Conheça diferentes histórias de imigrantes que já foram retratadas nos cinemas.
Imigração
Dheepan (Jacques Audiard, França, 2015, 109 min) (Divulgação)
A foto de um menino sírio de três anos, afogado enquanto tentava chegar à Europa junto com outras onze pessoas, trouxe de volta a discussão sobre muros, fronteiras e o caráter limitado (quando não hipócrita) dos diferentes conceitos de nacionalidade e humanidade.
Para enriquecer essa reflexão e jogar luz sobre outras situações semelhantes em todo o mundo, o Guia da Semana reuniu oito filmes emocionantes que abordam o tema da imigração sob diferentes perspectivas. Confira:
Dheepan (2015)
Vencedor da Palma de Ouro em 2015, “Dheepan” é um longa francês protagonizado por um guerrilheiro do Sri Lanka (mesmo país de origem dos atores). Ao final da Guerra Civil no seu país, ele decide fugir ao lado de uma mulher e uma criança desconhecidas (na esperança de que isso facilite sua imigração) e se refugia em Paris. Lá, ele luta para encontrar trabalho e proteger sua nova “família”.
Continua depois da publicidade
Samba (2014)
Omar Sy interpreta um senegalês que vive na França há dez anos, mas ainda não conseguiu um visto permanente. Enquanto sonha em ser chef de cozinha, ele precisa se contentar com pequenos trabalhos informais, já que seu visto não permite nada além disso. Numa última tentativa, ele procura uma ONG de ajuda a imigrantes, onde conhece a desequilibrada Alice (Charlotte Gainsbourg).
La Jaula de Oro (2013)
Premiado na Mostra Internacional de Cinema, Cannes e Mar Del Plata, o mexicano “La Jaula de Oro” mostra um grupo de adolescentes de uma favela na Guatemala que viajam aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. No caminho, eles conhecem um indiano que também sonha em atravessar a fronteira.
Era Uma Vez em Nova York (2013)
Mais hollywoodiano que os outros filmes nesta lista, “Era Uma Vez Em Nova York” traz Marion Cotillard como uma polonesa que foge para os Estados Unidos com a irmã após perder os pais na guerra contra a URSS. Chegando lá, ela se vê obrigada a se prostituir para ganhar dinheiro e resgatar a irmã, que fora colocada em quarentena.
Uma Noite (2012)
Um jovem cubano sonha em imigrar para os Estados Unidos, mas o sonho se torna uma necessidade quando ele é acusado de um crime. Junto com o melhor amigo e a irmã dele, ele se aventura no mar para atravessar mais de 140 km num pequeno barco. Uma curiosidade sobre o filme é que, durante a divulgação nos EUA, dois atores cubanos se separaram da equipe e pediram asilo.
O Porto (2011)
Indicado à Palma de Ouro e ao César, “O Porto” conta a história de um garoto africano (do Gabão) que viaja com um grupo de imigrantes ilegais dentro de um contêiner. Chegando na França, ele consegue escapar e encontra um engraxate, que o abriga em sua casa e tenta ajudá-lo a chegar a Londres, seu destino original.
Biutiful (2010)
Em seu papel mais intenso até hoje, Javier Bardem interpreta um espanhol capaz de se comunicar com os mortos. Pai solteiro de duas crianças, ele ganha a vida empregando imigrantes ilegais – chineses para a confecção (em regime de semi-escravidão), africanos para a venda. Quando ele descobre que a própria morte está próxima, sua vida desmorona.
O Visitante (2007)
Walter (Richard Jenkins) é um professor entediado que viaja a Nova York para dar uma palestra. Por acaso, ele possui um apartamento na cidade, mas não visitava o local há tanto tempo que, ao chegar, descobre um músico sírio e uma comerciante senegalesa vivendo ali.