguem nos bastidores —em momentos privados e públicos; engraçados e comoventes— enquanto ele persegue a ideia inspiradora de que, embora as apostas nunca tenham sido elevadas, os perigos da mudança climática podem ser superados com engenhosidade humana e paixão.
Aqualoucos
Previsão de estreia: 9/11
Os Aqualoucos eram atletas palhaços em trajes de banho que faziam estripulias do alto do trampolim. Eram uma combinação, originalíssima, de saltadores e mergulhadores exímios com palhaços de circo. Famosos entre os anos 50 e 80, eles atraíam milhares de pessoas ao Clube Tietê aos finais de semana. Mas Aqualouco não era profissão nem fonte de renda, era parte da personalidade desses rapazes, que encontraram sua verdadeira vocação ao desafiar o perigo na frente de uma plateia lotada, sem receber nada em troca.
Vazante
Previsão de estreia: 9/11
Minas Gerais, Brasil, 1821. De volta à casa, depois de uma longa viagem conduzindo uma tropa de escravos, Antonio descobre que a mulher morreu em trabalho de parto. Sentindo-se sozinho e isolado em uma fazenda improdutiva, ele busca um novo casamento com Beatriz, uma menina muito jovem, que frustra seus planos de ter filhos. Antonio, então, volta às expedições negociando escravos e gado. Sozinha na imensa propriedade, Beatriz encontra nos escravos sua companhia. Uma traição implode a família em uma espiral de violência, que é o anúncio dos ventos da mudança.
A Trama
Previsão de estreia: 16/11
Durante o verão, Antoine cursa um workshop de escrita, para o qual alguns jovens foram selecionados para escrever um thriller com a ajuda de Olivia, uma escritora famosa. O processo criativo relembrará o passado industrial da cidade, uma nostalgia que é indiferente para Antoine. Mais preocupado com os temores do mundo moderno, ele logo irá confrontar o grupo e Olivia, que parece ao mesmo tempo assustada e encantada pela violência de Antoine.
Com amor, Van Gogh
Previsão de estreia: 16/11
A vida e a controversa morte de Vincent van Gogh (1853-1890) contadas a partir de suas pinturas e dos personagens que as habitam. A narrativa se desenvolve por meio de entrevistas com personagens próximos ao artista e de reconstruções dramáticas dos eventos que o levaram à morte. O filme apresenta seus mais importantes quadros e o enredo é baseado em cartas escritas por ele. Primeiro longa-metragem feito totalmente em óleo sobre tela.
Human Flow
Previsão de estreia: 16/11
Filmado ao longo de um ano em 23 países, o filme segue uma corrente de histórias que se espalha pelo mundo em países como Afeganistão, Bangladesh, França, Grécia, Alemanha, Iraque, Israel, Itália, Quênia, México e Turquia. Uma busca desesperada por segurança, abrigo e justiça: dos campos de refugiados lotados a perigosas travessias pelo oceano e fronteiras delimitadas por arames farpados; do deslocamento e da desilusão à coragem, resistência e adaptação; da ilusão de deixar vidas para trás ao potencial desconhecido do futuro.
Não Devore Meu Coração
Previsão de estreia: 23/11
Joca, um jovem de 13 anos, descobre o amor quando conhece Basano, uma menina paraguaia. No entanto, para conquistá-la, o garoto passará por grandes dificuldades, como problemas relativos à fronteira entre o Brasil e o Paraguai e a relação com seu irmão, Fernando, um homem que pertence a uma perigosa gangue de motociclistas.
Visages, Villages
Previsão de estreia: 7/12
Agnès Varda e JR têm coisas em comum: sua paixão por imagens e, mais particularmente, o questionamento sobre os lugares onde elas são mostradas e a maneira como são compartilhadas e expostas. Agnès escolheu o cinema. JR escolheu criar galerias fotográficas ao ar livre. Quando os dois se conheceram, em 2015, imediatamente quiseram trabalhar juntos —fazer um filme na França, longe das cidades. Em encontros aleatórios ou planos pré-concebidos, eles partem em direção a outras pessoas e as convidam a segui-los em sua viagem no caminhão fotográfico de JR.
Lucky
Previsão de estreia: 7/12
A jornada espiritual de um ateu de 90 anos e os peculiares personagens que habitam uma cidade no deserto. Lucky fumou e viveu mais do que todos os seus contemporâneos e se encontra no precipício da vida. Ele é empurrado para uma jornada de autoexploração rumo ao que é frequentemente inalcançável: a iluminação.
Assim é a vida
Previsão de estreia: 14/12
Max geriu uma empresa de catering por 30 anos. Ele planejou centenas de festas e está começando a ficar cansado. Mas hoje é o grande dia de Pierre e Helena, que irão se casar em um castelo do século 17. Como de costume, Max organizou tudo. Recrutou seu time de garçons, cozinheiros e assistentes. Também indicou o fotógrafo ao casal, reservou a banda, cuidou dos arranjos de flores: tudo para fazer da festa um sucesso. No entanto, uma série de contratempos pode transformar esse instante de felicidade em um verdadeiro caos.
