Conheça os destaques do festival que fica em cartaz até 22 de junho.
Cinema francês
Agnus Dei (Les Innocentes, Anne Fontaine, 2016) (Divulgação)
Começa nesta quarta-feira o tradicional Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece simultaneamente em 50 cidades brasileiras trazendo 15 títulos atuais do cinema francês, um clássico e uma retrospectiva com a obra de um dos diretores convidados, o marroquino Roschdy Zem.
A programação, como já se tornou marca do festival, procura destacar a variedade de gêneros produzidos na França, afastando o estereótipo de que cinema francês “é tudo igual”. Em cartaz, estão comédias populares, dramas religiosos, dramas familiares, romances, comédias românticas e até uma animação que reescreve um período da História.
Conheça cinco destaques da programação, que fica em cartaz até o dia 22 de junho:
Agnus Dei
Polônia, dezembro de 1945. Mathilde Beaulieu, uma jovem médica da Cruz Vermelha encarregada de tratar sobreviventes franceses antes de serem repatriados, é chamada para socorrer uma freira polonesa. Relutante no início, concorda em ir ao convento, onde trinta freiras Beneditinas vivem afastadas do mundo exterior. Mathilde descobre que várias freiras, que engravidaram em circunstâncias dramáticas, estão a ponto de dar à luz. Aos poucos, surge entre a ateia e racionalista Mathilde e as freiras, ligadas às regras de sua vocação religiosa, relações complexas que aguçadas pelo perigo as tornarão cúmplices para um novo encontro com suas próprias vidas
Estreia nos cinemas: 28 de julho
Continua depois da publicidade
Chocolate
Do circo ao teatro, do anonimato à glória, a incrível trajetória do palhaço Chocolat (Omar Sy), primeiro artista circense negro da França. O duo inédito formado com Footit (James Thiérrée), alcança um imenso sucesso popular na Paris da Belle époque antes que a fama, o dinheiro fácil, o jogo e as discriminações desgastem a amizade da dupla e a carreira de Chocolat. O filme retrata a história deste extraordinário artista.
Estreia nos cinemas: 21 de julho
Abril e O Mundo Extraordinário (Animação)
1941. O mundo está radicalmente diferente daquele descrito e conhecido pela História. Napoleão V reina na França, onde, assim como no resto do mundo, há 70 anos os cientistas estão desaparecendo misteriosamente. O universo francês é mergulhado numa era pré-industrial, centrada no uso do carvão, onde não há rádio, televisão, eletricidade, aviação, motor à combustão. É nesse mundo estranho que a jovem, Abril, parte em busca de seus pais, cientistas desaparecidos, em companhia de Darwin, seu gato falante, e de Julius, jovem vigarista das ruas. Esse trio deverá enfrentar os perigos e os mistérios desse mundo extraordinário. Quem sequestrou os cientistas no passado? Que finalidade sinistra há por trás desse desaparecimento?
Estreia nos cinemas: sem data
Os Cowboys
Uma extensa planície, um encontro country western em algum lugar do leste da França. Alain é um dos pilares dessa comunidade. Ele dança com Kelly, sua filha de 16 anos, sob o olhar terno da esposa e do caçula Kid. Mas nesse dia, Kelly desaparece e a vida da família desmorona. Alain não vai desistir de procurá-la, perdendo o amor da família e tudo que possuía. Ele é lançado na violência do mundo. Um universo em plena mudança onde seu único apoio será seu filho Kid, que sacrifica sua juventude e embarca com o pai nessa busca sem fim.
Estreia nos cinemas: sem data
Flórida
Aos 80 anos, Claude Lherminier ainda conserva sua imponência, apesar dos frequentes ataques de confusão e esquecimentos. Condição que ele se recusa a admitir. Carole, sua filha mais velha, trava uma batalha diária e desgastante para cuidar do pai. E, por um capricho, Claude decide viajar à Flórida, deixando no ar o motivo dessa viagem repentina.
Estreia nos cinemas (como “A Viagem de Meu Pai”): 11 de agosto