Com estreia prevista para março deste ano, o remake de "Dumbo" tem gerado muita expectativa. Dirigida pelo icônico diretor Tim Burton, a live-action tem Colin Farrell, Denny DeVito, Michael Keaton e Eva Green no elenco e promete ser um grande sucesso - também pelo fato de alcançar memórias afetivas de muitos adultos e idosos que assistiram ao primeiro longa.
Sim, o lançamento é uma releitura de um clássico de 1941, o quarto longa-metragem de animação dos estúdios Disney. Baseado no livro de Helen Aberson e do ilustrador Harold Pearl, a história percorre a vida de um elefante antropomórfico que é ridicularizado por suas grandes orelhas, mas que descobre que pode voar.
Assim, para te deixar ainda mais animado com a estreia de Tim Burton, o Guia da Semana lista 10 curiosidades que você precisa saber antes de assistir o filme. Confira:
1 - O filme foi feito para tentar recuperar o rombo financeiro que o estúdio teve com os longas "Fantasia" e "Pinóquio", devido à guerra na Europa. “Dumbo”, então, foi um projeto de baixo orçamento para trazer receita.
2 - “Dumbo” é um dos filmes mais curtos da Disney. Foi dirigido por Ben Sharpsteen, produzido por Walt Disney e escrito por Otto Englander, Joe Grant e Dick Huemer.
3 - Walt Disney soube da história no final de 1939, através do chefe da Disney de licenciamento de mercadoria Kay Kamen. Ele comprou os direitos imediatamente.
4 - No Brasil, foram feitas três dublagens para o filme. A primeira, em 1941; a segunda em 1973; e a terceira, em 1998. Um fato interessante a respeito da primeira dublagem brasileira é que Verna Felton, a dubladora da versão original da senhora Jumbo (mãe de Dumbo), fez uma ponta na versão tupiniquim, reinterpretando "Baby Mine" em português.
5 - Elefantes e os outros animais foram levados ao estúdio para que os animadores pudessem estudar seus movimentos com precisão.
6 - Como era uma produção de baixo orçamento, o diretor recebeu ordens para manter o filme o mais simples e barato possível. Como resultado, o filme ficou com um design simplório e fundos menos detalhados se comparado com as três animações da Disney anteriores ("Fantasia", "Pinóquio" e "Branca de Neve e os Sete Anões").
7 - Porém, a simplicidade facilitou os animadores e os libertou da exigência excessiva e permitiu que o foco mais importante fosse a atuação dos personagens.
8 - Apesar do advento da Segunda Guerra Mundial, "Dumbo" foi o filme mais bem sucedido da década de 1940, tornando-se quase um milagre financeiro em comparação aos outros lançamentos da época - metade do custo de "Branca de Neve e os Sete Anões" e menos de um terço de "Pinóquio".
9 - O longa arrecadou 1,6 milhões de dólares americanos em seu lançamento original e foi relançado em 1949, 1959, 1972 e 1976. No Brasil, chegou em novembro de 1941.
10 - "Dumbo", junto com "Alice no País das Maravilhas", foi a primeira animação da Disney a ser lançada em VHS.