Mulheres Divinas
Previsão de estreia: 14/12
Nora é uma jovem dona de casa que mora em uma pequena cidade com o marido e os dois filhos. O interior da Suíça permanece à parte dos grandes movimentos sociais surgidos em 1968. A vida de Nora tampouco é afetada; ela é uma pessoa pacata, de quem todos gostam. Até começar a lutar publicamente pelo direito ao voto feminino, que os homens devem decidir nas urnas no dia 7 de fevereiro de 1971.
Pela Janela
Previsão de estreia: 11/01
Rosália é uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la junto com ele de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma.
Zama
Previsão de estreia: 25/01
Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, espera por uma carta do rei concedendo-lhe a transferência da cidade onde está para um lugar melhor. Para garantir que nada atrapalhe sua mudança, ele é forçado a aceitar de forma submissa qualquer tarefa dada pelos inúmeros governadores que chegam e vão embora. Os anos passam e a mensagem do rei nunca chega. Quando Zama percebe que isso nunca irá acontecer, ele se junta a um grupo de soldados que procura por um perigoso bandido.
Três Anúncios Para Um Crime
Previsão de estreia: 8/02
Mildred Hayes é uma mulher do interior de luto pela morte da filha. Após meses sem que o assassinato da garota seja solucionado pela polícia, ela decide se vingar por conta própria.
O Nome da Morte
Previsão de estreia: 22/03
Matar ou não matar, eis a questão. Este é um filme sobre a vida —e as mortes— de Júlio Santana, um pistoleiro responsável por 492 assassinatos em todo o país. Homem cristão e caridoso, bom filho e bom pai de família, Júlio é atormentado por sua consciência a cada disparo. Mas em um mundo cruel e sem lei, onde cada um tem seu preço, o respeito pela vida é um luxo que ele não consegue se permitir.
Berenice procura
Previsão de estreia: 12/04
Berenice é uma mulher de 35 anos, extremamente dedicada ao seu trabalho de taxista. Ela passa dez horas diárias dentro do carro, num trânsito caótico, e tem uma paixão especial por fatos policiais e cenas de crimes. Seu ex-marido é Domingos, um repórter que trabalha num programa sensacionalista de muita audiência chamado Cidade Justa. É por meio dele e das páginas policiais dos jornais que Berenice se mantém informada sobre os delitos que ocorrem na cidade. Certo dia, no entanto, ela se vê envolvida em um caso de assassinato em Copacabana e decide fazer sua própria investigação. Adaptação do romance homônimo de Luiz Alfredo Garcia-Roza.
Moacir III
Previsão de estreia: primeiro semestre de 2018 (Miração Filmes)
Moacir dos Santos é um cantor que aproveita sua liberdade depois de viver durante anos em um hospital psiquiátrico. Ele alimenta o sonho de realizar seu próprio filme. Ao lado do diretor Tomas Lipgot, Moacir representa suas fantasias e seus medos em um ato de cura audiovisual.
The Square
Previsão de estreia: sem data (Pandora Filmes)
Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea, um pai divorciado, mas dedicado, que dirige um carro elétrico e apoia boas causas. Sua próxima exposição é The Square, uma instalação que convida os transeuntes ao altruísmo, lembrando-os de seu papel como seres humanos responsáveis. Mas às vezes é difícil viver de acordo com seus próprios ideais: a resposta tola de Christian pelo roubo de seu celular o leva a situações vergonhosas. Enquanto isso, uma agência de relações públicas cria uma inesperada campanha para promover The Square. A reação é exagerada e conduz Christian, assim como o museu, a uma crise existencial.
Happy End
Previsão de estreia: sem data (Sony)
“Ao nosso redor, o mundo, e nós, no centro dele, cegos”. Um retrato da vida de uma família burguesa europeia.
As boas maneiras
Previsão de estreia: sem data (Imovision)
Clara, uma solitária enfermeira que vive na periferia de São Paulo, é contratada pela rica e misteriosa Ana para ser babá de sua criança que está para nascer. De maneira inesperada, as duas mulheres desenvolvem um forte vínculo. Porém, uma fatídica noite mudará os seus planos.
O Dia Depois
Previsão de estreia: sem data (Pandora Filmes)
É o primeiro dia de Areum em uma pequena editora. Bongwan, seu chefe, terminou há pouco tempo o relacionamento que mantinha com a funcionária que trabalhava ali anteriormente. Ainda nesse mesmo dia, Bongwan, que é casado, sai de casa na manhã escura e parte para o trabalho. Sua esposa encontra um bilhete de amor, explode em fúria no escritório e acaba confundindo Areum com a mulher que ele deixou.
Aos Teus Olhos
Previsão de estreia: sem data (Pagu Pictures)
Um jovem professor de natação é acusado pela família de um garoto de sete anos de ter dado um beijo na boca da criança durante uma aula. Antes da denúncia sequer ser comprovada, ele passa a ter sua moral questionada com imensa fúria nas redes sociais por pais, alunos e até funcionários do clube onde trabalha, levando ao envolvimento da polícia. As consequências são inimagináveis.
Loveless
Previsão de estreia: sem data (Sony)
Zhenya e Boris estão passando por um terrível divórcio, marcado por ressentimento e frustração. Já com novos parceiros, eles estão ansiosos para recomeçar suas vidas, mesmo que isso signifique a possibilidade de deixar Alyosha, seu filho de 12 anos, em segundo plano. Até que, depois de testemunhar uma das brigas entre os pais, o garoto desaparece.
Por Juliana Varella
Atualizado em 25 Out 2017.