7 Filmes irlandeses para conhecer no St. Patrick’s Day
Aproveite a data para conhecer o melhor da produção irlandesa nos cinemas.
St. Patrick's Day
Apenas Uma Vez (2007) (Divulgação)
No dia 17 de março, é comemorado o Dia de São Patrício – mais conhecido como St. Patrick’s Day – em homenagem ao patrono da Irlanda. Antes de correr para o pub mais próximo e aproveitar uma das diversas festas realizadas na data, que tal conhecer um pouco mais sobre a cultura desse país, por meio de sua produção cinematográfica?
Confira sete filmes irlandeses que você precisa assistir:
Apenas Uma Vez (2007)
Produção: Irlanda
Diretor: John Carney (irlandês)
Antes de alcançar Hollywood com “Mesmo Se Nada Der Certo”, John Carney já havia conquistado os cinéfilos apaixonados por música com “Apenas Uma Vez”. Ambientado na irlanda, com um protagonista irlandês e uma tcheca, o filme conta a história de um casal de músicos que se conhece em Dublin e se une para escrever e produzir músicas sobre suas experiências amorosas.
Continua depois da publicidade
Em Nome do Pai (1993)
Indicado a sete Oscars, incluindo o de Melhor Filme, “Em Nome do Pai” mostra o drama de um homem condenado injustamente por um bombardeio do IRA (exército separatista irlandês) num pub londrino. Como consequência, seu pai também acaba sendo preso, o que desencadeia uma luta pela libertação de ambos.
Brooklin (2015)
Co-produção: Irlanda, Reino Unido, Canadá
Diretor: John Crowley (irlandês)
Indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2016, “Brooklin” coloca em foco a imigração da Irlanda para os Estados Unidos nos anos 50, quando jovens europeus escolheram deixar tudo para trás em busca de melhores condições de vida e, em terras americanas, se uniram em colônias para suportar a distância.
O Quarto de Jack (2015)
Co-produção: Irlanda e Canadá
Diretor: Lenny Abrahamson (irlandês)
Um dos favoritos ao Oscar 2016 e vencedor do Oscar de Melhor Atriz (para Brie Larson), “O Quarto de Jack” é a adaptação do livro “Quarto”, de Emma Donoghue, e conta a história de uma mãe e um filho que vivem trancados num quarto por mais de cinco anos.
Frank (2014)
Co-produção: Reino Unido, Irlanda, EUA
Diretor: Lenny Abrahamson (irlandês)
Do mesmo diretor de “O Quarto de Jack”, “Frank” é um filme bem mais experimental. Com Michael Fassbender, Domhnall Gleeson e Maggie Gyllenhaal, o filme acompanha um músico iniciante que se junta a uma banda independente liderada por um vocalista excêntrico, que vive escondido sob uma enorme cabeça de resina.
Meu Pé Esquerdo (1989)
Co-produção: Irlanda, Reino Unido
Diretor: Jim Sheridan (irlandês)
Dirigido por Jim Sheridan, de “Em Nome do Pai”, e também protagonizado por Daniel Day-Lewis, “Meu Pé Esquerdo” é um drama sobre um homem irlandês nascido com paralisia cerebral, que aprende a escrever e pintar com seu único membro ativo: o pé esquerdo.
A Canção do Oceano (2014)
Co-produção: Irlanda, Dinamarca, Bélgica, Luxemburgo, França
Diretor: Tomm Moore (irlandês)
Indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2015, “A Canção do Oceano” explora uma lenda irlandesa sobre mulheres capazes de se transformar em focas. A protagonista Saoirse é a última dessas mulheres e, ao lado do irmão, embarca numa aventura para salvar fadas e criaturas fantásticas.