O cinema pode não ter cheiro, ainda, mas é capaz de fazer você ficar com água na boca. Prova disso são estes 15 filmes gastronômicos que o Guia da Semana selecionou para quem ama cozinhar e para quem adora comer.
Prepare a pipoca e boa sessão!
O cinema pode não ter cheiro, ainda, mas é capaz de fazer você ficar com água na boca. Prova disso são estes 15 filmes gastronômicos que o Guia da Semana selecionou para quem ama cozinhar e para quem adora comer.
Prepare a pipoca e boa sessão!
A dona de um restaurante francês com uma estrela Michelin não gosta nem um pouco quando uma família indiana abre um restaurante típico do outro lado da rua – e pior, ainda tem um cozinheiro melhor que o seu.
Carl trabalha como chef num restaurante e, há dez anos, o dono do lugar não o deixa variar o cardápio. Quando ele finalmente estoura e é demitido, sua família o convence a abrir um food truck e ser seu próprio chefe.
Um serviço de entregas de marmitas em Mumbai acidentalmente troca o destinatário e acaba conectando uma dona-de-casa a um homem desconhecido. Os dois começam a trocar cartas, usando os almoços como momento de leitura.
Uma chef francesa é surpreendida ao ser convidada pelo presidente para trabalhar no palácio do governo. Lá, ela desperta a inveja e a desconfiança de outros funcionários, mas acaba usando sua comida para conquistar seu lugar.
O documentário mostra a vida do sushiman Jiro Ono, que, aos 85 anos, ainda comanda um negócio no metrô de Tóquio. O filme acompanha sua rotina de trabalho, sua paixão pelo sushi e sua relação com o filho e futuro herdeiro.
Julia Roberts é o retrato da infelicidade no papel de Liz: uma mulher que finalmente percebe que o casamento não deu certo e pede o divórcio, mas não faz a menor ideia do que fazer com sua vida depois dali. Numa viagem sabática, ela decide se permitir alguns prazeres gastronômicos, conhecer outras religiões e, quem sabe, voltar a sentir aquele friozinho na barriga diante de um homem sedutor.
Freddie Highmore (e, numa versão mais jovem, Oscar Kennedy) interpreta Nigel, um menino apaixonado por culinária. Quando pequeno, era muito apegado à mãe, mesmo que ela só soubesse cozinhar torradas. Quando Nigel perde a mãe, uma cozinheira (Helena Bonham Carter) vai morar com a família, provocando o ciúme do menino.
Julie (Amy Adams) está insatisfeita com sua vida e decide inaugurar um blog culinário – com o desafio de executar todas as receitas do livro de Julia Child durante um ano. Em outro tempo, vemos a própria Julia (Meryl Streep) indo morar em Paris com o marido e aprendendo a cozinhar por hobbie, desafiando os estereótipos e se tornando uma importante apresentadora de TV americana.
Na animação da Pixar, Rémy é um ratinho que ama gastronomia, mas é obrigado a viver revirando o lixo com sua família. Num acidente, ele vai parar em Paris, onde conhece o desajeitado Linguini e se infiltra num restaurante francês, passando a cozinhar escondido.
Kate (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um restaurante requintado, e é conhecida por sua obsessão pelo trabalho. Do outro lado, está Nick (Aaron Eckhart), um novo sous-chef com personalidade extrovertida e alegre, que é contratado para trabalhar diretamente com dela.
Juliette Binoche é Vianne, uma mãe solteira determinada a enfrentar o preconceito dos moradores de uma cidadezinha francesa com sua loja de chocolates. Mais do que saborosos, eles despertam sensações novas na população, que se divide entre tentar expulsar a forasteira e consumir seus doces avidamente.
Chu (Sihung Lung) é um chef viúvo que cozinha para as três filhas todos os domingos. Uma delas também gosta de cozinhar, mas mantém seu sonho secreto porque, naquela época, mulheres não eram aceitas na gastronomia. A outra está se apaixonando, mas também não quer admitir. Já a mais nova, descobre estar grávida. As relações entre os quatro e suas vidas vão se transformando a cada refeição, encontrando harmonia apenas na mesa de jantar.
A estranha e fantástica história deste romance mexicano acompanha a vida de Tita, uma mulher que nasceu na cozinha e que, por ser a filha mais nova, tem a obrigação de cuidar da mãe pelo resto da vida, sem jamais se casar. Quando ela se apaixona, seus sentimentos acabam transbordando para a comida que prepara, desestabilizando toda a família e provocando as reações mais instintivas.
Numa comédia ao estilo “western spaghetti”, Jûzô Tami acompanha um caminhoneiro (Tsutomu Yamazaki) apaixonado por noodles que ajuda uma mulher chamada Tampopo (Nobuko Miyamoto) a melhorar o macarrão servido em seu restaurante.
Willy Wonka tem a fábrica dos sonhos de qualquer criança: uma fábrica de chocolate, com florestas de doces, chicletes infinitos e um rio de chocolate. Até o concorrido ingresso para entrar ali vem numa barra de chocolate! Mas não se engane: crianças gulosas demais não serão bem vindas.
Por Juliana Varella
Atualizado em 28 Ago 2014.