Se há um gênero que Hollywood ainda não conseguiu dominar perfeitamente, é a adaptação de games para as telonas. Se alguns longas baseados em jogos foram sucesso entre os fãs, a grande maioria acabou revoltando o público gamer e mal conseguiu agradar ao público leigo. Conheça alguns dos filmes que deram certo, outros que não deram e saiba o que vem por aí nos cinemas:
10 Melhores, piores e mais esperadas adaptações de games para o cinema
Relembre algumas das adaptações mais marcantes e saiba o que vem por aí.
PIORES - Street Fighter – A Última Batalha (1994)
Quem se lembra da adaptação de Street Fighter com Van Damme no papel de Guile, Raul Julia como o vilão Bison, Kylie Minogue (isso mesmo) como Cammy e Ming-na Wen (a May de “Agents Of S.H.I.E.L.D.”) como Chun-Li? “Street Fighter – A Última Batalha” não foi exatamente um sucesso de bilheteria e entra nesta lista como uma das piores adaptações de games já feitas para os cinemas.
PIORES - Lara Croft: Tomb Raider (2001)
Ninguém pode negar que a adaptação de “Tomb Raider” ajudou a impulsionar a carreira de Angelina Jolie nos cinemas, mas, entre os jogos e o filme, muita coisa se perdeu – especialmente uma boa história e uma heroína capaz de resolver seus problemas sozinha. Em sua defesa, o longa de 2001 aproveita alguns enquadramentos dos jogos e se empenha em aumentar... vocês sabem o quê... para tornar a personagem mais fiel.
PIORES - Final Fantasy (2001)
Projetos tecnicamente ambiciosos demais tendem a falhar em todos os outros elementos e trazer prejuízo para os estúdios. Não é diferente com “Final Fantasy”: anunciado como uma revolução tecnológica e gestado por quatro anos e US$ 137 milhões, o filme trouxe, de fato, um visual impressionante para a época, mas não conseguiu trazer aos cofres muito mais do que a metade disso. Baseado nos jogos japoneses de mesmo nome, o filme erra ao escolher uma abordagem mais focada na ficção científica do que na fantasia, que era o “core” da série, e não consegue encantar o público com sua história futurista e ritmo lento.
PIORES - Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)
Lançado pela primeira vez em 1989 e popularizado nos anos 90 com uma versão para DOS (isso mesmo, DOS), “Prince of Persia” foi a porta de entrada de muitos gamers para o mundo dos jogos de computador. Em 2010, a série ganhou um longa-metragem com Jake Gyllenhaal no papel principal e, nem é preciso dizer, as semelhanças com os jogos se limitam à ambientação estilo-Aladdin. No filme, um príncipe e uma princesa lutam contra um vilão que quer tomar posse de uma adaga mágica capaz de reverter o tempo.
MELHORES - Mortal Kombat (1995)
Facilmente reconhecida como a melhor adaptação de games até hoje, “Mortal Kombat” conseguiu capturar o espírito dos jogos, mais do que simplesmente transportar os personagens para a tela numa aventura genérica. O filme tem um clima sombrio e misterioso, envolto em magia, e conta a história de um grupo de lutadores humanos (Liu Kang, Sonya Blade e Johnny Cage) que é recrutado para participar de um torneio milenar de artes marciais contra criaturas de outros mundos. Caso consigam vencer dez combates, a Terra não será invadida.
MELHORES - Resident Evil (2002)
A primeira adaptação de “Resident Evil” para os cinemas foi tão bem sucedida que já rendeu quatro sequências e uma quinta (possivelmente a última) deve estrear em 2017. O filme, assim como os jogos, redefiniu o gênero de zumbis, criando um contexto convincente e uma história particular cheia de mistérios para serem resolvidos pelo espectador (assim como pelo jogador).
MELHORES - Terror em Silent Hill (2006)
A adaptação de “Silent Hill” para os cinemas não foi um consenso entre os fãs dos jogos, mas, como um filme de horror voltado para o “gore”, funcionou muito bem. O longa cria uma atmosfera de pesadelo, na qual uma mãe perde a filha num mundo habitado por criaturas medonhas e assassinas. Detalhes como o toque de recolher, a neblina e a escuridão constante ajudam a colocar o público no clima.
VEM AÍ - Angry Birds – O Filme (maio 2016)
Pela primeira vez, um jogo feito para smartphones vai ganhar uma adaptação para os cinemas. “Angry Birds – O Filme” é uma comédia infantil sobre um pássaro raivoso que vive numa comunidade feliz, e que desconfia quando um grupo de porcos chega pelo mar prometendo mudanças. O filme cria uma história a partir de um jogo de arremessos e aproveita as características dos personagens para criar a identificação.
VEM AÍ - Warcraft (jun 2016)
A série de jogos criados pela Blizzard Entertainment, inspirados em universos de RPG, vai ganhar seu primeiro longa-metragem em 2016. “Warcraft”, dirigido por Duncan Jones, mostrará a guerra entre humanos e orcs quando um povo decide invadir o outro após perder suas terras. O filme investe em efeitos visuais e na humanização da aparência dos orcs.
VEM AÍ - Assassin’s Creed (jan 2017)
Michael Fassbender e Marion Cotillard (que recentemente contracenaram na adaptação de “Macbeth”) estão entre os protagonistas de “Assassin’s Creed”, adaptação da série de jogos iniciada em 2007. O filme acompanhará um guerreiro (Fassbender) que descobre ser descendente da antiga Ordem dos Assassinos, rival da Ordem dos Templários.
Por Juliana Varella
Atualizado em 5 Ago 2016.