Saiba mais sobre a filmografia da diretora de "Tomboy" e Garotas".
Cinema
Reprodução
Entre os diretores que centralizam a sua filmografia em determinados temas, Céline Sciamma é um dos maiores exemplos. A diretora francesa se diferencia por seu olhar único em relação ao universo feminino.
Na próxima quinta, 4 de dezembro, "Garotas", seu mais novo longa, chega ao Brasil retratando, mais uma vez, os dramas únicos que toda mulher enfrenta. Por isso, o Guia da Semana, te conta um pouco mais sobre os filmes da diretora. Confira!
Garotas (2014)
Marieme é uma menina de 16 anos que vive cercada de proibições: a censura do bairro, a lei dos meninos, os impasses da escola. Entretanto, as coisas parecem mudar quando ela encontra três meninas que resolveram lutar por sua própria liberdade, o que faz com que ela mude o seu jeito de vestir, seu comportamento e até que saia da escola. Com elas, Marieme aprende, de fato, a aproveitar a sua juventude.
Continua depois da publicidade
Tomboy (2011)
Laure é uma garota de 10 anos que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne. A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa, que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.
Pauline (2010)
Depois de estrear nas telonas, em 2007, Céline Sciamma participou de uma campanha do governo francês contra a homofobia. A diretora apresentou, então, seu primeiro curta. "Pauline" é a tocante história de uma garota descobrindo a sua homossexualidade, assim como seus anseios e paixões.
Lírios D'Água (2007)
O filme segue a história das amigas Anne e Floriane durante o verão no subúrbio de Paris. Elas praticam nado sincronizado e, enquanto convivem pelos corredores e vestiários da academia, começam a ter os primeiros sentimentos de desejo, amor e violência.