6 filmes incríveis que estimulam o autoconhecimento
Longas questionam o valor da vida e também nos fazem repensar nossos pontos de vista.
Autoconhecimento
Reprodução
Em muitos momentos na vida, nos encontramos perdidos e sem saber para onde ir. Muitas vezes, por mais caótica que seja a situação, é exatamente a fase onde amadurecemos, em que mudamos e adquirimos novos pontos de vista - sobre o mundo e sobre nós mesmos.
Assim, inevitavelmente, passamos a nos conhecer melhor e isso, sem dúvidas, nos traz muitos frutos positivos e negativos. Afinal, dedicar um tempo para nós mesmos faz toda a diferença por dentro e por fora.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 6 filmes incríveis que estimulam o autoconhecimento e proporcionam novas perspectivas sobre diferentes assuntos. Confira:
NA NATUREZA SELVAGEM
Baseado em fatos reais, o filme "Na Natureza Selvagem" é um dos mais incríveis e maravilhosos sobre a busca por um ideal, tanto de estilo de vida, quanto de crescimento e evolução pessoal. Escrito e dirigido por Sean Penn, e com uma trilha sonora deliciosa, o longa conta a história de Christopher McCandless, um jovem que, no início da década de 90, acaba de se formar e decide viajar sem rumo, sem dinheiro e qualquer forma de contato com seu passado, em busca de liberdade. Durante a jornada, conhece pessoas que mudam sua vida, assim como ele também modifica as delas.
Continua depois da publicidade
COMER, REZAR E AMAR
Quem não queria dedicar um ano da vida para estar em 3 países diferentes aprendendo a comer bem, rezar e se conectar com as energias do universo e de si e compreender o real significado do amor? No filme "Comer, rezar e amar" é o que Elizabeth faz. Escritora, a personagem que ganha vida pela atuação maravilhosa de Julia Roberts, chega a conclusão de que seus relacionamentos são sempre problemáticos e decide largar o trabalho, o marido, os amigos e partir em busca de novas experiências na Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de autoconhecimento.
NÁUFRAGO
Difícil conhecer alguém que nunca tenha visto o clássico filme "Náufrago". Sucesso do ano de 2001, o longa conta a história de Chuck Noland, interpretado por Tom Hanks, um inspetor da Federal Express, multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que verifica vários escritórios da empresa pelo mundo. Em uma de suas viagens, acontece um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos, onde luta para sobreviver física e emocionalmente.
LIVRE
O filme é de 2014 e baseia-se no livro "Livre, a jornada de uma mulher em busca do conhecimento". Estrelado por Reese Witherspoon, conta a história de Cheryl Strayed que, após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição regada ao uso de heroína, decide mudar de vida e conectando-se com a natureza.
EU MAIOR
O documentário é composto por entrevistas com pessoas de diferentes áreas de atuação sobre um mesmo assunto: uma reflexão contemporânea sobre o autoconhecimento e a busca pela felicidade. Entre os entrevistados, estão líderes espirituais, intelectuais, artistas e atletas.
DUAS VIDAS
O filme "Duas Vidas", interpretado por Bruce Willis, coloca o personagem Russ em uma situação que muitos de nós ficaria pasmo: ele encontra consigo mesmo quando tinha 8 anos de idade. E a questão é: será que a pessoa que você era na infância ficaria feliz em ver quem você se tornou quando cresceu? No caso do filme, a resposta é não.