5 filmes incríveis dirigidos por cineastas com menos de 25 anos
Porque idade não é documento!.
Cinema
Reprodução
Quando dizem que tamanho não é documento, o mesmo vale para a idade. E, no campo das artes, não são poucos os exemplos de jovens (e talentosíssimos) prodígios.
Aos amantes do cinema, o Guia da Semana selecionou 5 filmes imperdíveis dirigidos por cineastas com menos de 25 anos. Confira!
Mommy, Xavier Dolan (2014)
Não é segredo: Xavier Dolan é considerado, de fato, o mais competente jovem diretor (também é roteirista e ator) da atualidade - terminou as gravações de "Mommy", seu sucesso mais recente, com 24 anos. Sua carreira, porém, começa 5 anos antes, quando estreia "Eu Matei a Minha Mãe" no Festival de Cannes, onde levou três prêmios para casa.
Continua depois da publicidade
Tiny Furniture, Lena Dunham
Nome por trás do sucesso "Girls", série ganhadora do prestigiado Emmy, Lena Dunham pode ser considerada como um dos maiores expoentes criativos dos dias de hoje. Se, atualmente, foca sua carreira como roteirista e escritora (seu livro "Não Sou Uma Dessas" já é best-seller), a garota não deixa a desejar nos campos de direção e produção (a exemplo de seu próprio seriado). Quando gravou seu primeiro filme de sucesso, "Tiny Furniture", tinha apenas 24 anos e uma série de curtas e programas de televisão em seu currículo de diretora.
A Morte do Demônio, Sam Raimi
Entre todos os clássicos do terror dito trash, "A Morte do Demônio" é, provavelmente, um dos títulos mais marcantes. Quando Sam Raimi, em 1981, completou as filmagens do longa, ele tinha apenas 22 anos. Desde então, consagrou a sua carreira como produtor, integrando o time de produção de sucessos do gênero como "O Grito" e até o próprio remake de "A Morte do Demônio". Como diretor, soma mais de 20 créditos, entre eles, a trilogia "Homem-Aranha".
Duel, Steven Spielberg (1971)
Não é de se esperar que Steven Spielberg tenha começado sua carreira como prodígio. O cineasta, hoje considerado um dos melhores do ramo, tinha apenas 24 anos quando apresentou ao público "Encurralado". Sua carreira, entretanto, começou 12 anos antes, quando gravou seu primeiro curta.
Cidadão Kane, Orson Welles (1941)
Atualmente, "Cidadão Kane" é considerado um dos maiores (se não o maior) clássicos de toda a história do cinema. O fato é que Orson Welles, quando dirigiu o longa, tinha apenas 25 anos - e esse foi apenas o início de sua longa e consistente trajetória como diretor.