Então aconteceu o Mensalão. E a Lava-Jato. E muito mais. Arquivos comprometedores foram divulgados e você ficou se perguntando se a imprensa tinha, mesmo, o direito de publicar essas informações, se ela estaria tentando promover a transparência ou manipular suas opiniões. Como confiar nos jornais, quando eles mesmos jogaram uma névoa de desconfiança sobre tudo e todos?
A verdade é que, em momentos de crise, o jornalismo sempre assumiu um papel fundamental, colhendo e divulgando informações de acordo com uma linha editorial, uma visão de mundo e um senso de ética. Hoje, a profissão vive um momento ainda mais complexo, dividida entre a imprensa tradicional (conhecida como o "quarto poder") e uma nova imprensa formada por blogs, jornais independentes e redes sociais (conhecida como o "quinto poder").
Para ajudar você a lidar com tantas informações conflitantes, conheça 12 filmes que mostram o trabalho de jornalistas e reflita sobre o papel da mídia em tempos de crise:
Spotlight – Segredos Revelados (2015)
Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2016 (o que diz muito sobre o momento em que vivemos), “Spotlight” narra a trajetória real de uma equipe de reportagem do Boston Globe que investigou e revelou uma série de casos de pedofilia abafados sistematicamente pela Igreja Católica.
Continua depois da publicidade
Conspiração e Poder (2015)
Também baseado num caso real, “Conspiração e Poder” (que estreia no Brasil no dia 24 de março) mostra uma polêmica divulgada pela CBS em 2004 a respeito do não-cumprimento do serviço militar pelo então presidente George W. Bush. Os jornalistas responsáveis tiveram consequências imediatas em suas carreiras e vidas pessoais.
O Abutre (2014)
Apesar de ser uma história ficcional, “O Abutre” mostra um lado negro bastante realista do jornalismo. No filme, Jake Gyllenhaal interpreta um cinegrafista que vende imagens de acidentes e crimes para telejornais sensacionalistas. Priorizando a audiência sobre a ética, a editora do jornal acaba incentivando o repórter a buscar casos cada vez mais sangrentos.
O Quinto Poder (2013)
O “quinto poder” é um termo recente, criado para descrever a internet como um veículo de informação tão ou mais influente que os jornais tradicionais (conhecidos como o “quarto poder”). O filme, baseado em fatos reais, conta a história de Julian Assange e da criação do site WikiLeaks, uma organização sem fins lucrativos especializada em vazar documentos sigilosos do governo americano.
Mil Vezes Boa Noite (2013)
O drama ficcional do diretor norueguês Erik Poppe mostra o conflito de uma fotojornalista para equilibrar a insegurança de sua família com a necessidade de trabalhar em ambientes de guerra, que são sua especialidade.
Page One: Inside the New York Times (2011)
O documentário de Andrew Rossi mostra os bastidores do jornal americano The New York Times durante um ano, justamente no momento em que a mídia impressa vive uma de suas maiores crises.
Frost/Nixon (2008)
Alvo do maior escândalo da história política dos Estados Unidos, o ex-presidente Richard Nixon permaneceu calado durante três anos após ser retirado do poder pelo caso Watergate. David Frost, jornalista de amenidades, encontra sua grande chance de subir na carreira quando consegue uma entrevista exclusiva com ele em 1977. O filme reconta o encontro entre os dois e mostra os altos e baixos da entrevista que durou dias.
Boa Noite e Boa Sorte (2005)
Escrito e dirigido por George Clooney, “Boa Noite e Boa Sorte” conta a história real do repórter televisivo Edward R. Murrow e seu produtor Fred W. Friendly, no início da televisão nos Estados Unidos, que decidem levar ao ar as táticas usadas pelo senador Joseph McCarthy para demonizar os comunistas e criar um sentimento de insegurança coletiva no país.
Capote (2005)
O longa, com Philip Seymour Hoffman no papel principal, acompanha o ponto de vista do autor de “A Sangue Frio”, o jornalista Truman Capote. No final dos anos 50, Capote escreve sobre um assassinato em Kansas e, para recolher os detalhes para seu novo livro, se aproxima do criminoso.
O Preço de Uma Verdade (2003)
Outro filme que mostra o lado obscuro do jornalismo é “O Preço da Verdade”, que conta a história real de Stephen Glass. Glass ganhou notoriedade nos anos 90 publicando grandes furos para o jornal The New Republic, mas sua ascensão logo se transformou em queda quando descobriram que ele fabricara grande parte das informações.
Verdades Que Matam (1988)
No thriller de Oliver Stone, o apresentador de um programa noturno de rádio local começa a sofrer ameaças de ouvintes radicais às vésperas de estrear em rede nacional. A história, apesar de ficcional, propõe uma reflexão muito atual sobre as consequências da exposição de jornalistas e formadores de opinião, cada vez mais sujeitos a respostas de ódio (especialmente em tempos de redes sociais).
Todos os homens do presidente (1976)
A cobertura do maior escândalo presidencial americano, o caso Watergate, é o tema do drama de 1976, vencedor de quatro Oscars. O filme mostra o trabalho de investigação dos repórteres do Washington Post, que partem de um pequeno caso de corrupção até descobrirem o envolvimento do presidente.