9 atores e atrizes que abriram mão da vaidade em função de personagens
Christian Bale, que estreia esse ano em "Vice", é quase um recordista no assunto.
Foto: Divulgação
A ferramenta de trabalho de um ator e de uma atriz, além da capacidade de atuar, assimilar e decorar muitos textos, é o próprio corpo. Assim, não é raro vermos profissionais mudando completamente o físico para dar vida à um personagem - o que vai muito além de mudar o cabelo e o figurino.
Christian Bale, que estreia este ano em "Vice", indicado ao Oscar, é quase um recordista no assunto, tendo em vista que já emagreceu e engordou muitas vezes, a ponto de ficar irreconhecível; com os quilos a mais e também a menos.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 15 atores e atrizes que se esprenderam de si mesmos para viver personagens. Confira:
O Operário - Christian Bale
A última vez em que Trevor Reznik (Christian Bale) dormiu foi há um ano, sendo que desde então o cansaço vem destruindo progressivamente sua saúde física e mental. Ele trabalha numa fábrica operando maquinário pesado, e faz de tudo para manter seu emprego. Envergonhado por causa de seu problema, Trevor isola-se cada vez mais, tornando-se paranóico. Depois de se envolver em um acidente no trabalho em que um homem perde um braço, Trevor começa a crer que seus colegas estão conspirando para demiti-lo. Ele precisará lutar não apenas para se manter no cargo, mas também para manter a sanidade.
► Para fazer o papel, Christian Bale emagreceu 28 quilos e ficou extremamente magro. Em sua dieta, havia apenas atum e maçã - contados. Para diminuir o apetite e a vontade de comer, o ator passou a fumar.
Continua depois da publicidade
Hunger - Michael Fassbender
Durante o ano de 1981, uma greve de fome foi iniciada no presídio de Maze Prison, na Irlanda do Norte. O evento ganhou proporções alarmantes e no epicentro da rebelião silenciosa estava o prisioneiro Bobby Sands (Michael Fassbender), alguém disposto a levar a mente e o corpo aos limites da capacidade humana.
► O ator teve acompanhamento médico e perdeu 15 quilos para viver Bobby Sands que, na vida real, participou de uma greve de comida radical nos anos 80.
Cazuza - Daniel de Oliveira
Inspirado no emocionante e corajoso depoimento Só as Mães São Felizes, de Lucinha Araújo (Marieta Severo), mãe de Cazuza (Daniel de Oliveira), o filme abrange pouco mais de dez anos da vida do cantor – do início de sua carreira no Circo Voador, em 1981, ao estrondoso sucesso e shows apoteóticos com o Barão Vermelho, a carreira solo, a relação com os pais, amigos, amores e paixões, e a coragem com que enfrentou os últimos anos, vítima de HIV, até sua morte, em 1990.
► Para viver Cazuza, Daniel de Oliveira dividiu a transformação em duas etapas. Primeiro, subiu de 64 kg para 71 kg e, em seguida, caiu para 57kg. As gravações foram interrompidas durante três semanas para que o ator pudesse emagrecer. Durante o processo, teve supervisão médica, tomou inibidor de apetite e também comprimidos para acelerar a queima de gordura.
Guardiões da Galáxia - Chris Pratt
Peter Quill (Chris Pratt) foi abduzido da Terra quando ainda era criança. Adulto, fez carreira como saqueador e ganhou o nome de Senhor das Estrelas. Quando rouba uma esfera, na qual o poderoso vilão Ronan, da raça kree, está interessado, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar do perigo, Quill une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanóide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o guaxinim rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas o Senhor das Estrelas descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.
► Chris Pratt sempre teve o corpo mais cheinho e para viver Peter Quill passou por um momento extremamente rigoroso. O ator, que descreveu a fase como "torturante" em diversas entrevistas, fez regime restritivo e treinou 7 dias por semana durante seis meses. Como resultado, perdeu quase 30 quilos, ganhou músculos e uma barriga de tanquinho - características necessárias para o personagem.
Vice - Christian Bale
A história de Dick Cheney (Christian Bale), o vice-presidente mais poderoso da história, e como suas políticas mudaram o mundo.
► Para dar vida ao vice-presidente Dick Cheney, Christian Bale passou por mais uma grande mudança. Dessa vez, engordou quase 20 quilos e ficou irreconhecível. Ao "The Sunday Times", o ator declarou que não pode mais continuar trabalhando dessa maneira, pois está com medo dos danos que sua saúde já sofreu.
Clube de Compras Dallas - Matthew Mcconaughey
Em 1986, o eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é diagnosticado com AIDS e logo começa uma batalha contra a indústria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.
► Para perder 20 quilos, Matthew McConaughey submeteu-se a uma dieta rigorosa e perdia cerca de 3kg por semana. Em algumas entrevistas, o ator contou que vivia irritado e assustou as pessoas com sua nova aparência.
Tully - Charlize Theron
Marlo (Charlize Theron), mãe de três filhos, sendo um deles um recém-nascido, vive uma vida muito atarefada, e, certo dia, ganha de presente de seu irmão: uma babá para cuidar das crianças durante a noite. Antes um pouco hesitante, Marlo acaba se surpreendendo com Tully (Mackenzie Davis).
► A atriz ganhou 23 quilos para interpretar Marlo e além do regime de engorda, precisava acordar de madrugada para comer. Theron disse em algumas entrevistas que a mudança física alterou seu humor e a fez entrar em depressão.
O Diário de Bridget Jones - Renée Zellweger
Bridget Jones (Renée Zellweger) é uma mulher de 32 anos que, em pleno Ano Novo, decide que já está mais do que na hora de tomar o controle de sua própria vida e começar a escrever um diário. Com isso, Bridget começa a escrever o mais provocativo, erótico e histérico livro que já esteve na cabeceira de sua cama, onde ela irá colocar também suas opiniões sobre os mais diversos assuntos de sua nova vida.
► Renée Zellweger viveu a emblemática personagem Bridget Jones, mas, para isso, engordou 10 quilos para o primeiro filme e 14 para o segundo. Para isso, a atriz recebeu um cachê de US$ 15 milhões mais um bônus de US$ 3,2 milhões como incentivo para engordar.
Boa Sorte - Deborah Secco
João é um adolescente com muitos problemas de comportamento, o que faz com que sua família o interne em uma clínica psiquiátrica. Lá ele conhece Judite e logo se apaixona por ela. Mas ela não tem muito tempo de vida e os dois sabem disso. João e Judite vivem um intenso romance dentro da clínica. Ao encontrar o amor em Judite, João passa a encarar a vida de outra forma, ao mesmo tempo que dá um novo sentido para a vida de Judite.
► Deborah Secco perdeu 12 kg em apenas um mês, chegando a pesar 49Kg. Para não adoecer, fez acompanhamento médico
Capítulo 27: O Assassino de John Lennon - Jared Leto
No dia 8 de dezembro de 1980 morria o cantor John Lennon. Para a surpresa do mundo, um homem casado, sem antecendentes criminais, disparou cinco tiros contra o ex-Beatle na porta do edifício Dakota, onde ele morava em Nova York. O que se passou na cabeça de Mark David Chapman (Jared Leto) nos três dias antes do crime? Por que sua mente ficou abalada de uma hora para outra e qual seria a verdadeira conexão do assassino com o livro "O Apanhador no Campo de Centeio", encontrado com ele?
► Para viver Mark Chapman, Jared Leto engordou 27 quilos. A mudança trouxe problemas sérios de saúde ao ator, que jurou nunca mais passar por uma transformação desse tipo.