10 filmes com atores que interpretaram brilhantemente personagens de outro gênero
"Garota Dinamarquesa", "Meninos Não Choram" e "Tomboy" são alguns dos títulos que merecem destaque.
Foto: Divulgação
A entrega em cena e a desenvoltura para dar vida a um personagem são características que revelam um bom ator. Porém, quando a interpretação exige que este se desprenda de si mesmo, inclusive de seu gênero, para viver o oposto, o resultado pode ser ainda mais incrível.
Assim, Eddie Redmayne nos presenteou com Einar que, no desenrolar da história, se transforma em Lili Elbe em "Garota Dinamarquesa", e Hilary Swank com Brandon Teena, em "Homens Não Choram". Já nos títulos de humor, o eterno Robin Williams interpreta a Sra. Doubtfire no clássico "Uma Babá Quase Perfeita".
Confira esses e outros filmes com atores que interpretaram brilhantemente personagens de outro gênero:
Garota Dinamarquesa
O longa traz a notável e inspiradora história da artista Lili Elbe, sua carreira, seu casamento e seus dramas pessoais. Casada com Gerda Wegener, interpretada por Alicia Vikander, Lili é hoje considerada pioneira transgênero, uma vez que foi a primeira mulher a realizar cirurgia de redesignação de sexo.
Continua depois da publicidade
Má Educação
Quando um velho amigo entrega ao cineasta Enrique Goded um roteiro baseado na adolescência dos dois, Enrique é obrigado a reviver sua juventude em um internato católico. Alternando passado e presente, o roteiro acompanha um travesti que se reconecta com antiga namorada. O encontro faz a personagem refletir sobre a vitimização sexual e o trauma de esconder sua preferência sexual.
Café da Manhã em Plutão
Irlanda, final da década de 1970. Deixado ainda bebê nas escadas de uma igreja, o travesti Patrick não abre mão de exercer sua identidade. Ao ir para Londres em busca da mãe, o rapaz se vê inadvertidamente envolvido em atividades do IRA.
Uma Babá Quase Perfeita
Preocupado por ter pouco acesso aos seus filhos, o divorciado Daniel Hillard elabora um plano: com a ajuda de seu irmão criativo Frank, ele passa a se vestir como uma velha mulher britânica e convence sua ex-mulher, Miranda, a contratá-lo como babá. As crianças adoram a Sra. Doubtfire e com sua ajuda, Daniel se torna um pai melhor. Porém quando ambos Daniel e sua persona babá vão ao mesmo restaurante, a situação os deixa em apuros.
Meninos Não Choram
No longa, Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma e apaixona-se pela garota com quem sai. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.
Meu Nome é Ray
Ray (Elle Fanning) nasceu mulher, mas nunca se identificou com o gênero e se prepara para fazer a cirurgia de transgenitalização. Sua mãe, Maggie, tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão, mas a avó homossexual de Ray, Dolly, recusa-se a aceitar a resolução e cria um conflito familiar.
Tootsie
Michael Dorsey, um ator de Nova York, é um perfeccionista talentoso que cobra tanto de si e de outros. Depois de fracassar em um teste de novela, Michael resolve se transformar na atriz Dorothy e ganha o papel. O que era para ser um papel pequeno se transforma num contrato de longo prazo, mas quando Michael se apaixona pela companheira de elenco Julie, as complicações ameaçam arruinar tudo.
Tomboy
Tomboy conta a história de uma garota que se veste, age e se apresenta a todos como menino; uma menina-rapaz. Aliás, é este o significado da palavra que intitula o filme de Celine Scianma. Por causa do novo emprego do pai, Laure, uma pré-adolescente de 10 anos, é obrigada a se mudar de Paris com a mãe a e irmã mais nova. Com cabelos curtos, roupas largas e a fim de fazer novos amigos, a garota se apresenta a todos como Mikael.
Clube de Compras Dallas
Clube de Compras Dallas é baseado na história real do eletricista texano Ron Woodroof. Após ser diagnosticado com o vírus da AIDS, na década de 1980, ele entra em uma batalha contra a indústria farmacêutica e os próprios médicos. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.
Hairspray
Em 1960, uma adolescente de Baltimore, Tracy Turnblad, apaixonada por dança, se inscreve para participar de um programa local, chamado The Corny Collins Show, e é aceita. Da noite para o dia, torna-se uma celebridade e eleva seu estilo irreverente de dança no show. O fato de ser popular é suficiente para terminar o reinado de Corny e provocar uma integração racial.