Conheça séries antigas e novas comandadas por mestres do cinema.
Séries
Twin Peaks (Divulgação)
Os últimos anos têm visto um movimento interessante de equilíbrio entre a televisão e o cinema (incluindo, aí, serviços de streaming). Enquanto os filmes estão mais parecidos com séries, as séries estão mais sofisticadas e com linguagem de cinema. Nesse cenário, diversos profissionais têm migrado para o outro lado em busca de novas oportunidades – e há quem diga que a TV, hoje, oferece um ambiente muito mais livre para a criação do que a concorrência.
Conheça 10 séries de TV criadas por grandes diretores e surpreenda-se com o que vem por aí:
Twin Peaks – David Lynch
Sucesso cult nos anos 90, “Twin Peaks” acompanha um agente do FBI que investiga o assassinato de uma estudante chamada Laura Palmer numa estranha cidade chamada Twin Peaks. Lynch é o co-criador, junto com Mark Frost, produtor executivo e diretor de seis episódios.
Continua depois da publicidade
Lost - J.J. Abrams
Uma das séries mais polêmicas de todos os tempos tem entre seus criadores o diretor de “Star Wars: O Despertar da Força”, J.J. Abrams. “Lost” conta a história de um grupo de passageiros que fica isolado numa ilha após um acidente aéreo. Aos poucos, coisas misteriosas começam a acontecer. Abrams dirigiu dois episódios e participou da criação do roteiro e produção executiva.
Sense8 – Andy e Lana Wachowski
Os irmãos Wachowski podem ter errado feio em “O Destino de Júpiter”, mas “Sense8” foi uma volta por cima e tanto. Na série, oito desconhecidos de lugares completamente diferentes no mundo começam a entrar em sincronia, ouvindo e enxergando o que seus “colegas” enxergam. Além de escreverem o roteiro junto com J. Michael Straczynski, Andy e Lana dirigiram sete episódios da primeira temporada (a segunda já está confirmada pela Netflix) e são produtores executivos.
The Knick – Steven Soderbergh
Exibida no canal Cinemax desde 2014, “The Knick” acompanha a rotina dos funcionários de um hospital nova-iorquino no início do século XX. A série é protagonizada por Clive Owen e dirigida inteiramente por Steven Soderbergh, que também produz e assina a fotografia e montagem.
The Strain – Guillermo Del Toro
Criada por Guillermo Del Toro e Chuck Hogan, “The Strain” é uma série de horror e suspense exibida na FX, atualmente na terceira temporada. A história segue os passos de um agente do Centro de Controle de Doenças que é chamado para investigar um vírus, que espalha um tipo de vampirismo entre suas vítimas.
Vinyl – Martin Scorsese
Criada por Martin Scorsese e Mick Jagger e protagonizada por Bobby Cannavale e Olivia Wilde, “Vinyl” é uma série original da HBO que mostra um produtor musical tentando fazer sua carreira na diversidade dos anos 70. Estreou em fevereiro.
Roadies – Cameron Crowe
Prevista para estrear em junho nos EUA, “Roadies” é uma criação de Cameron Crowe (“Quase Famosos”) sobre uma equipe que acompanha uma banda de rock durante uma turnê. Imogen Poots está no elenco.
Love – Judd Apatow
Original Netflix, “Love” terá sua primeira temporada divulgada no dia 19 de fevereiro no canal. Criada por Judd Apatow (“O Virgem de 40 Anos”), a série promete trazer um olhar mais honesto sobre relacionamentos, com muito humor e referências nerds.
Mindhunter – David Fincher
David Fincher já é conhecido por produzir “House of Cards”, mas, agora, ele terá uma série para chamar de sua. A adaptação do livro de John Douglas and Mark Olshaker sobre serial killets terá Charlize Theron como protagonista e será exibida pela Netflix.
Projeto ainda sem nome - Woody Allen
Woody Allen será o próximo grande diretor a se aventurar na televisão, com uma série original para a Amazon. Tudo o que se sabe até o momento é que Miley Cyrus está ligada ao projeto e que as filmagens devem começar em março.